O Ministério da
Cultura (MinC) divulga, nesta segunda-feira (11/8), o resultado preliminar da
seleção de propostas culturais inscritas no programa Rouanet da Juventude. A
lista contempla as ações classificadas e desclassificadas, conforme os
critérios estabelecidos no edital.
Para conferir, clique aqui ou acesse a página do Programa.
Com a divulgação, os proponentes têm até 21 de agosto de 2025 para apresentar recursos, exclusivamente pelo Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) .
https://salic.cultura.gov.br/autenticacao/index/index
Como apresentar recurso?
Para apresentar um recurso no Programa Rouanet da Juventude, o proponente deve acessar o sistema Salic, navegar até a opção Propostas > Programa Rouanet e selecionar a proposta desejada. Na coluna “Solicitações”, é possível visualizar as notas por critério ao clicar no ícone azul dentro da plataforma. Para formalizar o recurso, clique no ícone verde, que abrirá um campo de texto que deverá ser inserida uma justificativa que especifique os critérios contestados. O recurso deve ser enviado exclusivamente pelo Salic, sem anexos ou alterações na proposta original, dentro do prazo estipulado.
Rouanet da Juventude
O programa inédito visa fortalecer e apoiar ações formativas culturais voltadas para jovens brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e democratizar o acesso ao fomento cultural. Além disso, a iniciativa tem o objetivo de nacionalizar os incentivos da Lei Rouanet para a juventude de regiões e segmentos historicamente marginalizados, como comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas.
O programa também
abrange diferentes linguagens culturais, como artes cênicas, literatura,
música, artes visuais, museus, memória e jogos eletrônicos. Além de fomentar a
criação artística, a ação promove o desenvolvimento socioeconômico nos
territórios contemplados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário