quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

PREFEITURA RETOMA MUTIRÃO DE CIRURGIAS

 


Com sucesso, a força tarefa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 28, o Mutirão de Cirurgias Eletivas no Hospital Municipal Tia Maricota. A iniciativa do prefeito Fernando Teixeira, sob a coordenação da secretária Socorro Costa e da diretora do hospital, Mara Dias, superou todas as expectativas. Foram 20 cirurgias, entre laqueadura, hérnia, frenectomia lingual e vesícula, realizadas por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo. A missão foi cumprida com êxito, beneficiando assim a comunidade cidelandense.

A secretária Socorro Costa fez uma análise desse momento importante da Saúde de Cidelândia com a retomada do Mutirão de Cirurgias Eletivas, agora na nova estrutura do Hospital Municipal. Considerações sobre as cirurgias, também foram feitas pela diretora do hospital, Mara Dias, e pelos médicos Dr. Bandeira e Dr. Emanoel.

 







Candidatos podem ter mandatos cassados, caso façam uso inapropriado da IA

 


Quem desrespeitar as normas deverá ser punido.

Candidatos eleitos que desrespeitarem as regras para o uso da inteligência artificial (IA) durante as eleições municipais de outubro próximo poderão ter os mandatos cassados. O alerta é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que falou sobre o assunto nesta quarta-feira (28), em Brasília. O TSE aprovou, nessa terça-feira (27), regras para uso da inteligência artificial no pleito municipal de outubro. A regra principal proíbe manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato com objetivo de prejudicar candidaturas.

Durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes, que também é ministro da Corte, disse que a regulamentação da inteligência artificial na campanha eleitoral permitirá acabar com a “terra sem lei” nas redes sociais. “Os candidatos que desrespeitarem essa normatização e utilizarem a inteligência artificial negativamente para prejudicar seus opositores, para deturpar o sentido das informações buscando ganhar as eleições, a sanção será a cassação do registro e, se já estiverem sido eleitos, a cassação do mandato”, afirmou.

Normas aprovadas

O ministro também destacou que as redes sociais que não retirarem postagens com conteúdos antidemocráticos, homofóbicos e nazistas são responsabilizadas solidariamente com as autoras das postagens. A medida também está prevista em uma das normas aprovadas pelo TSE. “Posso assegurar que é uma das normatizações mais modernas no combate à desinformação, às fakes news, notícias fraudulentas”, garantiu. Os ministros também aprovaram na sessão dessa terça-feira diversas resoluções que vão balizar o pleito deste ano. São normas sobre a restrição da circulação de armas no dia da votação e garantem transporte público para os eleitores, entre outras.   

Pacheco discorda de Lira e diz que proposta para limitar ação da PF ‘não avança’



O presidente da Câmara, Arthur Lira, articula projeto que limita a atuação da Polícia Federal dentro da Câmara.

 

A proposta que proíbe operações de busca e apreensão no Congresso Nacional tem dividido opiniões. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que  acha “difícil de avançar”, porque pode contar com vícios de constitucionalidade. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), articula projeto que limita a atuação da Polícia Federal dentro da Câmara. O deputado pediu a líderes partidários que consultem as respectivas bancadas sobre a viabilidade de matérias que tratam do que os deputados chamam de “respeito às prerrogativas parlamentares”, numa reação a operações da PF em gabinetes na Casa.

Pacheco afirmou que a intenção não é razoável. “Não é razoável pensarmos a proibição de medidas cautelares contra qualquer tipo de segmento ou qualquer tipo de nível de autoridade pública”, disse nesta quarta-feira (28).

De acordo com ele, esse tipo de medida deve ter critério e equilíbrio, inclusive sobre a forma que ela pode ser executada num ambiente como o Parlamento e quem pode decidir sobre isso. Mas, disse, investigadores têm o direito de coletar provas. “Busca e apreensão é um instituto do processo penal que se aplica a todo cidadão brasileiro investigado por algum tipo de prática ilícita independente da posição que ele ostente”, declarou.

Desde o fim do ano passado, há queixas entre parlamentares de que o STF (Supremo Tribunal Federal) estaria ultrapassando limites e desrespeitando a autonomia dos Poderes. As críticas aumentaram após operações da PF mirarem nomes como os deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ), em janeiro.


Podemos e União Brasil devem ser poupados em caso de cassação de Moro

 


PT e PL sustentam que eventual punição a senador não se estenderia a partidos; ex-juiz nega irregularidades.

Mesmo em uma eventual condenação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) por abuso de poder econômico na pré-campanha ligada à eleição de 2022, os partidos Podemos e União Brasil não sofreriam punição, de acordo com os advogados de PT e PL, que encabeçam o processo contra o ex-juiz da Lava Jato na Justiça Eleitoral do Paraná. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. Os partidos sustentam que Moro fez gastos excessivos de novembro de 2021 a junho de 2022, quando Podemos e União Brasil o abrigavam na condição de pré-candidato. As despesas consideradas abusivas pelo PT e PL foram pagas pelos partidos políticos, Podemos e União Brasil.

Apesar disso, PT e PL dizem que a ação que tramita contra Moro se limita aos candidatos da chapa, ou seja, o senador e seus dois suplentes. Assim, eventual condenação dos políticos neste processo não alcançaria Podemos e União Brasil. De acordo com a Folha, tanto Podemos quanto União Brasil foram obrigados a fornecer notas fiscais e informações sobre gastos ligados à pré-campanha de Moro. O material representa a maior parte dos elementos colhidos no âmbito da ação.

Moro se filiou ao Podemos em novembro de 2021 de olho na disputa presidencial. Mas, em março de 2022, abandonou o partido, anunciando filiação à União Brasil e a possibilidade de uma pré-candidatura ao Senado por São Paulo. Quase três meses depois, a Justiça Eleitoral de São Paulo barrou a mudança de domicílio eleitoral (do Paraná para São Paulo) e Moro acabou optando pela candidatura ao Senado pelo Paraná, entrando de fato em campanha entre agosto e outubro de 2022.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Lula revoga reoneração de 17 setores da economia

 


Decisão é fruto de acordo com o Congresso; governo apresentará projeto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (27) a exclusão da reoneração gradual de impostos para 17 setores econômicos que constava na Medida Provisória (MP) 1202, editada no final do ano passado. Com isso, esses setores ficam isentos do pagamento de impostos, por enquanto, até que o assunto seja resolvido por meio da tramitação de um projeto de lei de urgência, que ainda será enviado pelo governo federal.

A decisão de Lula já era aguardada e foi fruto de um acordo feito com lideranças do Congresso Nacional, fechado ainda na semana passada. O anúncio da revogação foi feito pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Segundo ele, o texto já foi despachado pelo presidente e estará publicado na edição de quarta-feira (28) do Diário Oficial da União (DOU). A prorrogação da isenção de impostos foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2023, por mais quatro anos, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a medida.

Em seguida, o Congresso derrubou o veto presidencial. Mesmo assim, uma nova MP foi editada pelo presidente, já em dezembro, reonerando os mesmos setores, mas de forma gradual até 2027, e incluindo outras medidas para melhorar a arrecadação, como a revogação dos benefícios fiscais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e a limitação no percentual para compensação tributária por decisões judiciais passadas. A revogação do Perse e a compensação por decisões judiciais seguem na MP, mantendo-se em vigor até que o Congresso aprove ou não a medida.

“Hoje [27], assinado pelo presidente Lula, vai estar publicado amanhã [28], o caminho para a continuidade dessa negociação. A retirada, da Medida Provisória, do ponto específico sobre reoneração dos setores econômicos. Isso vai para um projeto de lei em regime de urgência. Vai permitir que a gente possa continuar tratando, no âmbito da MP, os pontos relacionados ao Perse, programa criado na época da pandemia, que já acabou, para os setores eventos, que começa a gerar um impacto muito grande na saúde das contas públicas. E também o tema da compensação tributária, que continua”, afirmou Padilha em vídeo postado nas redes sociais.

Diferentemente da MP, que tem efeito imediato e, por isso, a cobrança dos tributos sobre a folha já retornaria em abril, o projeto de lei, mesmo com urgência, precisa de aprovação prévia e sanção presidencial para começar a valer, e o prazo para isso é incerto. A edição de uma reoneração gradual dos mesmos setores que haviam tido o benefício prorrogado pelo Congresso gerou um conflito entre legisladores e o governo federal.

Parlamentares de oposição exigiam que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devolvesse a MP 1202/2023 sem nem analisá-la, por entender que o Congresso já havia decidido sobre o tema. No entanto, durante as negociações que se arrastaram ao longo das últimas semanas, o próprio governo recuou prometendo retirar os trechos que causavam o impasse.

Um outro ponto que constava na MP era a reoneração da folha de pagamento de municípios com menos de 156 mil habitantes, que também foi revogada por Lula no texto que será publicado no DOU. Neste caso, o governo não informou quando e se enviará um projeto de lei para retomar a cobrança tributária. Na semana passada, associações e sindicatos patronais que representam os 17 setores econômicos afetados pela MP que reonerou a folha de pagamento de funcionários lançaram um manifesto em defesa do benefício tributário, aumentando a pressão sobre o governo.

Esses 17 setores, que agora voltam a ser beneficiados com isenção de impostos, são: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

CONSULTORES DO SEBRAE VISITAM SALA DO EMPREENDEDOR DE CIDELÂNDIA

 


Sara Cristina, analista, e Vitor Borgneth, consultor do Sebrae, estiveram nesta manhã de terça-feira (27), com o agente de Desenvolvimento, Josevan Oliveira, – responsável pela Sala do Empreendedor em Cidelândia.

Em pauta, atendimento ao micro-empreendedor, renovação da parceira com a Prefeitura e a busca pelo Selo de Referência, que é “uma metodologia de avaliação para reconhecer, em nome do Sebrae, a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e parceiros da rede de atendimento aos empreendedores locais”.

CIDELÂNDIA – MAIS UMA OBRA DO GOVERNO ‘UM NOVO TEMPO JÁ CHEGOU’ SERÁ INAUGURADA

 




Trata-se da Praça do Assentamento Itaguara II (Vilinha), cujo nome é em homenagem a Alberto Barbosa Santos (in memoriam), que será inaugurada neste sábado, dia 2 de março, às 16h. Conheça um pouco da história desse cidadão, digno da homenagem feita pelos moradores da Vilinha e dos poderes Executivo e Legislativo do Município de Cidelândia.

 

Biografia

 

Alberto Barbosa Santos (Bebeto), filho de Antônio Ferrinho e Linalva Barbosa, nasceu em 20 de novembro de 1973, no Município de Canhoba, Estado de Sergipe. Ele veio para o Estado do Maranhão com seus pais em 20 de novembro de 1983, onde morou no Povoado Córrego da Prata até o ano de 2009. A partir desse, passou a morar no Assentamento Itaiguara ll (Vilinha) juntamente com sua esposa, Sandra, e seus filhos. Residiu nessa comunidade por 8 anos, quando veio a falecer em 06 de junho de 2017, em decorrência de um CA.

 

Bebeto deixou um grande legado para as comunidades onde morou. Sempre foi uma pessoa envolvida nas causas comunitárias e preocupado com o bem estar de todos. Entre as tarefas de bom cidadão, fez parte da diretoria da Associação de Produtores da Vilinha como vice presidente. Sendo reconduzido ao cargo várias vezes.

 

Sempre com muita disposição para ajudar o próximo nos momentos difíceis, socorria as pessoas em caso de doença, levando até ao Hospital Municipal em seu carro sem cobrar nada e sem nenhuma ajuda de custo do Poder Público. Amigo e companheiro, sempre estará na memória dos moradores da Vilinha, e onde estiver, certamente está muito feliz por essa obra maravilhosa, que é de suma importância à comunidade pela qual tanto lutou e defendeu.

 

Biografia elaborada pela professora Raimunda de Sousa – moradora da Vilinha

 

Foto em vida de Alberto Barbosa Santos (Bebeto) – Reprodução/Internet

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

CIDELÂNDIA - SECRETÁRIO DE AGRICULTURA BUSCA MAIS PROGRAMAS PARA O SETOR JUNTO AO GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL

 


Kits de irrigação e cursos de capacitação para agricultores estão entre as demandas apresentadas pelo secretário.

O secretário Esequias Vieira participou nesta segunda-feira (26), em São Luís de encontros importantes para o setor primário do Município de Cidelândia. Em reunião com o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Ricarte Almeida, solicitou mais programas do Governo do Estado para Cidelândia, como entrega de kits de irrigação e cursos de capacitação para agricultores. Esequias também esteve com a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ana Cleide, acerca das ações do PAA neste ano para o Município, e na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o superintendente Francisco José, protocolou a documentação da Associação de Produtores do Abraão, que nessa temporada de 2024 é a responsável pelo recebimento dos recursos e a produção de alimentos que serão entregues às famílias beneficiadas.

A agricultura segue forte em Cidelândia com o beneficiamento de produtores rurais que são assistidos com mecanização de terra, sementes, insumos e acompanhamento técnico. Como destaca o secretário Esequias Vieira, é "determinação do prefeito Fernando Teixeira que a estrutura da Agricultura sirva ao homem do campo, haja visto que foi ele quem criou a Secretaria para que pudéssemos buscar mais recursos junto aos governos".




EM SÃO LUIS, SOCORRO COSTA REPRESENTA A REGIONAL DE AÇAILÂNDIA EM MAIS UM EVENTO DA SAÚDE

 


Depois de representar o Município de Cidelândia e a Comissão Intergestora da Regional de Açailândia no Seminário Qualifica Gestor do SUS, na última quinta-feira (22), a secretária Socorro Costa participou, na manhã de sexta-feira (23), da Reunião Intergestores Bipartite com a presença de gestores municipais e do Estado da Saúde do Maranhão para dialogarem sobre pactuações de organização e funcionamento de serviços de saúde que venham beneficiar a população. A principal pauta foi a Campanha de Combate à Dengue.

 

Socorro Costa classificou o momento como oportuno para troca de experiências entre gestores, garantindo o direito constitucional de acesso à saúde.

FERNANDO TEIXEIRA PRESTIGIA POSSE DE FLÁVIO DINO NO STF

 


O prefeito Fernando Teixeira, depois de vários compromissos com deputados e senadores da bancada maranhense na última quinta-feira (22), em Brasília, prestigiou a posse do ex-governador e senador Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal.

Como o próprio prefeito descreve, “Flávio Dino é um cidadão que tive a honra de estando prefeito, tê-lo como governador do nosso Maranhão, e realizarmos grandes obras e ações por Cidelândia. No Supremo, certamente, vai continuar trabalhando por todos nós e agora também pelo povo brasileiro, fazendo com que a Justiça seja a essência para os que nela buscam a proteção de seus direitos”.

EM BRASÍLIA: FERNANDO TEIXEIRA BUSCA RECURSOS DE EMENDAS PARLAMENTARES

 


Tendo em vista o fim do prazo para que deputados e senadores destinem, por meio de emendas parlamentares, recursos para os municípios, o prefeito Fernando Teixeira esteve nesta quinta-feira (22), em Brasília, com os deputados federais Dr. Benjamin e Cleber Verde, e a senadora Eliziane Gama, apresentando demandas do Município de Cidelândia. Deles, o prefeito recebeu garantias de que vão ajudá-lo com a realização de mais obras e ações no seu Município.




MAIS TRABALHO, MAIS AÇÕES NA SEMANA DO GOVERNO UM NOVO TEMPO JÁ CHEGOU!

 


Resumo das ações de 19 a 24 de fevereiro de 2024.

 

A semana começa com as boas-vindas do Governo Municipal à comunidade escolar por ocasião da volta às aulas na segunda (19); no mesmo dia anuncia para o sábado, 2 de março, a inauguração da Praça do Povoado Vilinha, cujo nome é em homenagem ao senhor Alberto Barbosa Santos (Bebeto); ainda comunica para o dia 28, às 9h30, na Camara Municipal, a realização de Audiência Pública para apresentação do 3° Relatório Quadrimestral Detalhado da Saúde e da Administração; na terça (20), a gestão reforçou, por meio de campanha visual, o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e às Drogas, e pela Secretaria de Assistência Social, informou a liberação do 45° pagamento do Cartão F; na quarta (21), a equipe de manutenção da Rede de Iluminação Pública realizou ação de troca de lâmpadas queimadas e reparos na rede elétrica dos bairros Albenir, Pequizeiro, São Domingos e Teixeirinha; Em Brasília, o prefeito Fernando Teixeira esteve com o Ministro de Esportes, André Fufuca, numa audiência de tratativas para o esporte local; na quinta (22), a Prefeitura anunciou mais um pagamento do Cartão F, o 46°; a secretária de Assistência Social, Valdenir Coelho, coordenou a entrega da Carteira do Idoso – serviço que pode ser solicitado junto à Secretaria; esta pasta ainda realizou neste dia , uma palestra em Sol Brilhante I sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência; a Secretaria de Saúde anuncioi o número de 650 pacientes atendidos pela eMAESM (equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental) desde a implantação do programa em fevereiro de 2022; a secretária Socorro Costa representou, em São Luís, os secretários de Saúde da Regional de Açailândia no I Seminário Qualifica Gestor do SUS; enquanto na Capital Federal, o prefeito Fernando Teixeira cumpriu agenda com os deputados federais Dr. Benjamin e Cleber Verde e com a senadora Eliziane Gama para que estes incluam Cidelândia na lista de municípios beneficiados com suas emendas; depois dessas agendas, Fernando Teixeira prestigiou a posse de Flávio Dino no cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal; fechando as ações de quinta, os titulares da Secretaria de Desporto, Juventude, Cultura, Turismo e Lazer, Eudes Guedes e Lauro Marcos, na Câmara Municipal, apresentaram a dirigentes de clubes e aos promotores de competições esportivas o Calendário Esportivo de Cidelândia para 2024; na sexta (23), pela manhã, ainda em São, a secretária Socorro Costa representou Cidelândia e a Comissão Intergestora da Regional de Açailândia na Reunião Intergestores Bipartite sobre pactuações de organização e funcionamento de serviços de saúde; e à tarde, a equipe operacional da Secretaria de Infraestrutura sanou mais uma vez o problema da falta d’água no bairro Zé Sampaio, que só este ano já teve a bomba do seu Poço Artesiano queimada pela segunda vez por conta das oscilações na voltagem de energia elétrica; e no sábado (24), de volta de Brasília, e na passagem por Imperatriz, o prefeito Fernando Teixeira acompanhou o governador Carlos Brandão na inauguração da obra de reforma da 1ª Ciretran.

 

Fique sempre por dentro das ações do governo ‘Um novo tempo já chegou!

 













segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Investigações mostram indícios de plano do PCC contra uma autoridade, diz revista

 


Investigadores fazem varredura em bairro popular na tentativa de encontrar pistas de criminosos que planejam um ataque contra autoridades na capital.

Um material apreendido pela Polícia Federal com integrantes do Primeiro Comando da Capital, o PCC, indicou que um núcleo da facção criminosa havia alugado um imóvel no Distrito Federal nos meses de maio, junho e julho do ano passado. A informação é da revista Veja.

Segundo reportagem da revista, publicada nesta semana, o núcleo em questão é o Restrita, especializado em colocar em prática as missões mais arriscadas e perigosas da facção, como o cometimento de atentados e sequestros. Ligado à cúpula do PCC, o grupo obedece a ordens diretas do seu líder maior: Marcos Camacho, o Marcola, que cumpre na Penitenciária Federal de Brasília pena de mais de 300 anos de prisão por crimes como formação de quadrilha, homicídio e tráfico de drogas.

Desde o ano passado, os investigadores procuram o endereço da residência. Uma série de incursões já foi feita, mas ainda não há nenhum sinal de onde a facção criminosa possa ter se estabelecido em Brasília. Uma das possibilidades levantadas é que o grupo tenha alugado um imóvel no Jardins Mangueiral, um bairro popular localizado a cinco quilômetros de onde Marcola está preso. Além da localidade, pesa na suspeita o valor do aluguel encontrado nas prestações de contas, de R$ 2.560.

Nas anotações apreendidas em posse de criminosos presos, ainda há o detalhamento dos gastos na mobília do imóvel. Pelos registros, foram comprados uma geladeira (2.800 reais), um sofá retrátil (1.800 reais), um painel com suporte (1.200 reais), uma televisão de LED (2.500 reais) e um fogão (1.700 reais). Também há despesas com o frete de uma cama, com IPTU e com deslocamentos pela capital do país.

Alerta de atentado

Conforme mostra a reportagem, membros dos três poderes tiveram de mudar de rotina e reforçar sua segurança desde que foram informados que o PCC tinha passado uma temporada na capital federal. O alerta foi feito pelo Ministério Público de São Paulo, que identificou que a facção criminosa planeja cometer um atentado ou um sequestro contra alguma autoridade em troca da soltura de Marcola.

Encontrar o “Quartel-General” do grupo é primordial na caça aos suspeitos e para colher provas que indiquem o tamanho da empreitada. Em julho do ano passado, os investigadores acharam um verdadeiro arsenal de guerra no quintal de uma casa de Curitiba. Havia explosivos e detonadores eletrônicos. Os investigadores acreditam que todo o aparato havia sido adquirido com o objetivo de ser usado em um ataque contra o senador Sergio Moro (União-PR).

Entre março e outubro de 2022, os criminosos monitoraram os passos do senador e de sua família, levantaram eventuais situações de fragilidade e também chegaram a preparar um cativeiro para a execução do plano. Em março deste ano, a Polícia Federal prendeu nove pessoas responsáveis pelo planejamento do crime, entre elas o chefão do grupo de “elite” de ataques do PCC.

Homem mais alto do mundo se encontra com a menor mulher que já existiu; veja fotos

 


Os dois são reconhecidos pelos seus tamanhos no livro de recorde, Guinness Book.

Sultan Kosen, o homem mais do mundo, se encontrou com Jyoti Amge, a menor mulher que já existiu. Os dois são reconhecidos pelos seus tamanhos no livro de recorde, Guinness Book. O encontro histórico aconteceu durante um evento realizado pelo próprio Guinness Book, na California, Estados Unidos. A diferença de tamanho dos dois chamou a atenção dos presentes na ocasião. Sultan 2,51 metros, e Jyoti, 68,2 centímetros. O pé de Sultan tem 36.5 centímetros, mais que a metade do tamanho da Jyoti.

Vitor Silva



Brasil e China formalizam cooperação no setor de aviação civil

 


Parceria prevê reforço para treinamento de profissionais da aviação e incentivo ao uso de combustíveis sustentáveis.

Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reuniram-se em Pequim com o administrador da Autoridade de Aviação Civil da China (CAAC), Song Zhiyong, neste sábado (24), para assinatura de um memorando de entendimentos com o objetivo de fortalecer a cooperação na aviação civil entre os dois países.

Participaram do encontro o diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira, o chefe da Assessoria Internacional, Marcelo Lima, e a servidora Júlia Cunha, além de representantes da Embaixada do Brasil na China.

Com histórico de boas e longas relações de cooperação no setor, China e Brasil pretendem, com o acordo, reforçar a colaboração na capacitação de profissionais da aviação, impulsionar o uso de combustíveis sustentáveis no setor aéreo, aprimorar a concessão de licenças eletrônicas de pilotos da aviação geral, entre outras ações, para acelerar o desenvolvimento da aviação civil dos dois países.

Para o diretor-presidente da Aac, a assinatura do memorando de entendimentos vem como uma oportunidade de elevar a aviação civil do Brasil e da China a um novo patamar, impulsionando a indústria aeronáutica, com projetos de intercâmbio de informações sobre segurança operacional, oferta de cursos para pilotos e capacitação de servidores em cursos realizados pelas duas instituições.

Durante o encontro, o administrador da CAAC demonstrou interesse na indústria aeronáutica brasileira, principalmente no desenvolvimento econômico trazido pela produção de aeronaves destinadas à aviação regional. Song Zhiyong ressaltou que aproximadamente 30% das aeronaves de voos regionais da China foram fabricadas no Brasil pela Embraer.

A delegação da ANAC também visitou a Universidade de Aviação da China (CAUC), com a qual foi assinado acordo de cooperação que prevê a participação dos servidores da Agência em cursos ofertados pela CAUC, e vice-versa, além de ampliar o relacionamento das universidades brasileiras com a China.

 

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Lula participa de cúpulas regionais na Guiana e em ilha do Caribe

 


Presidente é convidado da Caricom e discursará na abertura da Celac.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na próxima quarta-feira (28) em Georgetown, capital da Guiana, onde participa, como convidado especial, do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom)> Criada em 1973, a Caricom é um dos organismos de integração regional mais antigos em funcionamento no mundo.

Composta por 15 países, a organização tem população de cerca de 19 milhões de pessoas, em área territorial do tamanho do estado de Mato Grosso do Sul. “No seu conjunto, é um agrupamento de países com sua importância. Temos afinidades históricas, étnicas e culturais que nos aproximam da região”, destacou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em entrevista na última sexta-feira (23). “É um grupo particularmente importante quando precisamos de algum apoio, porque é coordenado em organismos internacionais, vota em conjunto em candidaturas e resoluções e representa 7% dos assentos da ONU [Organização das Nações Unidas] e 40% da OEA [Organização dos Estados Americanos]”, acrescentou. Segundo dados do governo brasileiro, a relação comercial do Brasil com a Caricom saltou de US$ 1 bilhão para US$ 2,6 bilhões nos dois últimos anos, demonstrando potencial de ampliação.

Em seu discurso, Lula deverá abordar temas comuns da agenda do Brasil, que este ano preside o G20 – grupo de 19 países mais ricos do mundo, além da União Europeia e União Africana – com os países caribenhos.

“Há coincidência temática. Por exemplo, o tema da segurança alimentar é muito importante para o Caribe, que importa a maior parte dos alimentos que consome – cerca de 80%. Tem a questão também da mudança climática. É uma região muito suscetível aos efeitos do clima. É um momento oportuno para falar sobre esses temas e o presidente Lula foi convidado a falar sobre eles”, explicou o ministro Elio Cardoso, diretor do Departamento de México, América Central e Caribe do MRE.

Além de participar do encontro regional, Lula deverá se reunir com o anfitrião, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, no contexto de visita de Estado para consolidar uma relação comercial que cresceu muitos nos últimos anos, após o país vizinho descobrir grandes jazidas de petróleo e gás. Apelidada de Dubai sul-americana, a Guiana obteve crescimento enorme de sua economia, de quase 400%, entre 2021 e 2023, por causa do petróleo, passando de um Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços) de US$ 8 bilhões para mais de US$ 40 bilhões. Por causa desse boom, o comércio bilateral de Brasil e Guiana saltou 1000% nos últimos três anos, especialmente pela importação de petróleo e derivados, saindo de US$ 70 milhões para US$ 1,3 bilhão.

São Vicente e Granadinas

Da Guiana, na quinta-feira (29), Lula viaja para o pequeno país insular caribenho de São Vicente e Granadinas, onde participará, no dia seguinte, 1º de março, da abertura da 8ª cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que será realizada em Kingstown, a capital. Apesar de ser um dos países fundadores da Celac, o governo anterior do Brasil deixou a comunidade, composta por 33 países. A reintegração ao bloco foi uma das primeiras medidas de política externa do presidente Lula no início de 2023, ao assumir o terceiro mandato.

“Essa reunião ocorre em um contexto de revitalização da Celac, que após a saída do Brasil ficou paralisada por um tempo”, afirmou a ministra Daniela Benjamin, diretora de Integração Regional do MRE. “Teremos nessa cúpula a oportunidade de fazer uma avaliação sobre os progressos que estão sendo alcançados e saber como será ampliada a cooperação daqui para a frente”, observou. O Palácio do Itamaraty informou que Lula deverá ter reuniões bilaterais com outros chefes de governo, como a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.

Planejamento antecipa R$ 30,1 bilhões de precatórios para 2024

 


Desse total, R$ 11,85 bi referem-se ao extinto Fundef.

Os R$ 30,1 bilhões em antecipação de precatórios em 2024 foram repassados ao Poder Judiciário e dependem apenas da gestão dos tribunais para serem pagos, informou, em Brasília, o Ministério do Planejamento. O processo foi concluído no último dia 20, com o crédito suplementar que remanejou R$ 10,7 bilhões do Orçamento para a quitação dos débitos. Neste sábado (24), o Ministério do Planejamento publicou o detalhamento dos R$ 30,1 bilhões antecipados. A maior parte – R$ 14,75 bilhões – corresponde a precatórios relacionados a despesas de custeio (manutenção da máquina pública) e capital (como investimento e amortizações).

Um total de R$ 11,85 bilhões refere-se a precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). Esses recursos se destinam à educação, sobretudo para valorização do pessoal do magistério nos estados e municípios. Existem ainda R$ 2,74 bilhões em precatórios de grande valor, R$ 541 milhões relacionados à Previdência Social e R$ 223 milhões para despesas judiciais com o funcionalismo público.

A antecipação não impactará a meta do governo de zerar o déficit primário, resultado negativo das contas do governo sem os juros da dívida pública, em 2024. Isso porque os recursos já estão previstos no Orçamento Geral da União deste ano. Dívidas do governo com sentença judicial definitiva, os precatórios foram antecipados para zerar o passivo aberto com a emenda constitucional de 2021 que permitiu o parcelamento dos débitos acima de 60 salários mínimos. Caso não fosse feita a antecipação, o passivo chegaria a R$ 200 bilhões no fim de 2026.

Passivo zerado

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal autorizou a antecipação dos precatórios fora do limite de gastos do novo arcabouço fiscal e do cálculo do resultado primário. No mês seguinte, uma medida provisória autorizou o pagamento de R$ 93,1 bilhões.

Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, dos R$ 93,1 bilhões totais, R$ 15,8 bilhões referiam-se ao passivo acumulado desde 2022 e R$ 44,3 bilhões eram relativos a valores não pagos este ano. Havia ainda R$ 32,3 bilhões não previstos no Orçamento de 2024 e R$ 714 milhões relativos ao recolhimento da contribuição patronal (contribuição para a Previdência do serviço público) originada do pagamento de precatórios a servidores públicos.

Mesmo com a antecipação dos R$ 32,3 bilhões no fim do ano passado, faltavam R$ 30,1 bilhões previstos no Orçamento deste ano. De acordo com o Ministério do Planejamento, com a antecipação executada nesta semana, os passivos da emenda constitucional dos precatórios estão zerados. Segundo o Orçamento de 2024, existem ainda R$ 36,3 bilhões em cumprimento de sentenças judiciais a serem quitados neste ano, mas esses recursos se destinam a requisições de pequeno valor (RPV), precatórios de até 60 salários mínimos não abrangidos pela emenda constitucional de 2021.

 

Saiba como o FGTS Futuro contribuirá para compra da casa própria

 


Depósitos futuros podem reduzir prestação do Minha Casa, Minha Vida.

A partir de março, o mutuário do Minha Casa, Minha Vida que trabalha com carteira assinada estará mais próximo de receber uma ajuda para comprar o imóvel próprio. O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deverá regulamentar o FGTS Futuro, modalidade que permite o uso de contribuições futuras do empregador ao fundo para comprovar renda maior e comprar imóveis mais caros ou reduzir o valor da prestação.

Inicialmente, a novidade funcionará em caráter experimental, para cerca de 60 mil famílias da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, com renda mensal de até dois salários mínimos. Caso a iniciativa seja bem sucedida, o governo federal poderá estender a iniciativa a todos os beneficiários do programa, que atende a famílias com renda de até R$ 8 mil mensais.

Instituído pela Lei 14.438/2022, no governo anterior, o FGTS Futuro nunca foi regulamentado. Na época, a legislação permitia o uso dos depósitos futuros no fundo para pagar parte da prestação. No ano passado, a Lei 14.620, que recriou o Minha Casa, Minha Vida, autorizou o uso do FGTS Futuro também para amortizar o saldo devedor ou liquidar o contrato antecipadamente. No entanto, seja para diminuir a prestação ou nas outras situações, a utilização do mecanismo tem riscos, caso o trabalhador seja demitido e não consiga outro emprego com carteira assinada.

Como funciona

Todos os meses, o empregador deposita, no FGTS, 8% do salário do trabalhador com carteira assinada. Por meio do FGTS Futuro, o trabalhador usaria esse adicional de 8% para comprovar a renda. Com o Fundo de Garantia considerado dentro da renda mensal, o mutuário poderá financiar um imóvel mais caro ou comprar o imóvel inicialmente planejado e reduzir o valor da prestação.

Na prática, a Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS, repassará automaticamente os depósitos futuros do empregador no Fundo de Garantia para o banco que concedeu o financiamento habitacional. O trabalhador continuará a arcar com o valor restante da prestação. O oferecimento da novidade ao trabalhador ainda levará tempo. Caso o Conselho Curador regulamente a medida em março, a Caixa Econômica Federal precisará definir uma série de normas operacionais. Elas explicarão como o banco transferirá os depósitos de 8% do salário ao agente financiador do Minha Casa, Minha Vida, assim que a contribuição do patrão ao FGTS cair na conta do trabalhador. Somente 90 dias após a edição das normas, as operações com o FGTS Futuro serão iniciadas.

Exemplo

O Ministério das Cidades forneceu uma simulação de uso do FGTS Futuro por uma família com renda de até R$ 2 mil que compra um imóvel no Minha Casa, Minha Vida. Nesse exemplo, a família pode comprometer até 25% da renda (R$ 500) com a prestação. Com o depósito de R$ 160 do empregador na conta vinculada do FGTS, o trabalhador poderá financiar um imóvel de maior valor, pagando prestação de R$ 660. Em tese, também é possível comprar o imóvel inicialmente planejado e reduzir a prestação para R$ 340, mas esse ponto ainda depende de regulamentação do governo.

Riscos

O mutuário precisará estar atento a riscos. O governo ainda discute o que acontecerá com o trabalhador que perder o emprego. A Caixa Econômica Federal estuda a suspensão das prestações por até seis meses, com o valor não pago sendo incorporado ao saldo devedor. Essa ajuda já é aplicada a financiamentos habitacionais concedidos com recursos do FGTS. Mesmo que as prestações sejam suspensas, o trabalhador deverá estar ciente de que, caso perca o emprego, terá de arcar com o valor integral da prestação: o valor que pagava antes mais os 8% do salário anterior depositados pelo antigo empregador. Caso não consiga arcar mais com as prestações por mais de seis meses, o mutuário perderá o imóvel.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Em depoimento, delegado federal perguntou se Jair Bolsonaro é ‘cis’, diz colunista

 


Ex-presidente da República foi indagado por delegado da Polícia Federal, durante depoimento nesta quinta-feira (22), se é “cisgênero”.

De acordo com o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, no depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (22), o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) foi questionado pelo delegado que o interrrogava se era “cis”, em referência a denominação “cisgênero”. O ex-presidente da República, que decidiu ficar em silêncio em relação às perguntas sobre a investigação em si, respondeu ao delegado da Polícia Federal (PF) dizendo que não sabia o que era “cis”.

Gadelha aponta que Bolsonaro foi informado que a pergunta fazia parte de um novo procedimento da PF, que passou a incluir os termos “transgênero” e “cisgênero” na lista de dados de pessoas que prestam depoimento à corporação. Conforme noticiou o colunista Paulo Cappelli, no Metrópoles, em janeiro, a PF decidiu adotar o procedimento para se alinhar às diretrizes adotadas pelo governo Lula para políticas LGBTQIA+.

Ainda segundo o Metrópoles, ainda desconhecidos de grande parte da população, os termos seguem acompanhados de explicações feitas pela própria PF. A identificação também inclui o campo “orientação sexual”. Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu. Já o “transgênero” se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento.

Com a presença de Lula, ministro Flávio Dino assume cadeira no STF

 


O novo ministro do Supremo herdará um acervo de 344 ações, que estavam sob a responsabilidade de Rosa.

O ex-ministro da Justiça Flávio Dino tomou posse nesta quinta-feira (22) como novo integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga deixada pela ministra aposentada Rosa Weber. O presidente Lula (PT) marcou presença cerimônia. Cerca de 900 pessoas foram convidadas para a cerimônia. Após o evento, ele participou de uma missa na Catedral de Brasília. O novo ministro do Supremo herdará um acervo de 344 ações, que estavam sob a responsabilidade de Rosa.

Entre esses processos, há um pedido de investigação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid contra o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e aliados, por suspeita de incitar a população a adotar comportamentos inadequados no período da pandemia. Além disso, há um recurso que trata da possibilidade de concessão de indulto natalino pelo presidente da República contra pessoas condenadas por crimes com pena máxima inferior a cinco anos.

Dino também ficará responsável pelo inquérito contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), que foi o seu colega na gestão de Lula. É possível que ele se declare impedido ou suspeito de julgar o caso. Ele também será relator de processos contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), que em 2020 foi flagrado com dinheiro na cueca em uma operação da Polícia Federal contra o desvio de recursos de combate à Covid-19. Dino também era filiado ao PSB.

Lula recebe Lira e líderes da Câmara no Palácio da Alvorada

 


Encontro reuniu cerca de 25 pessoas na residência oficial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na noite desta quinta-feira (22) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), com ministros do governo e com líderes partidários da Câmara. O encontro teve a presença de cerca de 25 pessoas, no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência.

De acordo com o líder do PSB, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), Lula agradeceu o desempenho da Câmara durante o ano de 2023, e ressaltou os resultados alcançados na economia, fruto da boa relação do Executivo com o Legislativo. Segundo ele, o presidente garantiu que esses encontros com parlamentares serão rotina em 2024. “Foi um bate-papo muito bom, muito leve, com energia muito positiva, e saio daqui animado de que essa relação vai melhorar cada vez mais e que isso vai render frutos extremamente positivos para 2024”, disse, ao sair do encontro.

Estiveram presentes na reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), que também é presidente nacional do PCdoB.

Entre os parlamentares estavam o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e os líderes do MDB, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL); do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (União/BA); do PSD, deputado Antônio Brito (PSD-BA); do PSOL, deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ); do PDT, deputado Afonso Motta (PDT-RS); do PP, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ); do Podemos, deputado Romero Rodrigues (PODE-PB), e o líder da Maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que é o relator da Reforma Tributária na Câmara.

Também participaram o prefeito de Recife, João Campos, que é vice-presidente do PSB e representou o presidente do partido, Carlos Siqueira, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 97 milhões

 


Os números sorteados foram 09, 28, 33, 43, 45 e 55.

Sem acertadores das seis dezenas do concurso da última terça-feira (20), a Mega-Sena acumulou mais uma vez e poderá pagar a bolada de R$ 97 milhões no sorteio desta quinta-feira (22). Os números sorteados foram 09, 28, 33, 43, 45 e 55. Apesar de ninguém ter acertado a sena, a quina teve 67 apostas ganhadoras, que receberão o prêmio de R$ 63.167,59, cada. Já a quadra registrou 6.540 vencedores, que vão receber o prêmio individual de R$ 924,47.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (22), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O sorteio, por sua vez, acontece às 20h. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Mais de 4 milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro, aponta relatório

 


O documento mostra que o Brasil país possui baixa cobertura em relação ao esgoto e resíduos sólidos, e mais de 1,5 mil lixões a céu aberto.

O relatório do senador Confúcio Moura (MDB-RO) sobre a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445, de 2007) foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), nesta quarta-feira (21). De acordo com o parecer, o Brasil país possui baixa cobertura em relação ao esgoto e resíduos sólidos, pouco mais de 50%, mais de 1,5 mil lixões a céu aberto e mais de 4 milhões de pessoas não possuem acesso a banheiros.

Diante do cenário, o relatório sugere, entre outras medidas, mais investimentos e o apoio da União no auxílio a estados e municípios para cumprimento das metas de universalização.  Apesar de o país ter ultrapassado o atendimento de mais de 84% da população em abastecimento de água, o documento registra que isso só foi possível após o avanço em municípios das Regiões Sul e Sudeste, o que elevou os índices gerais.

Enquanto as Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste já atingem níveis de cobertura na casa dos 90% ou acima, a Região Norte apresenta apenas 60% e a Nordeste, 74,7%. Já em relação ao esgotamento sanitário a desigualdade é ainda maior. O índice aproximado de atendimento total de esgoto no país é de pouco mais de 50%, sendo 82% no Sudeste e 62% no Centro-Oeste. Enquanto o Sul possui 48%, o Nordeste 30% e o Norte, 14%.

“A desigualdade regional no Brasil em relação aos componentes do saneamento básico é alarmante e pode ser considerada uma das principais causas de predominância dos demais fatores de marginalização social de nosso país. Não é razoável, aceitável ou concebível que estados como Amapá e Rondônia mantenham índices de esgotamento sanitário que não ultrapassam 20% da população local atendida”, observou Confúcio.

O relatório aponta que para o alcance da universalização, serão necessários investimentos de mais de R$ 890 bilhões, considerando a expansão da rede e a recuperação do que já existe. Com isso, a capacidade de impacto positivo do saneamento no PIB seria de quase R$ 2 trilhões e R$ 1,4 trilhão em arrecadação.

Até agora, segundo os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), dos 26 estados e do Distrito Federal, 20 já implementaram a regionalização formal dos serviços de saneamento básico (cerca de 80% do total de municípios).

Mudanças com o PAC – O relatório ainda recomenda como prioridades a ampliação da capacidade de execução de obras, a segurança jurídica e a diversificação de modelos prestacionais. Confúcio observou como importante iniciativa o lançamento do novo PAC, programa de investimentos anunciado pelo governo federal em agosto de 2023, que prevê investimento de cerca de R$ 52 bilhões no saneamento básico, sendo aproximadamente R$ 46,5 bilhões entre 2023 e 2026 e o restante após 2026.

O programa prevê a destinação de cerca de R$ 37 bilhões para seleção de novos projetos. A maioria dos recursos, R$ 26,8 bilhões, será destinada ao esgotamento sanitário. Para abastecimento de água estão previstos R$ 11,7 bilhões; para resíduos sólidos, R$ 1,8 bilhão; e para drenagem urbana, R$11,6 bilhões.

No entanto, o senador observa que as Regiões Norte e Nordeste, apesar de representarem 35% da população nacional, têm menos recursos investidos em saneamento do que as demais regiões. Atualmente, a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, salientou Confúcio, possui 812 contratos ativos. Destes, 319 encontram-se com as obras paralisadas.