Portaria prevê diária
de 24 horas com até 3 horas reservadas para limpeza e cria sistema digital de
registro de hóspedes
O Ministério do Turismo estabeleceu novas normas para check-in e check-out em hotéis e pousadas de todo o país. A portaria, publicada na última terça-feira (16) pelo ministro Celso Sabino (União Brasil), traz mudanças que vão desde os prazos de higienização dos quartos até a criação de um sistema digital para registro de hóspedes.
Diária de 24 horas, mas com até 3 horas de limpeza
De acordo com as novas regras, a diária deve corresponder a 24 horas, mas os estabelecimentos poderão reservar até 3 horas desse período para arrumação, higiene e limpeza dos quartos.
Caso o hóspede queira entrar antes ou sair depois do horário definido, o hotel poderá cobrar tarifas adicionais, desde que essa condição seja informada previamente.
Informação obrigatória aos clientes
A portaria determina que hotéis, agências de turismo e plataformas digitais de hospedagem devem informar, de forma clara e acessível, os horários de check-in, check-out e o tempo estimado de limpeza dos quartos.
Durante a estadia, os estabelecimentos também são obrigados a garantir serviços básicos de higienização em frequência adequada, incluindo limpeza completa, troca de roupa de cama e substituição de toalhas.
Ficha Nacional de Registro de Hóspedes digital
Outra novidade é a criação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) digital, que permitirá o check-in antecipado pela internet.
Segundo o governo, a medida vai proporcionar mais praticidade para os clientes, reduzir custos com papel para os hotéis e agilizar o atendimento, diminuindo a burocracia para hóspedes e empresários do setor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário