Resultado negativo, o
segundo consecutivo, foi puxado pelo segmento de veículos, motos e peças
(-3,2%) e sinaliza desaceleração consistente.
O comércio físico brasileiro caiu 0,6% em fevereiro, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Em janeiro, o segmento registrou uma retração de 0,5%. Os resultados sinalizam uma desaceleração do varejo, para o economista da Serasa, Luiz Rabi. “Mesmo na avaliação anual, é possível perceber a desaceleração do varejo, já que o crescimento do segundo mês do ano (4,7%) foi inferior ao registrado no primeiro (6,1%)”, explicou.
O economista avalia que a situação do comércio deve começar a melhorar quando o quadro de inadimplência dos consumidores for revertido, gerando o aumento do poder de compra da população. “Para que essa melhora aconteça é fundamental que a inflação diminua, reduzindo os preços dos produtos em geral e incentivando o consumo”.
No indicador da Serasa, dois dos seis setores do varejo registraram números positivos: de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (1,1%) e o o de Combustíveis e Lubrificantes (1,2%). A diminuição da atividade do setor foi puxada pelo segmento de veículos, motos e peças (-3,2%). Material de Construção e Supermercados, Hipermercados Alimentos e Bebidas tiveram queda de 0,3%, enquanto Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios recuou 0,1%.
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