quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Consumidores abrem o ano com confiança menor, afirma FGV Ibre

 


Índice recuou 2,2 pontos em janeiro no comparativo mensal e 0,9 ponto em médias móveis trimestrais.

O consumidor brasileiro iniciou o ano com a confiança em queda. Em janeiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 2,2 pontos frente a dezembro, indo para 85,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador do FGV Ibre retraiu 0,9 ponto, ficando em 86,4 pontos.

“O resultado reflete o pessimismo em relação aos próximos meses, embora as famílias de menor poder aquisitivo ainda se mantenham otimistas”, afirmou a coordenadora de sondagens do instituto, Viviane Seda Bittencourt. “Há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa de juros elevados que continuam diminuindo as intenções de compras nos próximos meses”.

Em janeiro, o Índice de Situação Atual (ISA) se manteve relativamente estável pelo segundo mês consecutivo variando 0,2 ponto, fechando em 71,1 pontos. O Índice de Expectativas (IE) recuou 3,6 pontos, descendo para 96,7 pontos e retornando a nível abaixo da neutralidade. De acordo com o FGV Ibre, na análise por rendas faixas extremas atingem o mesmo nível baixo de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário