segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Gleisi fala sobre cirurgia de ‘peito aberto’ e gravidade do problema no coração

 


A parlamentar foi internada em virtude de uma obstrução coronária e comentou sobre o procedimento.

Após ser submetida a uma cirurgia cardíaca em Brasília no último dia 30, a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, recebeu alta do hospital na última quinta-feira (5). A parlamentar foi internada em virtude de uma obstrução coronária e comentou sobre o procedimento e a gravidade do quadro que não apresentou sintomas.

“Já estou em casa e está tudo bem. Terei de ficar um tempo sem agendas, mas não vou demorar para voltar”, relatou a parlamentar. Ao G1, Gleisi falou sobre o procedimento de “peito aberto” pelo qual passou, sobre o processo de recuperação e ainda comentou sobre o sobre o apoio recebido pelo também deputado federal e namorado, Lindbergh Faria (PT-RJ).

Hoffmann contou só descobriu a obstrução coronária ao passar por exames de rotina, no dia em que foi internada, no último dia 29. As artérias coronárias são os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. O tratamento pode ocorrer por forma medicamentosa ou cirúrgica, dependendo da avaliação médica. “Muita gente se assustou porque eu não tenho característica de quem acumula gorduras no sangue. Mas, na minha família, minha avó materna teve problemas cardíacos e faleceu por conta disso”, explicou a presidente do PT.

Cirurgia aberta – Segundo Gleisi, por causa do tamanho da lesão, foi preciso fazer uma cirurgia cardíaca de peito aberto, que foi um sucesso. “É importante que as pessoas possam fazer exames periódicos. Eu tenho recursos para isso e consegui me salvar de um infarto. Sei que essa não é a realidade para grande parte das pessoas, por isso temos de ter todos os recursos previstos para o SUS, que ficaram restritos por quatro anos por causa do teto dos gastos”, comentou. Hoffmann diz também ter se sentido bem com o apoio recebido durante o período em que passou no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário