Celebração de Corpus
Christi em Cidelândia (Fotos: Igreja Católica/Reprodução) |
Depois do passeio ciclístico, fiéis de carro e
de moto foram às ruas e avenidas de Cidelândia celebrar o ponto máximo da
solenidade de Corpus Christi
A solenidade de Corpus Christi remonta ao século XIII, e foi instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264), por meio da bula “transiturus”, de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Em entrevista ao radialista Elivan Braz, da Rádio Babaçu FM, a historiadora e professora Vanda Santos disse que o surgimento da data está relacionado a uma experiência mística vivida por uma monja chamada Santa Juliana, na Bélgica, onde ela viu uma bola luminosa com um ponto escuro. Na experiência, ela dizia que Cristo falava que a bola representava a Igreja; os pontos luminosos representavam as festas litúrgicas, e o ponto escuro a festa que faltava sobre a representação do Corpo de Cristo.
Ontem, quinta, 3, o ponto máximo da solenidade, por conta das medidas sanitárias de combate à Covid-19, a tradicional procissão foi substituída por uma motocarreata como forma de manter distanciamento entre os participantes. Da saída à chegada, muitas manifestações de fé pelo caminho por onde a nova modalidade de procissão passou.
Um tapete feito de serragem colorida, que enfeitou o pátio da Igreja Matriz, fez parte da festa católica que ganha força em Cidelândia a cada ano.
Fonte: Agência EBONEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário