terça-feira, 4 de novembro de 2025

Coordenador detalha concurso IBGE com quase 10 mil vagas

 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística prepara um novo concurso IBGE com 9.580 vagas para temporários. A oferta será para dois cargos de nível médio: agente de pesquisas e mapeamento (APM) e supervisor de coleta e qualidade (SCQ).

https://folha.qconcursos.com/e/instituto-brasileiro-de-geografia-e-estatistica

Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, trouxe os detalhes da seleção. De acordo com ele, os editais serão divulgados este mês.Será um edital por cargo, sendo um com 8.480 vagas de agente e outro com 1.100 vagas de supervisor.

https://folha.qconcursos.com/n/concurso-ibge-2025-prazos-edital-e-provas

“Os editais certamente serão publicados em novembro. A gente está fechando algumas últimas questões operacionais para definir a data com clareza, mas certamente em novembro os editais estarão na rua”, afirmou.

O coordenador confirmou que os candidatos serão selecionados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação será entre o final de janeiro e início de fevereiro. A data está em finalização junto à Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora contratada.

“As provas vão acontecer entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro. A gente não tem a data exata ainda, porque a FGV está trabalhando na identificação dos locais de sala e na contratação de equipe”.

Provas do concurso IBGE serão em 530 cidades

As provas serão aplicadas em 530 cidades espalhadas pelo país, as mesmas que contarão com oferta de vagas. Mas, segundo Bruno Malheiros, será possível se candidatar para uma determinada cidade e realizar a prova em outra. Isso ficará a critério do candidato.

Ele confirmou que os candidatos podem basear os estudos no último concurso IBGE para temporários, uma vez que as disciplinas não terão mudanças, somente nos tópicos mais atualizados.

“Talvez alguma coisa relacionada à Geografia, Informática, que vai ser acrescentada ou alterada, mas, na essência, quem quiser começar a estudar pode olhar o edital anterior, que, certamente, a maior parte vai ser igual. A disciplina vai ser a mesma, e aí, dentro dos conteúdos, talvez, vai ter alguma inclusão, alguma mudança, mas muito pontual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário