Para combater a desinformação em relação às
eleições de 2022, o Twitter anunciou, nesta quarta-feira (20), um pacote de
medidas para estimular a conversa em torno do tema. Entre as novidades, a
etiqueta que denuncia tuítes como “Enganoso”, vigente desde abril, levará agora
para uma página de Moments específica sobre o tema, com conteúdos de fontes
confiáveis, selecionados pela equipe de curadoria interna da plataforma.
Estes Moments serão alguns dos recursos de
“alfabetização midiática”, que, segundo a empresa, visam ensinar o usuário a
detectar fake news. É previsto que os próprios perfis oficiais do Twitter
iniciem em agosto uma campanha com esse mesmo objetivo. No mesmo mês, será
ativado um chatbot em parceria com a Politize, organização da sociedade civil,
para tirar as principais dúvidas do publico. A conversa poderá ser iniciada com
uma DM para o perfil da organização.
Também foi anunciada a ampliação da parceria
oficial com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tirar dúvidas dos
eleitores. Na interface, a principal mudança será uma nova aba na seção
“Explorar”, chamada “Eleições 2022”. Ali estarão concentrados os tuítes e
Moments sobre os assuntos mais relevantes do momento.
Para eleitores de 10 estados, a aba terá uma
atualização local. Os estados são Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais,
Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A aba
Eleições 2022 também contará com transmissões ao vivo e listas com contas
confiáveis que falem sobre política.
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