quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Sete em cada dez alunos do ensino médio usam inteligência artificial em pesquisas escolares

 


Pesquisa TIC Educação 2024 mostra crescimento no uso de IA por alunos, mas aponta falta de orientação nas escolas e queda na formação de professores.

Sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio que acessam a internet utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como ChatGPT e Gemini, para realizar pesquisas escolares. O dado faz parte da 15ª edição da pesquisa TIC Educação, conduzida pelo Cetic.br/NIC.br entre agosto de 2023 e março de 2024. O estudo ouviu mais de 7 mil alunos e 1.400 professores de escolas urbanas e rurais, e foi divulgado nesta terça-feira (16).

Apesar do uso crescente da tecnologia, apenas 32% dos estudantes afirmaram ter recebido algum tipo de orientação sobre como utilizar as ferramentas de forma segura e responsável. O levantamento também mostra que, enquanto 70% dos alunos do ensino médio já recorrem à IA em suas tarefas, apenas 40% dos gestores escolares confirmaram a existência de debates formais sobre o tema nas instituições.

A pesquisa evidencia ainda desigualdades no acesso: embora a internet esteja mais presente, principalmente em escolas municipais e rurais, a oferta de computadores e dispositivos digitais continua insuficiente, limitando o uso pedagógico.

Outro ponto de destaque é a queda na formação de professores para o uso de tecnologias digitais. O índice, que era de 65% em 2021, caiu para 54% em 2024 — chegando a apenas 43% entre docentes de redes públicas municipais. Para os pesquisadores, investir na formação contínua dos educadores é fundamental para garantir que os estudantes façam um uso crítico e ético da inteligência artificial em seus processos de aprendizagem.

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