terça-feira, 27 de junho de 2023

Por receio de fim do plano, concessionárias limitam venda de carros com descontos

 


O programa de 'carro popular' do governo Lula foi lançado há três semanas.

As concessionárias de veículos limitaram as vendas de carros com descontos por receio de fim do plano, segundo pesquisa feita pela Folha de São Paulo.

Em uma rede da Fiat, uma vendedora informou que a loja não vende mais carros com desconto, pois há risco de que na hora de a compra ser faturada, o benefício pode já ter se esgotado. Já em uma concessionária da Renault, também não havia mais modelos Kwid com desconto nesta segunda (26).

Até sexta (23), R$ 420 milhões, ou 84% do total disponível para cobrir os descontos, já havia sido usado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Os números não consideram as vendas do último fim de semana, período em que o volume de clientes nas concessionárias é maior.

Segundo a Folha, considerando todos os tipos de veículo, o programa já consumiu R$ 660 milhões de R$ 1,5 bilhão disponível (além dos R$ 500 milhões para carros, há R$ 700 milhões em recursos para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus).

Apesar da procura, o governo tem sinalizado que não vai ampliar a medida devido à necessidade de controle das contas públicas. Na semana passada, por exemplo, o vice-presidente Geraldo Alckmin indicou que dificilmente haverá injeção de novos recursos do governo.

O programa de ‘carro popular’ do governo Lula foi lançado há três semanas. O valor total disponível para a modalidade de veículos leves é de R$ 500 milhões. Os descontos patrocinados pelos cofres públicos vão de R$ 2.000 a R$ 8.000, mas muitas empresas têm aplicado margens maiores por conta própria.

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