O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou
parcerias com as redes sociais com o objetivo de transformar o meio digital em
um ambiente mais seguro e livre de ameaças para candidatos nas Eleições
Municipais em 2020, principalmente as candidaturas femininas. A medida visa
ainda promover mais informação aos eleitores, com duas iniciativas: 1) a sua
busca por informações oficiais e checadas e 2) o seu acesso a todos os
conteúdos de utilidade pública para as Eleições 2020. Whatsapp, Instagram,
Facebook, TikTok, Google e Twitter estão com serviços personalizados para o
período eleitoral.
Nesta semana, o Tribunal lançou cartilha em parceria com o Instagram direcionada a proteção das candidatas na rede, a cartilha Guia de Segurança do Instagram para Mulheres na Política. Esse material é mais um dos esforços que estão sendo desempenhados com o objetivo de aumentar a participação das mulheres na política, que muitas vezes desistem de lançar uma candidatura por serem mais suscetíveis a ataques. Como o próprio Guia destaca, as mulheres têm três vezes mais chances do que seus colegas do sexo masculino de serem alvo de comentários sexistas nas redes sociais e 70% das mulheres classificaram o assédio online como um "grande problema", em comparação com 54% dos homens.
Com o cenário de pandemia atual, as campanhas sofreram mudanças que provocaram a migração do contato corpo a corpo para as redes sociais aumentando o fluxo de conteúdo político nas mesmas. As parcerias firmadas então, surgem como medidas de combate a desinformação. O WhatsApp, por exemplo, ganhou um canal oficial de denúncias e tira-dúvidas que será desativado apenas após o final do segundo turno, em 19 de dezembro.
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