segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Enem 2025: abstenção no primeiro dia de provas chega a 27%

 


O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025) registrou 27% de abstenção, índice semelhante ao do ano passado (26,6%). A taxa segue menor do que a observada em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva realizada na noite deste domingo (9).

Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a realizar o exame neste fim de semana. De acordo com o MEC, 3.240 participantes foram eliminados por diferentes irregularidades, como o uso de materiais impressos, o porte de equipamentos eletrônicos e o descumprimento de orientações dos fiscais de sala. Apesar das ocorrências, o ministro destacou que o exame ocorreu de forma tranquila em todo o país.

Gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13)

O gabarito do primeiro dia de prova será divulgado na quinta-feira (13). O ministro lembrou que o Enem foi aplicado em 1.805 municípios, com a participação de mais de 300 mil colaboradores entre fiscais, aplicadores e técnicos.

Neste domingo, os candidatos responderam a 90 questões objetivas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de produzir a redação. O tema da redação — que abordou “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — foi elogiado pelo ministro, que o considerou “atual e necessário”.

“O país começou a inverter sua curva etária, com aumento do número de pessoas idosas. É um tema que exige de todos nós um olhar cuidadoso”, afirmou Camilo Santana. Especialistas em educação destacaram que o assunto também estimulou reflexões sobre violação de direitos e etarismo, o preconceito contra pessoas em razão da idade.

Prova “linda”, avalia presidente do Inep

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, elogiou a aplicação do exame. “A prova estava linda, maravilhosa. Trabalhou as habilidades e os conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares”, afirmou.

Reaplicação e segundo dia de exame

O Inep confirmou que a reaplicação do Enem 2025 ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Terão direito à reaplicação os participantes afetados por problemas logísticos ou fenômenos naturais, como os estudantes do Paraná, atingidos por um tornado na última sexta-feira (7). O segundo dia de prova será realizado no próximo domingo (16), com questões de Ciências da Natureza e Matemática. Além de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, por meio do Sisu, Prouni e Fies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário