Depois de um ciclo de altas iniciado para
conter a inflação acima da meta, valor ficou inalterado por quatro reuniões
seguidas.
A taxa básica de juros Selic foi mantida em 13,75% pelo Comitê de Política Monetária (Copom). É a quarta vez seguida que o colegiado do Banco Central deixa a taxa inalterada. A decisão foi anunciada no começo da noite desta quarta-feira (7) e já era esperada pelo mercado. “O comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço e riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação propesctiva.”
Depois de chegar ao piso histórico de 2% em 2020, a Selic teve novo ciclo de alta, visando conter a inflação acima da meta. Este ano, o teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional é 5%, mas este limite deve ser estourado pelo segundo ano seguido.
A taxa básica iniciou 2022 fixada em 9,25%, sendo elevada em 4,5 pontos percentuais até agosto, quando ficou estacionada em 13,75%. Em nota, o Copom sinalizou nesta quarta que ficará vigilante no combate à inflação, avaliando se esta taxa será suficiente para conter os preços. Para o comitê do BC, o ambiente externo prossegue “adverso e volátil”.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário