quarta-feira, 31 de agosto de 2022

PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DE BREJÃO INAUGURA PRAÇA NA VILA FRANCISCANO II NESTA SEXTA-FEIRA, 02/09

 


Nesta sexta-feira dia 02/09, a prefeita Edinalva Brandão tem mais uma inauguração com a marca e qualidade do governo "Com Humildade Também se Governa". A Gestora municipal tem a honra de convidar toda a população brejãoense em especial a comunidade da Vila Franciscano II,  para participar da solenidade de inauguração da praça José Pereira Alves.

Bolsonaro diz que reajustará salário de servidores em 2023

 


Bolsonaro participou de evento com presidenciáveis em Brasília.

O candidato à reeleição pelo PL para o cargo de presidente, Jair Bolsonaro, disse hoje (30) que em 2023 o governo fará um reajuste para os servidores públicos, que estão há três anos com os salários congelados. “A gente vai fazer, com responsabilidade, vai atender às categorias que passaram momentos difíceis, mas acredito que com o não concurso, a aposentadoria [reforma da Previdência] e outras coisas, a gente encaixa dentro da [lei de] responsabilidade esse extra que vamos conceder de reajuste aos servidores”, disse.

De acordo com o presidente, isso inclui a reestruturação de carreiras como da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No fim do ano passado, Bolsonaro tinha prometido destinar uma verba já prevista de R$ 1,7 bilhão para reajustar salários dos agentes federais de segurança, que são justamente os policiais federais, agentes penitenciários e policiais rodoviários federais. No entanto, os servidores de outras carreiras reagiram mal ao aumento de salário exclusivo para as forças de segurança e o governo reavaliou a proposta.

Ele reafirmou ainda que a reforma administrativa enviada pelo governo ao Congresso, que cria novos vínculos, não mexe com a estabilidade dos atuais servidores. “A proposta que está lá é para os futuros servidores e não para ao atuais. Vamos respeitar o direito adquirido”. O candidato participou, em Brasília, do evento Diálogos com Candidatos à Presidência da República promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS). Antes dele, o candidato Ciro Gomes (PDT) também falou aos representantes do setor. Ainda hoje, está prevista a participação da candidata Soraya Thronicke (União) no evento. Ao final, os candidatos receberão um documento com as principais demandas de comércio e serviços.

Fim do IPI

Bolsonaro comentou ainda a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Ele fala que, com isso, vai buscar a reindustrialização do nosso país. Se a gente não baixar a carga tributaria fica sujeito, via fronteira, de entrar um material mais barato [contrabando]. Não tem uma palavra mágica para resolver esse problema, resolver é tirando o Estado das costas de vocês”, disse aos empresários do setor de comércio e serviços.

De acordo com o presidente, desde o início do governo, a equipe vem trabalhando na desburocratização, simplificação e redução da carga tributária, além da melhoria do ambiente de negócios. No caso do IPI, o governo federal já conseguiu reduzir em até 35% o valor do imposto cobrado da maioria dos produtos fabricados no país, à exceção de parte dos fabricados na Zona Franca de Manaus. Segundo Bolsonaro, o desejo é chegar a 50% até o fim do ano.

Mais de 800 candidaturas são contestadas pelo MP Eleitoral

 


O Ministério Público Eleitoral questionou o registro de candidatos a presidente, governador, senador e deputado.

Um Balanço divulgado nesta terça-feira (30) indica que o Ministério Público Eleitoral (MPE) questionou cerca de 800 registros de candidaturas de postulantes a vagas para presidente, governador, senador e deputados federal, estadual e distrital em todo o país. O MPE afirma que as contestações ocorrem por diversos motivos. Entre eles, estão suspensão dos direitos políticos; condenações criminais, por improbidade administrativa e por abuso de poder político e econômico; e demissão do serviço público em decorrência de processo administrativo.

O estado de São Paulo lidera o ranking com 255 impugnações apresentadas contra candidaturas. A maioria dos casos ocorreu pela ausência de documentos necessários para o registro. As unidades da Federação que computaram o maior número de questionamentos de registro foram Paraíba, com 56 contestações, Mato Grosso (55), Rio Grande do Norte (50) e o Distrito Federal (43).

Entre os candidatos à Presidência da República, o MP Eleitoral contestou o registro do ex-deputado federal Roberto Jefferson, do PTB. No pedido de impugnação, o Ministério Público declara que o político está inelegível até 2023, pois foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Petrobras anuncia redução de 6,4% no preço do asfalto

 


Segundo a empresa, essa é a segunda redução seguida nos preços de asfaltos, que já haviam tido recuo de 4,5% no início de agosto.

A Petrobras anunciou nova redução em seus preços. Desta vez, a estatal informou queda de 6,4% nos valores de venda do asfalto para as distribuidores a partir do dia primeiro de setembro. Segundo a empresa, essa é a segunda redução seguida nos preços de asfaltos, que já haviam tido recuo de 4,5% no início de agosto.

A estatal disse que “o método de precificação busca o equilíbrio com o mercado e acompanha as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, mas sem repassar a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”. companhia vem fazendo uma série de reduções nos preços dos combustíveis. Na segunda (29), anunciou queda de 15,7% no preço da gasolina de aviação, usado por aviões de pequeno porte.

 

União abre prazo para solicitação de auxílio para transporte público de idosos

 


O governo federal, por meio dos Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (30), portaria que regulamenta os procedimentos para o repasse de recursos no âmbito do Auxílio Emergencial à Gratuidade das Pessoas Idosas no Transporte Público Coletivo Urbano. O cadastramento de propostas pelos estados, municípios e pelo Distrito Federal já está aberto e pode ser feito até o dia 9 de setembro na Plataforma +Brasil. https://portal.plataformamaisbrasil.gov.br/maisbrasil-portal-frontend/

Serão destinados ao auxílio R$ 2,5 bilhões em recursos da União. O montante servirá, exclusivamente, para o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano. Os recursos serão aportados até 31 de dezembro deste ano. A ação foi instituída por meio da Emenda Constitucional nº 123/2022.

A execução dos recursos será feita de forma descentralizada, por meio de transferências da União aos órgãos vinculados a ela, às cidades, aos estados e ao Distrito Federal. Os entes federativos serão responsáveis pelo uso e distribuição dos recursos aos prestadores de serviços, observando-se a premissa do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Correios exigirão identificação dos remetentes nos pacotes nacionais

 


As exigências valerão para todas as postagens.

 

A partir desta quinta-feira (1º), os remetentes de encomendas nacionais transportadas pelos Correios deverão informar, no pacote, seus CPF, CNPJ ou, caso não sejam brasileiros e não possuam tais documentos, o número do passaporte. Anunciada na primeira quinzena de julho, a exigência valerá para todas as postagens, permitindo o rastreamento das encomendas pelo CPF e permitindo o uso de outras funcionalidades de interatividade na entrega. Pacotes sem os dados serão recusados pelos atendentes.

Segundo os Correios, os dados pessoais do remetente não serão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimentos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme já ocorre nos casos de remessas internacionais.

Ainda de acordo com os Correios, a medida está em conformidade com protocolos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), ao exigir que junto às encomendas nacionais, seja anexada a nota fiscal do produto ou declaração de conteúdo do pacote. Encomendas endereçadas aos terminais de autoatendimento (lockers) ou enviadas por meio do serviço gratuito Clique e Retire também deverão conter o CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário, além do número de telefone celular ou e-mail de contato do mesmo.

Cresce o número de brasileiros que não usam mais máscaras de proteção

 


Segundo pesquisa, de abril a julho, o índice dos que deixaram de usar a proteção quase dobrou, saindo de 17% para 32%.

Uma em cada três pessoas não mais usam máscaras de proteção facial em nenhum local no Brasil, revela pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizada pelo Instituto FSB, que foi divulgada nesta segunda-feira (29).  Segundo a pesquisa, de abril a julho, o índice dos que deixaram de usar a proteção quase dobrou, saindo de 17% para 32%. Entre os que continuam com o hábito, adquirido depois do surgimento da pandemia da covid-19, a adesão às máscaras continua, principalmente em locais fechados.

De abril a julho deste ano, o percentual de brasileiros que disseram usar máscaras apenas em locais fechados manteve-se estável (de 53% para 52%) e o dos que usam a proteção tanto em locais fechados quanto abertos caiu de 29% para 16%. A tendência de deixar de usar a proteção facial acompanha a percepção da população sobre a a obrigatoriedade: do total de entrevistados, apenas 6% disseram que, em sua cidade, o uso de máscaras continua obrigatório em lugares fechados e abertos contra 37% que disseram que o uso é obrigatório.

As informações foram divulgadas pela Agência Brasil. 

Petrobras reduz preço da gasolina de aviação

 


Novo valor passa a vigorar a partir de quarta-feira (1º).

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (29) uma redução de 15,7% no valor da gasolina de aviação para venda às distribuidoras. É a segunda queda seguida no preço do combustível, que é usado geralmente em aeronaves de pequeno porte que têm motores com ignição por centelha. No início do mês, houve uma redução de 5,7%.

O novo valor passa a vigorar a partir de quarta-feira (1º). De acordo com nota divulgada pela Petrobras, as atualizações são mensais e definidas por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. “Acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com ajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, diz a nota.

A estatal ressalta ainda que não detém o monopólio da comercialização do produto e que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência. Distribuidoras e revendedoras, que são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento das aeronaves, podem comprar o combustível de outros produtores ou importadores.

Há três dias, a Petrobras também anunciou redução nos preços do querosene de aviação. Usado em aviões e helicópteros dotados de motores à turbina, é o combustível mais demandado no transporte aéreo. A queda, de 10,4%, também começa a valer a partir de quarta-feira (1º).

Romário chora emocionado após fim do rol taxativo

 


O senador Romário (PL-RJ) se emocionou e chorou no Plenário do Senado nesta segunda-feira (29) após a aprovação simbólica e unânime do projeto de lei que determina às operadoras de planos de saúde a cobertura de tratamentos não incluídos em rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Romário é relator da proposta.

 

Em discurso, o parlamentar lembrou da filha caçula, Ivy, que tem síndrome de down e disse não ter “caído de paraquedas” no assunto. Romário disse ter sido procurado para “derrubar esse rol taxativo, esse rol que mata as pessoas”. Outros parlamentares e ativistas presentes na sessão aplaudiram e cantaram o nome de Romário. Emocionado, o senador precisou de um lenço para enxugar o rosto.

 

“Todo mundo sabe da nossa luta antiga contra o rol taxativo, o rol que mata, que assassina. Vejam a injusta decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça”, disse Romário. “Junto com vários colegas parlamentares, na Câmara e no Senado, propusemos projetos que acabassem com a insegurança jurídica que a situação causava […] Essa é a incansável luta pela vida. Tentaram nos comprar, tentaram nos calar, mas vidas humanas importam”, ele acrescentou.

 

O QUE DIZ O PROJETO

 

Elaborado após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) estabelecer que o rol de procedimentos da ANS teria caráter taxativo, e em meio à articulação de entidades da sociedade civil para mudar a legislação, o projeto que agora segue à sanção presidencial pode ter repercussão negativa entre as operadoras de planos de saúde.

 

O texto determina que os planos de saúde cubram tratamentos prescritos por médicos ou dentistas desde que cumpram ao menos uma das exigências: serem comprovadamente eficazes, terem recomendação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) ou por outro órgão de avaliação de tecnologias em saúde de renome internacional.

 

Segundo o relator do projeto, senador Romário, o estabelecimento de um rol taxativo, que demandaria uma manifestação prévia da ANS sobre cada procedimento, poderia restringir o conjunto de terapias e interromper tratamentos de beneficiários.

 

Em relatório no domingo, a equipe de analistas do Citi avaliava a aprovação da matéria como negativa para operadoras de planos de saúde, já que provavelmente elevaria a incerteza do risco atuarial para as companhias, enquanto pavimenta o caminho para ainda mais judicialização sobre o tema.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

“PROJETO KEKÊ TEIXEIRA ESTÁ BEM SEMEADO EM TODO O MARANHÃO”, GARANTE PREFEITO FERNANDO TEIXEIRA

 





Kekê Teixeira é candidato a deputado estadual pelo município de Cidelândia.

 

CIDELÂNDIA – Em campanha para deputado estadual pelo município de Cidelândia, o vereador de dois mandatos, Kekê Teixeira, MDB, tem intensificado sua agenda pelo Maranhão. Sempre acompanho do irmão, o prefeito Fernando Teixeira, Kekê tem participado de muitos atos políticos, principalmente na Região Tocantina.

 

Nó último sábado, 27, Kekê e Fernando estiveram em Açailândia, onde participaram do lançamento da candidatura a deputado federal, de Jardel Bomjardim, Patriota, com quem vai fazer dobradinha no município. Na ocasião, o prefeito Fernando Teixeira fez uma avaliação da caminhada de Kekê, garantindo que o projeto está bem semeado em todo o estado. “Estamos trabalhando em todo o Sul do Maranhão, e tenho certeza que vai ser uma campanha vitoriosa. O projeto Kekê Teixeira está bem semeado em todo o estado”.

 

Sobre o ato político de sábado, Fernando disse que “Açailândia recebe o Kekê Teixeira de braços abertos e a gente agradece o apoio, a parceria do Jardel Bomjardim, o nosso federal de Açailândia, e colocar o nome do Kekê à disposição do povo açailandense. Tenho certeza que o povo vai abraçar essa causa e iremos sim, representar esse município”.

 

Com agenda intensificada, Kekê disse que está muito feliz com as adesões. “Nossa campanha não para, a cada dia crescendo mais politicamente, com mais apoios. E chegando lá, vamos representar bem Açailândia e toda a nossa região”.

https://www.angranoticias.com/noticia/6749/lprojeto-keke-teixeira-esta-bem-semeado-em-todo-o-maranhaor-garante-prefeito-fernando-teixeira

 

 


https://youtu.be/kK1uZX_A1xs

PISO DA ENFERMAGEM E PRECATÓRIOS DO FUNDEF SÃO APROVADOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE CIDELÂNDIA

 









Numa votação histórica com 2/3 dos vereadores presentes e galeria lotada por profissionais em sua maioria da Saúde e com a presença do presidente do Sindicato do Servidores Públicos, Prof. Israel, a Câmara Municipal de Cidelândia aprovou, na sessão do dia 26 de agosto, o Piso da Enfermagem e o Projeto de Lei do rateio dos Precatórios do Fundef.

O piso salarial da enfermagem foi sancionado dia 4 de agosto por meio da Lei 14.434/22. A lei prevê o salário de R$ 4.750 por mês para os enfermeiros; 75% desse valor (R$ 3.325) para técnicos de enfermagem; e 50% (R$ 2.375) para os auxiliares e parteiras.

O Projeto de Lei dos Precatórios regulamenta os critérios para a divisão dos recursos extraordinários recebidos pelo Município de Cidelândia à complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – Fundef, que deverão ser rateados entre os profissionais do magistério, conforme disposição do Art. 5º da Emenda Constitucional nº 114 de 2021.

De acordo com a Lei, depois de sancionada pelo prefeito, será repassado na forma de abono, o valor correspondente a 60% do montante recebido pelo Município de Cidelândia em favor dos profissionais do magistério da educação básica que estavam em efetivo exercício das funções na rede pública do Município de Cidelândia durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef (1997-2006).

Terão direito ao rateio de recursos, os profissionais do magistério da educação básica que estavam em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Município de Cidelândia, com vínculo estatutário, seletista ou temporário, desde que em efetivo exercício das funções na rede pública durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef.

Assim como também os profissionais do magistério da educação básica aposentados que comprovarem efetivo exercício nas redes públicas escolares, nos períodos dispostos no inciso I da lei, ainda que não tenham mais vínculo direto com a administração pública que os remuneravam, e os herdeiros, em caso de falecimento dos profissionais alcançados por este artigo.

O Projeto agora aprovado, vai à sanção do Executivo Municipal.

Brasil se aproxima de 4,5 mil casos de monkeypox, informa ministério

 


São Paulo sozinho possui 2.788 pacientes; Bahia tem 44 infectados.

Até este sábado (27), o Brasil já registrou 4.472 casos de monkeypox, ou varíola dos macacos. São Paulo concentra mais da metade deste total (2.788 diagnósticos). Rio de Janeiro (578), Minas Gerais (253), Distrito Federal (168), Goiás (189) e Paraná vem a seguir no ranking. Os dados são do Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, a Bahia confirmou 44 infecções.

A principal forma de transmissão da doença é o contato direto pessoa a pessoa. O contágio pode acontecer a partir do contato com lesões cutâneas, crostas ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, pelo toque em objetos, tecidos (roupas, lençóis ou toalhas) e superfícies que foram usadas por alguém com a doença, além do contato com secreções respiratórias.

Fonte: CNN Brasil

Paula Fernandes sofre grave acidente de carro e veículo fica destruído

 


A cantora teria perdido o controle do volante. Em seguida, o carro capotou algumas vezes e se arrastou no asfalto até parar.

A cantora Paula Fernandes deu um grande susto nos seus seguidores, neste domingo (28/8). No dia do seu aniversário, ela postou em seu Instagram uma foto de um carro capotado e afirmou que renasceu. A cantora teria perdido o controle do volante e o carro capotou algumas vezes e se arrastou no asfalto até parar. “Eu ainda não sei bem como eu tô. Eu só sei que eu tô viva e sei que ontem eu renasci. Esta imagem chocante representa o dia mais difícil da minha vida, em que eu achei que seria o nosso fim”, falou.

Metrópoles

Prazo da autodeclaração para auxílio caminhoneiro termina nesta segunda-feira

 


Termina nesta segunda-feira (29) o prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC) façam a Autodeclaração do Termo de Registro para receber o Benefício Caminhoneiro-TAC. Quem fizer a autodeclaração até segunda-feira receberá as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro. As informações são da Agência Brasil. Após esse prazo, os caminhoneiros somente terão direito a receber o benefício a partir do mês da realização da autodeclaração, desde que atendidos os demais requisitos legais. Nesse caso, não será feito o pagamento retroativo.

 

Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro em situação “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano. As primeiras parcelas do Benefício Caminhoneiro-TAC foram pagas aos transportadores autônomos de carga que estavam com o RNTR-C vigente em 31 de maio de 2022 e em situação “ativo” em 27 de julho de 2022. Além disso, o transportador tinha de ter registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de operação de transporte rodoviário de carga realizado no período de 1º de janeiro de 2022 a 27 de julho de 2022.

 

Todos os profissionais que não se enquadraram nessa situação estão com uma notificação nos sistemas do Ministério do Trabalho e Previdência e poderão utilizar os canais da pasta para fazer a autodeclaração. O acesso pode ser feito pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Na autodeclaração, o caminhoneiro autônomo deverá afirmar que atende aos requisitos legais exigidos para recebimento do benefício e que está apto a realizar, de forma regular, transporte rodoviário de carga. Também será necessário informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) dos veículos cadastrados junto à ANTT. No primeiro lote, em 9 de agosto, mais de 190 mil caminhoneiros foram habilitados a receber as duas primeiras parcelas de pagamento, referentes aos meses de julho e agosto.

(Agência Brasil)

Salto de audiência do debate presidencial faz Band ultrapassar a Rede Globo

 


Ao longo do domingo (28), a Band não passou de 3 pontos no ranking de audiência na Grande São Paulo, principal área de aferição de público da Kantar Ibope. O quadro mudou minutos antes do início do debate presidencial, o 1º desta campanha.  Cinco minutos antes do início, o canal já marcava 5.5 pontos. Quando entrou no ar, às 21h, tinha 9 e assumia o 3º lugar, atrás de Record e Globo.

 

Com apenas 6 minutos, o debate ultrapassou a emissora do bispo Macedo ao atingir 10.5 pontos. Na chegada à primeira meia-hora do encontro de candidatos, a Band estava com 13 pontos. A Globo, 15.5, com o ‘Fantástico’. Menos afetados pelo debate, o SBT marcava 8.6 com o ‘Programa Silvio Santos’ e a Record, 7 pontos com o ‘Domingo Espetacular’.

 

Os ânimos à flor da pele no segundo bloco, com alguns presidenciáveis exaltados, repercutiram no Ibope. Com 14 pontos, a Band ficou empatada com a Globo.  Às 22h15, o debate superou o ‘Fantástico’ em alguns décimos nos dados prévios em tempo real.  A briga pelo público continuou acirrada, com alternância do 1º lugar no ranking até a ida para o intervalo, com a despedida dos âncoras Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, da Band.

 

O terceiro segmento começou com Leão Serva, da TV Cultura, e Fabíola Cidral, do UOL, como mediadores. A Globo recuperou a liderança em SP na reta final do ‘Fantástico’, perto das 23h. Mas em algumas praças a Band estava bem à frente, como no Distrito Federal (o debate com 19 pontos e a concorrente, 11). Logo depois, o programa com os presidenciáveis reassumiu a dianteira, se saindo melhor do que o compacto de gols da rodada no ‘Show da Vida’.

 

Daí em diante, a Band se manteve no topo até o final, com a Globo alguns pontos atrás exibindo o humorístico ‘Vai que Cola’.  A média geral do debate, das 21h às 22h50, foi de 13,3 pontos, de acordo com dados preliminares. O canal da família Saad ficou em 2º lugar. Mesmo ultrapassada por muitos minutos, a Globo conseguiu ser líder com 13,9 pontos. Os índices consolidados serão divulgados na terça (29).

 

Em parceria com a Band, a TV Cultura de São Paulo também transmitiu o debate. No seu melhor momento no Ibope, marcou 1.6 ponto, oscilando entre 5º e 6º lugares entre as grandes emissoras. Cada ponto no Ibope representa 205.755 telespectadores na região metropolitana de São Paulo.

 

domingo, 28 de agosto de 2022

DR. BENJAMIM FAZ REUNIÃO DE CAMPANHA EM CIDELÂNDIA

 


Encontro com líderes e entrevista à Rádio Babaçu preencheram a agenda do candidato no município.

O médico, Dr. Benjamim foi recebido em Cidelândia na tarde desta sexta-feira, 26, por lideranças locais que hipotecaram apoio à sua candidatura a deputado federal pelo União Brasil.

A reunião, realizada no Central Root's, bairro Vila Davi, contou com a presença de representantes da sede e interior do município. Na oportunidade, expuseram seus anseios coletivos e ouviram de Dr. Benjamim as propostas que compõem sua plataforma de trabalho.

Benjamim disse que é preciso fazer o município de Cidelândia avançar em todas as áreas da administração, mas sem descuidar da saúde - área onde atua há quase duas décadas com a prestação de serviços médicos à comunidade cidelandense.

Os líderes da campanha de Dr. Benjamim em Cidelândia, Mazim e Galvão, avaliaram como produtiva a reunião que foi antecedida por uma entrevista à Rádio Babaçu FM.







Rock in Rio acontece pela 1ª vez no período eleitoral e estará sujeito a leis

 


O Rock in Rio 2022 acontecerá pela primeira vez em seus 37 anos de história em período eleitoral. Com isso, o festival de música, que acontece entre 2 e 11 de setembro, estará sujeito as leis específicas vigentes no período. A organização do evento decidiu que está proibida a presença de candidatos nestas eleições nos palcos do festival, mas isso não quer dizer que artistas e plateia estão proibidos de se expressar politicamente.

 

Em maio, o Luis Justo, o CEO do festival, ressaltou que não haverá intervenções em manifestações que possam vir a ocorrer ao longo da programação, sejam elas de artistas ou do público presente. “Não vamos impedir que, num ambiente democrático, as pessoas se posicionem, elas têm liberdade de se expressar”, disse Justo. Em entrevista, Justo prometeu que o Rock in Rio continuará isento. “Nossa forma de fazer política é através do exemplo, da sustentabilidade.” Também foi anunciado pelos organizadores que o festival deste ano terá o maior palco de sua história, com 30 metros de altura, o que equivale a um prédio de dez andares.

ANP: preço da gasolina recua quase 3% nas bombas

 


Esta é a nona semana seguida de queda.

 

O preço médio da gasolina desacelerou 2,7% nos postos brasileiros nesta semana, chegando a R$ 5,25 por litro, conforme indicou pesquisa semanal divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), esse é o menor valor desde janeiro de 2021, considerando a correção pela inflação. Esta é a nona semana seguida de queda, por reflexo dos cortes de impostos aprovados pelo Congresso no fim de junho e a reduções de preços nas refinarias da Petrobras. Desde o recorde de máxima de R$ 7,39, na penúltima semana de junho, uma desvalorização acumulada de 28,9%, ou R$ 2,14 por litro.

 

Na semana, o valor mais barato encontrado pela ANP foi em Francisco Beltrão (PR): R$ 4,19 por litro, já o mais caro foi detectado em Tefé (AM): R$ 7,00 por litro. A ANP também registrou o preço da gasolina a menos do que R$ 5 por litro no Distrito Federal e em 11 estados (Amapá, Sergipe, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina). Já no Amapá e em Sergipe, o preço médio ficou inferior a R$ 5.

Debate presidencial deste domingo terá três blocos e estúdio sem plateia; confira regras

 


Os seis candidatos convidados ao primeiro debate para a Presidência da República

 

O primeiro debate presidencial de 2022 ocorre na noite deste domingo (28) e é esperada a presença dos dois líderes das pesquisas de intenção de voto: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento é organizado em pool por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, com início previsto para as 21h.

 

O debate será dividido em três blocos. Em reunião com assessores de todos os candidatos ficou acertado que não haverá plateia no estúdio. Além disso, caso um candidato desista de comparecer, a cadeira destinada a ele ficará vazia. Além de Lula e Bolsonaro, foram convidados Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), de partidos com representantes na Câmara de Deputados.

 

Debate presidencial

 

Folha de S.Paulo, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura formaram um pool para promover evento

Quando: Domingo (28), às 21h

Onde: Estúdio da Band, em São Paulo

Organizadores: Folha de S.Paulo, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura

Como acompanhar: no site da Folha

 

Candidatos convidados: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).

 

Mediadores: O encontro será mediado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, nos dois primeiros blocos. No último, a mediação será feira pelo diretor de Jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, e pela jornalista Fabíola Cidral, do portal UOL.

 

 

Regras do debate

 

O debate será dividido em três blocos

Não haverá plateia

Se algum candidato não comparecer ao debate, o púlpito ficará vazio

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta

Se avaliada pertinente, a resposta será dada ainda no mesmo bloco em que ocorreu o caso.

 

 

Primeiro bloco:

 

 

Haverá perguntas sobre temas sorteados. Candidatos terão um minuto e meio para responder

Os candidatos poderão questionar seus adversários. O candidato terá quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Quem perguntou tem um minuto para a réplica.

 

Segundo bloco:

 

Jornalistas fazem perguntas e escolhem quem comenta. Um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responde terá quatro minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica.

 

Terceiro bloco

 

Os convidados podem fazer perguntas entre si. Haverá também uma rodada de perguntas sobre temas sorteados e as considerações finais, de 2 minutos para cada.

Banqueiros e empresários pressionam presidenciáveis a apresentar medidas na economia



A menos de 40 dias da eleição presidencial, banqueiros e empresários se mostram perplexos diante da ausência de propostas concretas para estimular a economia nos planos de governo apresentados pelas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dirigentes e economistas de grandes instituições financeiras, líderes da indústria, do comércio e do setor de serviços dizem que “vêm tentando arrancar” dos dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto medidas para reaquecer o PIB.

 

A Folha ouviu, sob condição de anonimato, seis banqueiros, dois grandes empresários da indústria, outros dois do varejo e um do setor de serviços. Também entrevistou dirigentes de associações, analistas e economistas de bancos de investimento e corretoras. Reservadamente, eles classificam os planos de governo registrados no TSE como um “protocolo de intenções vazio”.

 

“Tenho interlocução com os dois lados e nenhum sinaliza nada fantástico”, disse Ricardo Lacerda, sócio do BR Partners, um banco de investimento. “Os dois programas [ao TSE] foram apresentados de forma muito cínica. Tudo é vago, só tem mais do mesmo [de ambos os lados]. A discussão ficou ideológica. O principal não está dado, quais serão as reformas, as medidas a serem tomadas.” Por isso, nas últimas duas semanas, banqueiros e empresários partiram em busca de informações junto aos próprios candidatos para desvendar, ao menos, dois pontos cruciais: a proposta sobre uma nova âncora fiscal e o projeto para a retomada do crescimento econômico.

 

Nos encontros, ambos os candidatos e suas equipes mencionaram a necessidade de revisão do teto de gastos, medida que corrige as despesas de um ano pela inflação do ano anterior. Para o mercado financeiro, com a perda do grau de investimento (selo de que o país é um destino rentável), em 2015, o teto passou a ser o principal indicador de que o país não se tornará insolvente ou gastador. Três banqueiros afirmaram que Lula prometeu explicitamente pôr fim ao teto de gastos. No lugar, sua equipe estuda a criação de um mecanismo atrelado a um volume de gastos, que seria maior inicialmente e depois reduzido ao longo do mandato.

 

Nos encontros de representantes dos setores com Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, a proposta em avaliação é que a despesa possa crescer acima da inflação –flexibilizando a regra do teto–, quando o endividamento estiver próximo de 60% do PIB. Muitos consideram o plano de Lula melhor porque seria mais eficiente no controle das contas públicas em longo prazo. Para o empresariado, mais preocupado com a retomada do consumo e do crédito, o que chama a atenção no plano de ambos os candidatos é a promessa do uso de garantias concedidas por bancos públicos e fundos específicos para lastrear empréstimos bancários, especialmente para empreendedores de pequeno porte.

 

Lula afirmou para os empresários ouvidos pela Folha que vai turbinar o uso dessas garantias via BNDES e Banco do Nordeste, ambas instituições de fomento, Caixa e BB. Bancos comerciais também poderão usar essas garantias públicas para lastrear financiamentos próprios. “Acho que é a única forma de esquentar a economia”, disse André Perfeito, economista-chefe da Necton, braço de investimento do BTG. “Não há recursos em caixa para subsídio via juros, como ocorreu no governo Lula. E esse programa de aval já está funcionando no governo Bolsonaro.” Durante a pandemia, Bolsonaro aprovou o Pronampe, um programa de concessão de empréstimos para empresas com garantias dadas pelo Tesouro Nacional.

 

O programa teve forte adesão de bancos privados, servindo de motor do crédito durante a crise sanitária. O Sebrae, que possui um fundo de aval chamado Fampe, também entrou nesse nicho. Depois, outra lei foi sancionada por Bolsonaro e criou o FGI, fundo de aval do BNDES. A ideia dos avais –principalmente com dinheiro do Tesouro e do FGTS– é dar o pontapé inicial à roda do crédito. Uma vez que o primeiro passo for dado, os pagamentos mensais de um empréstimo concedido servem de garantia para novos empréstimos. Para Lula, essa também será uma forma de reestruturar dívidas dos pequenos empresários. Segundo o ex-presidente, seu governo vai renegociar essas dívidas, especialmente para mulheres.

 

Estima-se que 55 milhões de mulheres, todas elas arrimo de família e donas de pequenos negócios, estejam endividadas. As reformas necessárias para a volta de investimentos, especialmente de estrangeiros, ficaram a desejar nos planos apresentados, segundo o empresariado. Lula ainda causa preocupação devido às declarações de seu partido (PT) de que poderá cancelar os efeitos da reforma trabalhista, que fez prevalecer o negociado (entre funcionário e empregador). O ex-presidente defendeu nessas conversas reservadas com os banqueiros que manter a reforma em vigor. Anunciou, no entanto, “aprimoramentos” para dar mais peso aos sindicatos, hoje enfraquecidos demais na avaliação do petista.

 

Bolsonaro afirmou que irá manter a reforma já realizada e tentará deslanchar o programa da Carteira Verde e Amarela com incentivos para a formalização do trabalhador. Quem contribuir com a Previdência terá acesso a crédito com juros diferenciados em bancos públicos, por exemplo. A reforma mais esperada pelo empresariado, a tributária tem, praticamente, o mesmo tratamento dado por Lula e Bolsonaro. Ambos prometem levar adiante medidas no Congresso que preveem a simplificação tributária, mas divergem na forma. Bolsonaro quer fazer a reforma em fases: primeiro, a unificar os tributos federais para, depois, promover a junção com o ICMS. Essa estratégia, no entanto, fracassou no mandato em curso.

 

Lula defende levar adiante a PEC da reforma tributária em discussão no Congresso e defende a criação imediata do IVA, o imposto único que agrega os demais. Ambos anunciam levar adiante a correção da tabela de Imposto de Renda da pessoa física. Lula quer isenção para aqueles que ganham até R$ 5 mil por mês e Bolsonaro para quem ganha até R$ 2.500. Apesar das promessas, o empresariado ouvido pela Folha diz não acreditar nisso, já que será preciso engordar o caixa do Tesouro diante de um cenário que aponta para queda global de crescimento, com alta de inflação e juros.

 

Os empresários afirmam ter pouca informação concreta sobre os planos dos candidatos para o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. Lula e Bolsonaro também não deixaram claros alguns temas, como a cobrança da CSLL (Contribuição Sobre o Lucro Líquido), a abertura da economia, a redução de impostos na concessão de crédito e a incidência de imposto sobre lucros e dividendos. Guedes vem defendendo publicamente o andamento de uma reforma do IR (Imposto de Renda) enxuta, reduzindo a tributação sobre as empresas e criando a taxação sobre dividendos. A ideia é fazer uma espécie de minirreforma tributária que incluiria a redução da alíquota de IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), dos atuais 34% para 30%. Além disso, os dividendos seriam taxados em 10% (hoje, eles são isentos). Em relação à reforma administrativa, Lula sinaliza para a valorização do servidor, enquanto Bolsonaro promete enxugar a folha de pagamento do funcionalismo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Universidades atestam segurança das urnas, diz TSE

 


Estudos realizados por três universidades brasileiras nos códigos-fonte das urnas eletrônicas concluíram que os equipamentos são seguros para serem usados nas eleições deste ano. Os estudos foram entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os estudos foram conduzidos pelas universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal de Pernambuco (UFPE).

 

De acordo com a Corte Eleitoral, as instituições de ensino superior foram unânimes e categóricas em atestar a segurança e auditabilidade dos sistemas de votação. As instituições realizaram testes de segurança nos equipamentos de computação de voto, além de trabalharem no aprimoramento do sistema e do aparato no que se refere à modernidade, à segurança e à transparência das urnas.

 

Para o TSE, os estudos conduzidos pelas universidades configuram mais uma demonstração da segurança do sistema eleitoral brasileiro, uma vez que, durante os trabalhos, as urnas de teste foram expostas aos mesmos ataques executados em todos os testes anteriormente já realizados. Em nenhuma das oportunidades de testes foi possível alterar o destino e a integridade de uma votação.

Lula diz que confia 100% em Alckmin como vice: ‘Sujeito esperto e habilidoso’

 


“Política é assim: você tem divergência, você briga, mas não é inimigo”.

 

Durante a sabatina no Jornal Nacional nesta quinta-feira (25), o candidato à Presidência da República Lula (PT) foi questionado sobre a relação entre ele e seu vice, Geraldo Alckmin. Lula afirmou que “confia 100%” nele e que Alckmin foi aceito pelo PT de corpo e alma. “Que sujeito [Alckmin] esperto e habilidoso. Ele fez um discurso que fiquei com inveja. Alckmin foi aceito pelo PT de corpo e alma.

 

A experiência dele como governador de São Paulo vai me ajudar a consertar esse país. Ele tem que voltar a crescer. Bonner, feliz era o Brasil quando a democracia era o duelo entre PT e PSDB. Não se tratava como inimigo”, comentou Lula. O candidato argumentou ainda que as divergência entre eles quando eram “rivais” político, ficaram no passado. “Política é assim: você tem divergência, você briga, mas não é inimigo”.

Propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira na TV e no rádio; saiba horários

 


As propagandas eleitorais na TV e no rádio se iniciam nesta sexta-feira (26). Apesar de tradicionalmente serem definidas como “gratuitas”, elas custarão aproximadamente R$ 737 milhões aos cofres públicos, na forma de isenção fiscal às emissoras que obrigatoriamente transmitirão as peças publicitárias. Além das diversas inserções diárias de 30 segundos nas emissoras de TV e de rádio, que acontecem durante os intervalos dos programas, há também o famoso “horário eleitoral” ou “guia eleitoral”, que terá duração de 25 minutos cada um e será transmitido duas vezes por dia.

 

No rádio, o primeiro guia eleitoral começa às 7h da manhã, terminando às 7h25. Depois, às 12h (meio-dia), inicia-se a segunda edição do horário eleitoral, encerrando-se às 12h25. Já na televisão, a primeira apresentação do horário eleitoral começa às 13h e termina às 13h25. Durante a noite, às 20h, o segundo guia eleitoral vai ao ar, terminando às 20h25.

 

Às segundas, quartas e sextas, às emissoras de TV e rádio transmitem as propagandas eleitorais de candidatos a governador (10 minutos), senador (5 minutos) e deputado estadual (10 minutos). Às terças, quintas e sábados, será a vez dos postulantes a presidente da República (12 minutos) e deputado federal (13 minutos).

 

TEMPO DE TV E RÁDIO

 

O tempo e a quantidade de inserções que cada candidato terá nas emissoras de TV e rádio foi definido com base na quantidade parlamentares que cada coligação tem no momento, entre Câmara dos Deputados e Senado Federal. Entre os candidatos à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem tem o maior tempo, com 3 minutos e 39 segundos por guia eleitoral, além de 287 inserções.

 

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo, com 2 minutos e 38 segundos, somados a 207 inserções. Ele é seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 2 minutos e 20 segundos, além de 185 inserções. Soraya Thronicke (União) tem 2 minutos e 10 segundos, com 170 inserções; Ciro Gomes (PDT) tem 52 segundos e 68 inserções; Roberto Jefferson (PTB) tem 25 segundos e 33 inserções; e Felipe D’Ávila (Novo) tem 22 segundos e 30 inserções.

Jejum previne doenças, melhora memória e criatividade, apontam descobertas científicas

 





Jejum melhora a concentração e a memória

 

O médico Jônatas Leônio participou do podcast JesusCopy e relatou descobertas científicas sobre benefícios que o jejum traz ao corpo humano, como melhoras na memória, concentração e criatividade. Leônio é especializando em neurociências e comportamentos, e lembrou que anos atrás muitos pesquisadores apontavam um “aparente conflito” entre a prática de jejum por motivos espirituais com os cuidados com o corpo, já que o período sem ingestão de alimentos e líquidos supostamente só causaria danos.

 

“Cada dia mais, percebo que a verdadeira ciência é uma parte da descoberta de Deus pela humanidade”, disse o médico ao apresentador Douglas Gonçalves, acrescentando que tudo o que “Deus mandou fazer”, conforme as Escrituras, faz bem ao ser humano. “Nós sabemos, hoje, que o nosso corpo foi programado para períodos de jejum”, disse, explicando que é “prejudicial” não fazer períodos de jejum, e até ateus enxergaram o benefício: “Estão fazendo mais jejum do que crente”, disse, rindo.

 

Ao longo da entrevista, o médico afirmou que o jejum é uma dádiva de Deus para a humanidade: “Deus nos entrega algo maior — na verdade Ele não está pedindo nada, Ele está entregando. O jejum é espiritual, ele aumenta a nossa sensibilidade e a fome por Deus. Jejum é fome de Deus”.

 

A ciência e o jejum

 

Leônio destacou algumas “descobertas” recentes sobre o jejum, entre elas a “melhora da concentração e da criatividade”, já que durante o período de privação, o fluxo sanguíneo é direcionado para o sistema nervoso e não para o aparelho gastrointestinal: “Isso melhora a circulação cerebral e gera mais atividade neuronal, o que faz melhorar a atenção e a concentração, tornando a pessoa mais criativa”, disse, explicando o motivo de o “jejum intermitente” estar tão difundido atualmente.

 

O jejum também facilita a aprendizagem: “Jejuando, estamos estimulando uma produção nova de células neuronais. Esse crescimento de neurônios gera conexões”, acrescentou Leônio, pontuando que isso favorece os novos hábitos e tomada de decisões. A memória também é beneficiada, disse o médico: “Existe um efeito na biogênese mitocondrial do cérebro quando a pessoa faz jejum. É como se o jejum ativasse um combustível aditivado no cérebro — o neurônio precisa de glicose, que é o combustível da célula”.

 

Outra fonte de energia para o cérebro que só é possível através desse abstinência são os “corpos cetônicos”, que só são ativados a partir de 14 horas de jejum, contou Leônio.

 

Vida longa

 

Uma “descoberta revolucionária” ocorreu em 2016, quando rendeu o Prêmio Nobel de Medicina ao biólogo japonês, Yoshinori Ohsumi, que descobriu que o jejum desencadeia o processo de autofagia, mecanismo pelo qual as células se autodegradam permitindo uma renovação das células e contribuindo para promover a longevidade do organismo.

 

“É a forma mais eficaz de fazer um processo de autofagia, que é a renovação celular. Isso quer dizer que, quem tem o hábito de jejuar vive mais […] Deus queria que a gente vivesse isso, desde sempre”, comentou o médico, acrescentando que a privação de alimentos e líquidos também atua como redutora de riscos de doenças cerebrais, como Alzheimer e o Parkinson.

 

“E, por último, o jejum reduz os níveis de inflamação e estresse. Ao comer um docinho, o corpo recebe glicose e ela vai acalmar, num primeiro momento. Mas, depois, ela vai liberar a insulina — um hormônio anabólico que vai liberar mais cortisol. E cortisol é o hormônio do estresse”, explicou. Os doces são uma categoria de vício, indicou: “É como um cigarro, que acalma a pessoa através da nicotina, mas o efeito rebote é ainda mais ansiedade depois, gerando a necessidade por mais nicotina e então a pessoa fica viciada”.

 

https://youtu.be/y3b28KPy0WY

 


quinta-feira, 25 de agosto de 2022

TSE define ministros que vão julgar ações sobre propaganda eleitoral

 


Horário gratuito na TV e no rádio começa nesta sexta-feira (26); decisões serão submetidas imediatamente ao plenário, presencial ou virtual.

As ministras Cármen Lúcia e Maria Cláudia Bucchianeri serão as titulares na função de juiz auxiliar de propaganda eleitoral. As magistradas foram designadas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Ambas já relatam casos de propaganda antecipada ajuizados. O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio começam nesta sexta-feira (26). O ofício com essa determinação de Alexandre de Moraes será ainda analisado pela plenário da corte. O TSE também já definiu o tempo de cada um dos 12 candidatos a presidente.

O ministro Raul Araújo, que também já relata acusações em apreciação, será juiz auxiliar substituto. Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça, foi designado como ministro-substituto. O presidente do TSE determinou que decisões “em matéria de propaganda eleitoral, serão imediatamente submetidas ao Plenário pela Presidência, inclusive por meio de sessão virtual”.

 

Fonte: CNN Brasil

Coreia do Norte proíbe cachorros de estimação; pets devem ser entregues aos zoológicos e a restaurantes

 


As autoridades estão identificando casas com cachorros de estimação e forçando as famílias a abrir mão deles.

A Coreia do Norte proibiu os cidadãos de terem cachorros de estimação. Os animais deverão ser entregues ao Governo. A informação é do jornal The Chosun Ilbo e veiculada também pelo jornal britânico Daily Mail. Ainda segundo a publicação, os animais têm sido enviados a zoológicos, que os exibem, ou como fonte de carne em restaurantes.

“As autoridades estão identificando casas com cachorros de estimação e forçando as famílias a abrir mão deles ou confiscando forçadamente os cães e sacrificando-os”, diz o periódico Inglês.

Os cachorros seriam vistos pelo governo em Pyongyang como símbolos da “burguesia” e de um capitalismo “decadente”, segundo o jornal sul-coreano, já que apenas uma pequena parte da população, com um maior poder aquisitivo, possui os pets, incluindo altos oficiais do país, de modo que os cães são vistos como artigo de luxo.

Essa é uma tentativa de amenizar os ânimos da população mais pobre em meio à crise enfrentada pelo governo da Coreia do Norte, que tem, ainda, temores de uma crise alimentar no país. Um relatório recente das Nações Unidas aponta que 60% das mais de 25 milhões de pessoas que vivem na Coreia do Norte estão sofrendo com falta de alimentos, por causa das sanções internacionais ao país, devido a seu programa nuclear.