terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Mercadante defende ampliar papel do BNDES no apoio às exportações

 


Em seu discurso de posse, novo presidente da instituição declarou que país não pode ser apenas "a fazenda do mundo"

O novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, defendeu em seu discurso de posse que a instituição federal deve prioriozar as exportações e o desenvolvimento de longo prazo. Mercadante prega também a mudança nos juros cobrados pelo banco de fomento, corrigidos pela TLP.

“O Brasil é um dos principais exportadores de produtos agrícolas, mas os produtos de alto valor agregado também são importantes. O Brasil não pode ser só a fazenda do mundo”, afirmou o novo gestor. A posse aconteceu na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Mercadante ressaltou que o BNDES do futuro será “verde, inclusivo, digital, tecnológico e industrializante”. Quanto às exportações, ele disse que o banco vai apoiar também o pré-embarque e o pós-embarque. A intenção também é criar uma agência específica para o comércio exterior, nos moldes do Eximbank dos Estados Unidos.

“Para sermos competitivos, as empresas brasileiras precisam disputar esse mercado, ganhar escala, ganhar competitividade, ganhar eficiência. Essa é uma pauta fundamental para o futuro do BNDES, da indústria e do Brasil”, disse.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário