quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Caru Tapera confirma pré-candidatura a vereador pelo Movimento 65 e apoiará Adão Carneiro para Prefeito de São Francisco do Brejão.



“O Músico e Líder Comunitário mais comentado das redes sociais, avança no projeto eleitoral para 2020 e apoiará a pré-campanha do Prefeito Adão Carneiro”.

Os bastidores da Política na Capital do Leite (São Francisco do Brejão/MA) estão pegando fogo, embora ainda falte alguns meses até a homologação dos nomes que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições 2020.  Até lá muitas mudanças continuarão acontecendo nos bastidores da política Brejoense.

Caru Tapera, que recentemente esteve nas fileiras do PSL passando um período também no DEMOCRATAS, agora decidiu de vez qual será de verdade o seu destino partidário. Ele será pré-candidato a vereador pelo MOVIMENTO 65. O anúncio da filiação de “CARU TAPERA” foi feito durante um encontro com o prefeito Adão Carneiro.

“Conversei com o nosso Prefeito e decidi apoiar sua pré-candidatura a reeleição, me somo a ele e a todas as lideranças do MOVIMENTO 65 que estão se formando em torno de sua pré-candidatura para prefeito de São Francisco do Brejão. Acredito que ADÃO CARNEIRO é o melhor para nossa cidade e para o nosso povo”, disse CARU TAPERA (O CLAUDIVAN).

ADÃO CARNEIRO agradeceu o apoio e elogiou o empenho de CARU. “É com muita alegria que recebemos o apoio do nosso amigo CARU. Ele é um homem simples e vem contribuindo positivamente para o crescimento do nosso grupo na construção da sua pré-candidatura rumo ao poder legislativo municipal de São Francisco. Agradeço a ele e a cada homem e mulher que estão se juntando ao nosso projeto. Nossa responsabilidade aumenta, mas quero dizer que estamos prontos para continuar mudando a realidade de nossa gente”, concluiu.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

CIDELÂNDIA: CIDADE ONDE CANTA O SABIÁ.


                                                                     Foto em vida do Professor Sabiá


Com 326 (65,5%) votos do total de 492 eleitores que compareceram às urnas, Professor Sabiá é escolhido como o novo nome da escola José Sarney, que passa a se chamar Unidade Integrada José Pedro Coelho Neto (Professor Sabiá). Em segundo lugar ficou o pioneiro Furtunato Horas com 165 votos (35,5) da eleição que ainda teve um voto nulo.

Conheça um pouco da história do Professor Sabiá extraída de um trabalho acadêmico feito por Elivan Braz no ano de 2006 e apresentado ao curso de jornalismo da Universidade Estadual do Maranhão. E que, por ocasião do processo da troca do nome da escola, recebeu a contribuição da Professora Izabel e de Orlando Silva com as devidas atualizações que mencionam até o falecimento do homenageado.

Onde canta o “Sabiá”?

José Pedro Coelho Neto, popularmente conhecido como Professor “Sabiá”, - nome que segundo ele, herdara dos amigos quando morava em Lago do Junco-MA, por fazer serenata e recitar versos, foi o primeiro professor a colocar os pés em Cidelândia.

No ano de 1969. A recente povoação formada em função da instalação da Companhia Industrial de Desenvolvimento da Amazônia (CIDA), - que mais tarde deu origem ao nome do Município (CIDA+LÂNDIA), chamou sua atenção a ponto de se oferecer para  dar aulas aos filhos dos pioneiros

Funcionário da Secretaria de Educação de Imperatriz, não pensou duas vezes e providenciou sua transferência para a terra onde viveu até a data de sua morte. Aqui resolveu fazer morada e juntamente com os pais de alunos construiu um barracão, e por intermédio de um extinto projeto chamado João de Barro da Prefeitura de Imperatriz e do Governo do Estado implantou e lecionou para as séries da alfabetização ao quarto ano primário.

Até a construção da primeira escola, em 1979, “Sabiá” exerceu o ofício de professor, encarando as mais diversas dificuldades. Como se não bastasse o baixo salário, que sempre recebia com atraso, tinha que ir a pé pela mata até Imperatriz para recebê-lo, o que era um grande desafio pelos inúmeros riscos e pela presença de indígenas. Às vezes, conseguia carro à altura do Km 1600 da BR-010.

Cansado da excessiva jornada de trabalho e da falta de respeito, “Sabiá” abandona a docência, mas com a sentimento do dever cumprido, pois grande parte de seus alunos puderam continuar os estudos e alcançar formação superior.

Mas quem tanto contribuiu com a educação de Cidelândia, nunca ocupou sequer um lugar de honra na administração do município. “Infelizmente eles têm preconceito contra negro, velho e pobre", disse ele com tristeza ao se reportar aos administradores da época.

Viveu da aposentadoria rural, benefício concedido pela idade, já que não conseguiu o benefício por tempo de serviço. Foram mais de 50 anos vendo o nascer e o pôr do sol do quintal da mesma casa, que fica ao lado da prefeitura de Cidelândia.

ENTREVISTA: Em resposta à entrevista concedida a Elivan Braz, Professor Sabiá falou de perspectivas, projeto e admiração.

PERSPECTIVA - “Naquele tempo, eu era quase um doutor, todos me procuravam até para passar remédio; hoje poucos me visitam, mas tenho esperança de dias melhores".

PROJETO -  Para Sabiá, o município que adotou como seu, precisaria se comprometer mais com o setor educacional: valorizar seus professores e implantar escola profissionalizante para o ensino de letras e artes.

ADMIRAÇÃO – O Professor Sabiá, sempre nutriu uma profunda admiração pelos professores de Cidelândia, em especial pelo Pe. Cícero. “O admiro, em primeiro lugar, como padre; segundo, como intelectual, e terceiro, como professor dos professores", disse isto em reconhecimento a Cícero Marcelino de Melo, diretor e professor do Centro de Ensino Isaura Amorim.

Quem foi o Sabiá?

José Pedro Coelho Neto, nasceu em Loreto-MA no dia 23 de abril de 1930 e faleceu em Cidelândia no dia 13 de julho de 2019. Foi o primeiro professor de Cidelândia, e tendo apenas o 2º grau prestou um serviço de um verdadeiro Mestre. Exerceu a docência com garra e determinação por 22 anos. Pai de 12 filhos, envelheceu ao lado da mulher de sua mocidade, Maria da Paz Avelino Coelho. Um exemplo a ser seguido por seus alunos e pessoas que conhecem a sua história.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Senadora Eliziane Gama alerta para “golpes” em seu nome.



Nas redes sociais, a senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) fez questão de alertar para alguns “golpes” que estariam sendo realizados em cidades do Maranhão, utilizando o seu nome.

Eliziane disse que algumas pessoas estariam pedindo dinheiro para custos cartoriais em seu nome. A parlamentar já comunicou o fato a Secretaria de Segurança Pública e pediu que quem for contactado em seu nome para esse tipo de situação, procure imediatamente a polícia. Veja abaixo o alerta da senadora maranhense.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Prefeitos exigem inclusão de beneficiários no Bolsa Família para garantir votos.



Fila de 3,5 milhões foi lorota criada para gerar votos nas eleições municipais deste ano. 

Prefeitos pressionam o governo federal a inscrever mais 3,5 milhões de pessoas que estariam “na fila” do Bolsa Família. Mas isso é lorota: o programa já beneficia mais de 28 milhões de brasileiros e a cada ano mais são acrescidos. Apenas no ano passado o total de beneficiários diminuiu, após o governo promover a primeira limpa no programa, eliminando irregularidades, fraudes e até beneficiários mortos. Ainda assim, 1,1 milhão de novos beneficiários foram acrescidos à lista. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Prefeitos querem votos trazidos pelo Bolsa Família. Eles tentam fazer parecer, sobretudo em regiões mais pobres, que é programa deles. O deputado Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) avisou que o Bolsa Família se transformaria no maior programa de compra de votos do mundo.

Prefeitos querem votos trazidos pelo Bolsa Família. Eles tentam fazer parecer, sobretudo em regiões mais pobres, que é programa deles. O deputado Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) avisou que o Bolsa Família se transformaria no maior programa de compra de votos do mundo.

Na limpa na lista de beneficiários do Bolsa Família, em 2019, foram retirados 1,3 milhão de brasileiros por fraudes e irregularidades. Em 2017, sob Michel Temer, o governo zerou a fila do Bolsa Família. Segundo a administração atual, a fila se aproxima de 500 mil pessoas.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Cidelândia: Câmara de Vereadores sai em defesa da população e repudia declaração agressiva de empresária.



A Câmara de Vereadores de Cidelândia, se reuniu nesta Sexta-Feira (21) em Sessão Interna para repudiar veementemente a postura desequilibrada da empresária Raabe Carvalho, que, em declaração nas redes sociais, tratou a população de cidelândia com desrespeito e agressividade.

Em áudio veiculado nas redes sociais (grupos de WhatsApp) nesta quinta (20), a empresária e pré-candidata a vereadora, Raabe Carvalho, classifica a população como “jumentos” e afirma que a “esse povo (de Cidelândia) merece é apanhar com chicote e colocar uma espora de arraia na ponta, que taca é pouco”. Ainda no mesmo áudio, a empresária afirma “que Ministério Público não funciona”, na tentativa de desqualificar e afrontar este tão conceituado órgão.

Os vereadores, se sentiram ofendidos com a declaração e saíram em defesa do povo, repudiando todo e qualquer ato desta natureza. Estiveram presentes os parlamentares Keke Teixeira (Presidente), Francisco Moura (Chiquinho), Carlos do São Domingos, Chico da Meire, Valmir Lima e Francisca Silva (Chica Preta).

Veja a Nota emitida pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cidelândia vem a público repudiar de forma veemente a declaração desrespeitosa, agressiva e descabida da empresária que, em áudio nas redes sociais, instigou o ódio e feriu a honra do povo cidelandense.

Esta Casa não comunga deste tipo de comportamento e por isso sai em defesa do bem mais precioso que temos: o nosso povo, humilde, batalhador e hospitaleiro.

É certo que o Estado Democrático de Direito garante a todos o direito de expressão, mas protege a honra e a dignidade da pessoa humana.

As críticas fazem parte do cotidiano social, entretanto devem ser feitas dentro da civilidade e do espírito democrático.

Os excessos praticados pela empresária requer desta Casa de Leis que sejam adotadas as providências judiciais cabíveis para que haja retratação pública e a responsabilização civil e penal.

Nos solidarizamos com a população, e não poderíamos deixar passar desapercebido, por que senão o nosso ofício não faria sentido, somos representantes do povo.

Câmara Municipal de Cidelândia.



Governo traça plano para atrair fábrica da montadora norte-americana de veículos elétricos Tesla para o Brasil.



O governo tentará atrair para o Brasil a instalação de uma fábrica da montadora norte-americana de veículos elétricos Tesla, afirmou o deputado federal Eduardo Bolsonaro no Twitter na última quinta-feira (20).

O deputado, que já foi cotado pelo governo de seu pai, Jair Bolsonaro, para ser embaixador do Brasil em Washington, disse na rede social que participou de uma videoconferência com o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o ministro-conselheiro da embaixada dos EUA no Brasil, William Popp, para discutir a atração do investimento da Tesla.

“O Ministro Marcos Pontes….estava em videoconferência conosco e Sr. Popp da Embaixada dos EUA no Ministério de Ciência e Tecnologia tratando de atrair para o Brasil fábrica da americana Tesla, empresa de tecnologia renovável que produz baterias e carros elétricos”, escreveu o deputado no Twitter.

Procurado, representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Tesla não se manifestaram sobre o assunto.

Na semana passada, Pontes, o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) e o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), Claiton Pacheco Galdino, já haviam se reunido para traçar um planejamento para contatar representantes da Tesla. O compromisso estava na agenda oficial do ministro.

A reunião foi o primeiro movimento de um plano para trazer a montadora ao país, segundo Galdino. “A gente quer muito que venha, mas é só um primeiro passo de uma maratona.”

Segundo comunicado divulgado anteriormente por Freitas, o governo planeja uma visita de uma comitiva brasileira, contando com o presidente Jair Bolsonaro, à sede da Tesla nos Estados Unidos para apresentar o projeto para a vinda da montadora ao Brasil.

Santa Catarina abriga uma fábrica de motores da General Motors e uma fábrica de veículos da BMW.

As vendas de veículos elétricos no Brasil têm crescido e incentivado alguns lançamentos que incluem um modelo híbrido da Toyota que funciona com motor a etanol. A GM lançou no país o modelo Bolt, importado dos EUA, no ano passado, e a Renault já vende os modelos Zoe e Leaf no Brasil.

Em 2019, as vendas de veículos híbridos e elétricos no Brasil somaram 11.844 unidades, após 3.965 em 2018, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

CIDELÂNDIA: SÃO DOMINGOS GANHARÁ PRAÇA MODERNA.





Dentro do cronograma de obras e ações da Prefeitura de Cidelândia para 2019, a Praça de São Domingos vai dar nova cara a um dos pontos de chegada à sede do município pela Rodovia Padre Josimo Tavares.

Na mesma rodovia fica o Povoado São Francisco, que recebeu ainda em 2018 revitalização e implantação de academia de saúde na Praça Zé do Quiosque.

A obra da Praça de São Domingos vem completar o investimento da Prefeitura no melhoramento de ambientes que proporcionem lazer e espaço de manifestações culturais à população.

O prefeito Fernando Teixeira, na companhia dos secretários Edson Lopes e Francisco Roberto, vistoriou o local da praça na tarde da última quarta-feira (19).

Construindo um novo tempo!


Análise em laboratório encontra até 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos em latinha de bebida.




A análise laboratorial em 31 latinhas de bebidas como cerveja, refrigerante e suco compradas em diversos comércios de Campinas (SP) encontrou milhares de micro-organismos que podem causar prejuízos à saúde. Em apenas um dos produtos foram localizados 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos e, em outro, 12 mil bactérias e 2,6 mil fungos.

As bebidas estavam em geladeiras e prateleiras de supermercados, padarias, postos de combustíveis e bares. Do total, 29 latinhas apresentaram micro-organismos na tampa, onde ocorre o contato com a boca, segundo a análise da doutora em ciências de alimentos Rosana Siqueira.

O material retirado das tampas com cotonetes foi colocado em estufa durante alguns dias. Dentre os micro-organismos encontrados, a pesquisadora dá destaque para os coliformes fecais, o que indica a presença de fezes nas latas. “Diarreia, pode ter vômitos, febre, dores abdominais. Problemas como conjuntivite, otite ou até mesmo infecção urinária”, lista a doutora como possíveis resultados do contato humano com os micro-organismos.

Em época de carnaval, muitos foliões optam por comprar as bebidas diretamente nos blocos ou nos comércios por onde a folia passa. Segundo Siqueira, o uso de papel para limpar a tampa das latas até ajuda, mas não é suficiente para remover toda a sujeira. Ela também alerta para o uso de copos. “O copo, se você não limpou a latinha, não adianta, você vai consumir, ingerir os micro-organismos da mesma maneira”. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Eduardo Braide pede para Flávio Dino diminuir o ICMS do óleo diesel para preços das passagens de ônibus baixarem.





O deputado federal Eduardo Braide (Podemos), que é pré-candidato a prefeito de São Luís, voltou a se manifestar neste domingo (16) sobre o reajuste nas tarifas de ônibus e lembrou que, sendo o Estado e a Prefeitura, parceiros, uma das soluções para diminuir o impacto dos custos com transporte seria o governador Flávio Dino (PCdoB) reduzir a alíquota do ICMS sobre os combustíveis das empresas de transporte para que houvesse redução também da planilha sobre os custos que provocam os aumentos das passagens.

Eduardo Braide destacou ainda em sua conta no Twitter que as empresas de ônibus já ameaçam demitir cobradores e nem assim as tarifas diminuem, portanto é preciso o poder público encontrar outros meios para solucionar o problema.

"Já que a Prefeitura não teve a capacidade de resolver a situação é hora de mostrar à população de São Luís que ela é o Governo (do Estado) são parceiros", critica.

Para ele, uma das soluções seria o governador reduzir o ICMS sobre o diesel do transporte público para diminuir o percentual do reajuste".

domingo, 16 de fevereiro de 2020

EUSTÁQUIO SAMPAIO PARTICIPA DE REUNIÃO EM SÃO LUÍS, PROMOVIDA PELA SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E ARTICULAÇÃO POLÍTICA – SECAP.




O superintendente Eustáquio Sampaio esteve em São Luís, onde participou de uma importante reunião promovida pela secretaria de estado de comunicação social e articulação política — SECAP.

Ao lado de Rodrigo Lago secretário da pasta e com o Sub secretário Ronaldo e logo a baixo com Pedro Araújo assessor de articulação política que compõe a região de Cidelândia.

" Uma reunião produtiva no qual foi debatido assuntos do Estado como também as próximas ações do governo para a nossa região Tocantina" disse Eustáquio ao blog.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

CONGRESSO ADIA VOTAÇÃO DE VETO SOBRE ORÇAMENTO IMPOSITIVO PARA DEPOIS DO CARNAVAL.



Após impasse na sessão da última quarta-feira (12), ficou para depois do Carnaval a análise do veto à proposta que torna obrigatória a execução das emendas orçamentárias do relator-geral do Orçamento. Pelo texto vetado, as emendas passariam a ser executadas seguindo as indicações e ordem de prioridade definidas pelos autores.

Há disposição da maioria dos partidos para derrubar o trecho vetado e restabelecer o Orçamento impositivo, mas partidos como PSL, Psol, Podemos e Novo se manifestaram contra a derrubada do veto. Parte dos parlamentares cobra a regulamentação do dispositivo por um novo projeto antes da derrubada do veto.

O presidente do Senado e da Mesa do Congresso, Davi Alcolumbre, marcou uma reunião de líderes para a próxima terça-feira, às 10 horas, e determinou que o veto só seja votado após o Carnaval.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

EX-PREFEITO JOSÉ CARLOS ACOMPANHADO DE LIDERANÇAS POLÍTICAS ESTEVE VISITANDO SEU IRMÃO EUSTÁQUIO SAMPAIO EM CIDELÂNDIA/MA.



O ex-prefeito de Cidelândia José Carlos Sampaio (que foi prefeito por dois mandatos), irmão do pré-candidato a prefeito, Eustáquio Sampaio, esteve fazendo uma visita política às lideranças do município nesta terça-feira, 13 de fevereiro/2020. Na oportunidade conversaram bastante sobre a política nesse ano de 2020, e sobre a pré-candidatura de Eustáquio Sampaio a prefeito de Cidelândia.

José Carlos saiu da reunião satisfeito e confiante de que Eustáquio Sampaio fará a diferença na política do município e na campanha para prefeito deste ano. Eustáquio vem unindo lideranças que vão lhe dar suporte durante toda a caminhada que vem por ai, não será fácil, mas com vontade e determinação, adjetivos que Eustáquio e seu grupo político leva com ele, a campanha desse ano promete grandes surpresas, o grupo se fortalece a cada dia com a adesão de pessoas que acreditam em um projeto novo envolvendo e ouvindo todos de Cidelândia.

Nos bastidores políticos especula-se que o Ex-prefeito José Carlos será um dos fortes apoiadores de campanha do seu irmão Eustáquio. Haja visto que José Carlos goza de prestígio, pois é um nome que não tem rejeição na cidade, segundo informações do vereador Chico da Meire à população de Cidelândia gosta de verdade do ex-prefeito, é tão tal que José Carlos teve dois mandatos e ainda ajudou a eleger o saudoso ex-prefeito Neto Teixeira que foi eleito com apoio de José Carlos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Caixa inicia na quinta pagamento do PIS para nascidos em março e abril.



A Caixa inicia na próxima quinta-feira (13) o pagamento do Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS) calendário 2019/2020, para os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Os beneficiários com conta individual na instituição, cadastro atualizado e movimentação, o crédito está sendo feito nesta terça-feira (11).

Segundo a Caixa, receberão o abono mais de 3,6 milhões de trabalhadores, totalizando R$ 2,7 bilhões em recursos injetados na economia. Os valores variam de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018.

Os pagamentos são escalonados conforme o mês de nascimento do beneficiário e tiveram início em julho de 2019, com os nascidos naquele mês. O prazo final para o saque do abono salarial do calendário de pagamentos 2019/2020 é 30 de junho deste ano.

O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou pelo Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207.

O banco disponibilizará cerca de R$ 16,5 bilhões para mais de 21,6 milhões de beneficiários até o final do calendário.

Quem tem direito

Pode receber o benefício o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano base 2018.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Eustáquio Sampaio e lideranças Políticas de Cidelândia Prestigiam Partida de futebol Entre Imperatriz e E.C Vitória.



O próximo Prefeito de Cidelândia/MA, Eustáquio Sampaio a convite de Adauto do Baratão acompanhou juntamente com o pré-candidato a vereador Nelson, na noite desta terça-feira (11/02), o jogo entre Cavalo de Aço e E.C Vitória pela primeira fase da Copa do Brasil. Com partida disputada na cidade de Imperatriz/MA, no Estádio Frei Epifânio.

Eustáquio falou da emoção de estarem presentes no jogo. “Viemos juntos para que nossa união pudesse fortalecer o time. Um jogo muito bem equilibrado”.

Viemos aqui para incentivar a torcida do Time do Imperatriz. Valeu a pena estar presente nessa grande partida”, ressaltou o pré-candidato a vereador Nelson.

Agência Brasil explica: quem tem direito a isenção para comprar carro?



Autistas e pessoas com deficiência podem comprar veículo sem imposto.

Autistas e pessoas com deficiência física, visual e mental – severa ou profunda – têm direito, por lei, a isenção de impostos na compra de veículos automotores. O benefício também é válido para os responsáveis pelas pessoas que se encaixam nessa classificação. O desconto só é válido para a compra de veículos novos.

Os tributos que deixarão de ser cobrados são: o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Operações de Crédito (IOF), o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), e o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).

A isenção do IPVA e do ICMS só ocorrerá na compra de veículos que custem até R$ 70 mil. Acima desse valor, apenas os tributos federais, IPI e o IOF, não serão cobrados. No caso desse último (IOF), a isenção não é válida para as pessoas com deficiência visual, mental ou autistas – que por essa razão não estão aptas a dirigir – por falta de previsão legal.

Para dar entrada no processo de solicitação da isenção é necessário seguir os seguintes passos:

1º passo – providenciar Carteira Nacional de Habilitação especial A pessoa com deficiência deverá, inicialmente, solicitar a carteira de habilitação de portadores de deficiência (CNH Especial). Para obter esse documento, o caminho é procurar o Detran do estado em que o interessado reside. No entanto, se a compra do veículo for feita por um responsável pela pessoa com deficiência, a alteração na CNH não será necessária.

2º passo – solicitar isenção de impostos federais (IOF e IPI) A solicitação da isenção dos impostos federais é feita exclusivamente pelo Sistema de Controle de Isenção de IPI/IOF (Sisen), disponível na página da Receita Federal na internet.

Para a concessão da isenção, serão exigidos um laudo de avaliação emitido por prestador de serviço público de saúde (ou por serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde), pelo Detran ou por suas clínicas credenciadas, ou por intermédio de serviço social autônomo, sem fins lucrativos, criado por lei, caso não tenha sido emitido laudo de avaliação eletrônico; e certidão de nascimento atualizada do beneficiário, na qual esteja identificado o seu responsável legal, no caso de requerimento transmitido por tutor ou curador.

3º passo: solicitação de isenção de IPVA e ICMS Para ter o abatimento dos tributos estaduais IPVA e ICMS, o interessado deverá procurar a secretaria de Fazenda do estado em que reside ou unidade do Detran. No estado de São Paulo, o pedido de isenção pode ser feito eletronicamente por meio do site da Secretaria de Fazenda.

Preços

Os descontos no valor dos carros varia de montadora para montadora. Algumas marcas, além do abatimento dos impostos, concedem descontos para pessoas com deficiência. Por exemplo, o Chevrolet Cobalt 1.8 tem preço de tabela R$ 69.990. Para as pessoas com deficiência, ele sai R$ 48.439. Já o Jeep Renegade Longitude a diesel tem preço de tabela R$ 137.290. Para pessoas com deficiência, sai a R$ 103.242.

Denise Griesinger

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Teste desenvolvido na Ufba identifica coronavírus em 3h, diz pesquisador.



O virologista Gúbio Soares, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolveu junto à equipe dele um teste rápido que pode identificar o coronavírus em cerca de 3 horas.

Gúbio, que foi um dos pesquisadores que identificaram o zikavírus, conta que o teste é moderno e feito em uma máquina do instituto na Bahia. A técnica, conforme relatou, é a mesma que é usada na China, Alemanha e Estados Unidos.

“Nós usamos um teste específico para o coronavírus, que funciona só com coronavírus. Temos um equipamento mais moderno, muito mais sensível para todos os vírus que a gente queira trabalhar. Na realidade ele é um real time mais moderno, mais sensível, com resultado mais breve”, explica. De acordo com o G1, o pesquisador conta que a extração do material genético do vírus é feita nesse equipamento. “É um equipamento automatizado, não tocamos no material, colocamos com luva e máscara. A partir dali nós vamos extrair o material genético do vírus e vamos levar para outra máquina. Usamos a secreção da faringe”, diz.

Brasil é o 2º que mais cortou sua taxa de juros


Após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de baixar a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual, levando-a para o piso histórico de 4,25%, na última quarta-feira, o Brasil, em uma lista de 15 países, tornou-se o segundo que mais cortou os juros básicos em um ano. O País fica atrás apenas da Turquia, que reduziu sua taxa básica de juros em 12,75 pontos porcentuais no mesmo intervalo. O levantamento foi feito pelo fundador e CEO da Capital Advisors, Charlie Bilello.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

AÇAILÂNDIA: Glen Soares desponta como um dos principais nome para uma vaga no legislativo municipal.



O ex-secretário de Esportes de Açailândia e principal aliado e articulador da campanha do Deputado Federal Hildo Rocha em Açailândia, Glen Soares, popularmente conhecido como O Azeitona, ele tem se destacado pelo grande trabalho de articulação política na cidade de Açailândia e em sua regional.

Glen Soares está levando o desenvolvimento em várias ações em prol das comunidades, contribuindo no fomento das comunidades, mesmo sem ocupar corgo público tem mostrado desenvoltura para representar os munícipes de Açailândia.

E nos bastidores políticos de Açailândia já se fala que Glen Soares está entre os favoritos para ocupar uma vaga na Câmara Municipal a partir de 2021.

Evangélicos devem ultrapassar católicos no Brasil a partir de 2032.



A população que se declara evangélica deve ultrapassar pela primeira vez o total de católicos no país a partir de 2032, quando o número absoluto de seguidores de cada uma das duas religiões deve ficar em torno de 90 milhões – de acordo com os últimos dados oficiais, há aproximadamente 22 milhões de evangélicos (22% do total) contra 125 milhões de adeptos do catolicismo (64%).

De acordo com a Veja, os números constam em estudo do demógrafo José Eustáquio Alves, professor aposentado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. Segundo o especialista, o número de brasileiros adeptos da religião evangélica cresce em média 0,8% ao ano desde 2010, enquanto a quantidade de católicos diminui 1,2% no mesmo período.

Com isso, a progressão geométrica aponta para que cada uma das duas religiões correspondam a cerca de 40% da população em 2032. Se a curva se mantiver, a partir daquele ano, portanto, os evangélicos devem se tornar maioria no país. A alteração mais emblemática no quadro religioso do Brasil, porém, deve ser confirmada em 2022, quando há previsão de os católicos representarem, pela primeira vez, menos de 50% da população.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

OS 78 DEPUTADOS QUE NÃO FALTARAM AO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO.



O Antagonista conseguiu a lista dos deputados que compareceram ontem à cerimônia de abertura do ano legislativo. De 513, apenas 78 — ou seja, 15% do total — passaram pelo Congresso durante o dia.

A lista está dividida por partido. O PSL e o PT, donos das maiores bancadas, tiveram o maior número de representantes.

PSL
Delegado Pablo (AM)
Coronel Chrisóstomo (RO)
Julian Lemos (PB)
Junio Amaral (MG)
Dra. Soraya Manato (ES)
Felício Laterça (RJ)
Lourival Gomes (RJ)
Abou Anni (SP)
Carla Zambelli (SP)
Caroline de Toni (SC)
Coronel Armando (SC)
Marcelo Brum (RS)
Sanderson (RS)
Aline Sleutjes (PR)
PT
José Guimarães (CE) Margarida Salomão (MG)
Reginaldo Lopes (MG)
Alencar Santana Braga (SP)
Carlos Zarattini (SP)
Rui Falcão (PT)
Zeca Dirceu (PR)
Paulo Pimenta (RS)
Bohn Gass (PT)
PP
AJ Albuquerque (CE)
Iracema Portella (PI)
Aguinaldo Ribeiro (PP)
Arthur Lira (AL)
Guilherme Derrite (SP)
Professor Alcides (GO)
Ângela Amin (SC)
PL
Patrícia Ferraz (AP)
Marcelo Ramos (AM)
Fernando Rodolfo (PE)
Bosco Costa (SE)
Zé Vitor (MG)
Lauriete (ES)
Soraya Santos (RJ)
Podemos
Bacelar (BA)
Marco Feliciano (SP)
José Medeiros (MT)
Roberto de Lucena (SP)
José Nelto (GO)
Diego Garcia (PR)
DEM
Alan Rick (AC)
Efraim Filho (PB)
Rodrigo Maia (RJ)
Sóstenes Cavalcante (DEM)
Luis Miranda (DF)
Republicanos
Capitão Alberto Neto (AM)
Dr. Gonçalo (MA)
João Roma (BA)
Júlio César (DF)
PSB
Rafael Motta (RN)
Gervásio Maia (PB)
Danilo Cabral (PE)
JHC (AL)
Alessandro Molon (RJ)
PDT
André Figueiredo (CE)
Túlio Gadêlha (PE)
Wolney Queiroz (PDT)
Alex Santana (BA)
MDB
Hildo Rocha (MA)
Isnaldo Bulhões Jr. (AL)
Herculano Passos (SP)
Cidadania
Paula Belmonte (DF)
Carmen Zanotto (SC)
PSDB
Luiz Carlos (AP)
Alexandre Frota (SP)
NOVO
Tiago Mitraud (MG)
Paulo Ganime (RJ)
PTB
Eduardo Costa (PA)
Avante
André Janones (MG)
Solidariedade
Marina Santos (PI)
PSD
Domingos Neto (CE)
PROS
Weliton Prado (MG)
PCdoB
Perpétua Almeida
PSC
Aluisio Mendes (MA)
PSOL
Ivan Valente (SP)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Medida Provisória que criou carteira estudantil digital gratuita vai perder sua validade no próximo dia 16.



Deputados e senadores não quiseram votar - sabe-se lá por quais razões - e duas medidas provisórias baixadas pelo presidente Jair Bolsonaro vão perder validade no próximo dia 16, já que não têm mais a menor chance de avançar nas comissões e plenários das duas casas do Congresso Nacional.

Uma delas é a 895/2019, que cria a carteira estudantil em formato digital, gratuito para todos os estudantes, mediante cadastro em aplicativo de celular vinculado a um banco de dados do Ministério da Educação.

A outra, a de número 896/19, desobriga órgãos da União, estados, Distrito Federal e municípios de publicarem documentos relativos a licitações em jornais de grande circulação — bastaria o anúncio em site oficial e no Diário Oficial da União. No mês seguinte à sua publicação, após um questionamento da Rede Sustentabilidade, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a MP.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Sessão solene do Congresso inaugura o ano legislativo nesta segunda-feira.



O Congresso Nacional retomará os trabalhos legislativos nesta segunda-feira (3), após o recesso de fim de ano. Em sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, marcada para as 15 horas, será lida a mensagem encaminhada pelo presidente da República ao Parlamento, com as prioridades do Executivo para 2020.

A cerimônia será realizada no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara.

A tradição é que, no primeiro ano de mandato, como ocorreu em 2019, o presidente da República entregue pessoalmente a mensagem ao Congresso e, nos outros anos, envie o representante da Casa Civil.

O presidente Jair Bolsonaro, que foi deputado federal por sete mandatos e costuma entregar pessoalmente ao Congresso propostas importantes para o governo, a exemplo da reforma da Previdência, não deverá quebrar o protocolo desta vez, sendo substituído pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). O presidente se recupera de uma vasectomia – cirurgia para esterilização de homens que não desejam engravidar a parceira – realizada na quinta-feira (30).