Pesquisa TIC Educação
2024 mostra crescimento no uso de IA por alunos, mas aponta falta de orientação
nas escolas e queda na formação de professores.
Sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio que acessam a internet utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como ChatGPT e Gemini, para realizar pesquisas escolares. O dado faz parte da 15ª edição da pesquisa TIC Educação, conduzida pelo Cetic.br/NIC.br entre agosto de 2023 e março de 2024. O estudo ouviu mais de 7 mil alunos e 1.400 professores de escolas urbanas e rurais, e foi divulgado nesta terça-feira (16).
Apesar do uso crescente da tecnologia, apenas 32% dos estudantes afirmaram ter recebido algum tipo de orientação sobre como utilizar as ferramentas de forma segura e responsável. O levantamento também mostra que, enquanto 70% dos alunos do ensino médio já recorrem à IA em suas tarefas, apenas 40% dos gestores escolares confirmaram a existência de debates formais sobre o tema nas instituições.
A pesquisa evidencia ainda desigualdades no acesso: embora a internet esteja mais presente, principalmente em escolas municipais e rurais, a oferta de computadores e dispositivos digitais continua insuficiente, limitando o uso pedagógico.
Outro ponto de destaque é a queda na formação de professores para o uso de tecnologias digitais. O índice, que era de 65% em 2021, caiu para 54% em 2024 — chegando a apenas 43% entre docentes de redes públicas municipais. Para os pesquisadores, investir na formação contínua dos educadores é fundamental para garantir que os estudantes façam um uso crítico e ético da inteligência artificial em seus processos de aprendizagem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário