O Brasil ocupa a
presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro.
“O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está maduro para caminhar em dezembro”, disse o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB) nesta terça-feira (21). O país ocupa a presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro. O Mercosul terá uma reunião de cúpula no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de dezembro. “Está maduro o acordo Mercosul e União Europeia”, disse Alckmin durante evento da consultoria Arko Advice. “Está bem maduro para poder caminhar agora no começo de dezembro”, completou.
As negociações sobre o acordo de cooperação entre os dois blocos haviam sido dadas por encerradas em 2019, durante o governo Bolsonaro, mas o texto não foi encaminhado para aprovação por causa da oposição de países europeus à política ambiental brasileira. Desde então, a Europa discute como incluir nos termos do acordo salvaguardas que garantam que o Mercosul adota as mesmas práticas de sustentabilidade exigidas dentro da União Europeia.
O bloco europeu sugeriu um documento adicional, chamado pelo termo em inglês “side letter”, que acrescenta condicionantes ambientais ao texto que havia sido negociado até 2019. Países do Mercosul, porém, fizeram contrapropostas a esse adendo. Apenas depois de resolvida essa questão a proposta de acordo voltará a tramitar nos dois blocos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, mais cedo nesta terça, que relatou para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a sua disposição de fechar os termos do acordo até dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário