terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Lula diz que Brasil tem ‘cultura’ de juros altos e volta a criticar BC

 


O patamar do juro básico da economia e a política monetária foram definidos pelo Banco Central.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta segunda-feira (6) o Banco Central pelo patamar do juro básico da economia e a política monetária.  Em cerimônia no Rio de Janeiro para marcar a posse do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula afirmou que o Brasil tem uma “cultura” de juros altos que “não combina com a necessidade de crescimento” do país.

Lula também atacou o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que, na semana passada, decidiu manter a taxa de juros em 13,75% – patamar em vigor desde agosto de 2022. “É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira”, disse o petista […] Tem muita gente que fala: ‘Pô, mas o presidente não pode falar isso’. Ora, se eu que fui eleito não puder falar, quem que eu vou querer que fale? O catador de material reciclável? Quem que eu vou querer que fale por mim? Não. Eu tenho que falar. Porque quando eu era presidente eu era cobrado”, emendou o chefe do Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário