A prefeita Edinalva
Brandão, acompanhada do Secretário Municipal de Saúde, Jhon Elis Brandão, prestigiou, na manhã desta quinta-feira (03/08), o
lançamento do programa “Cuidar de Todos – Atenção Primária”, promovido pela
Secretaria de Estado de Saúde (SES). O ato foi conduzido pelo governador Carlos
Brandão (PSB), no auditório do Hotel Blue Tree Towers, em São Luís.
Com a implantação do programa, a SES doará equipamentos para as unidades e às equipes de Saúde da Família, conforme termo de adesão dos municípios. A medida visa melhorar a estrutura dos dispositivos em cada município e, consequentemente, apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.
“O programa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária já criado no Estado e que terá todo o apoio do município de São Francisco do Brejão, começando pela nossa total adesão, uma vez que entendemos sua importância para a atenção primária em nosso município. Com ele, não temos dúvidas que ações como as de prevenção à mortalidade infantil e materna, AVC, diabetes, infartos e de acidentes de trânsito serão ainda mais fortalecidas. É um dia histórico”, destacou a gestora municipal.
Durante o evento de lançamento, o Secretário Municipal de Saúde de São Francisco do Brejão, Jhon Elis Brandão, destacou a importância da cooperação entre o governo estadual e as prefeituras para alcançar avanços significativos na área da saúde. o secretário ressaltou as dificuldades enfrentada pelos municípios no que se refere a recursos para oferecer uma saúde de qualidade a população. Ainda segundo Jhon Elis, o lançamento do programa representa um marco na busca por uma assistência médica mais eficiente e acessível para toda população do Estado do Maranhão.
Segundo o secretário da SES, Tiago Fernandes, é na Atenção Primária em Saúde que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da área. “É a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde e funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de atendimento, dos mais simples aos mais complexos”, explicou.
“O projeto vai fortalecer a atenção primária à saúde para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, além de promover a melhoria dos resultados dos indicadores do setor e do enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população maranhense”, enfatizou o governador Carlos Brandão.
O programa será executado em três etapas, sendo que a primeira é a de adesão dos municípios e doação de equipamentos para gestão municipal, destinados às unidades e equipes de Saúde da Família. Para o governador Carlos Brandão, a etapa mais importante é exatamente esta primeira. “Essa é uma ação, acima de tudo, municipalista. Se não houver a adesão dos gestores e gestoras municipais, dos Secretários e Secretárias de Saúde, não haverá programa. Mas, temos certeza de que a adesão será total e logo alcançaremos as metas que tanto buscamos”, ressaltou o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário