terça-feira, 7 de março de 2023

Bolsa de valores fecha com alta de 0,8% e dólar cai 0,58%

 


Noticiário doméstico vindo do Ministério da Fazenda compensou cenário externo negativo.

Em dia de alívio no noticiário interno e de exterior negativo, a bolsa de valores B3 consolidou a recuperação durante a tarde. O índice Ibovespa começou o dia em baixa, virou no intervalo entre meio-dia e 13 horas, passou dos 105 mil pontos na máxima do dia, e terminou o pregão aos 104.700 pontos – alta de 0,8% frente a sexta-feira.

O mercado se recuperou depois do anúncio de detalhes de como funcionará o programa Desenrola – voltado à redução do endividamento das famílias – e à notícia de que o novo modelo de arcabouço fiscal está finalizado pelo Ministério da Fazenda.

As companhias aéreas Azul e Gol 37,98% e 23,78% tiveram as maiores altas do dia em termos absolutos. Contudo, com a queda da Vale em 3,53%, a valorização dos papeis da Petrobras – 1,48% (ordinários) e 1,01% (preferenciais) – foi essencial para garantir o Ibovespa no positivo.

No exterior, a informação de que a China espera crescer 5% este ano – patamar baixo para os padrões do país asiático – e a expectativa de um pronunciamento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deixaram os investidores mais apreensivos. O contexto contribuiu para o dólar cair 0,58%, sendo vendido a R$ 5,17, como também derrubou as ações de mineradoras e siderúrgicas. A CSN recuou 3,84%, liderando as perdas.

Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário