sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Celular Seguro amplia acesso ao cidadão

 


Prestes a completar dois anos, o aplicativo Celular Seguro amplia o acesso e alcança a todos os cidadãos brasileiros.

A novidade, que já está em funcionamento, foi anunciada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto. Agora, o cidadão que for vítima de furto ou roubo, ou extraviar o aparelho, poderá fazer o registro, em até 15 dias depois do ocorrido, por meio de qualquer meio eletrônico.

“É o Celular Seguro para todos” , comemorou Manoel Carlos. “Mesmo sem estar cadastrado, o cidadão pode entrar no Celular Seguro por outro aparelho, por um tablet, por exemplo, baixar o aplicativo e fazer o seu registro” , afirmou.

“Com isso, ele vai poder bloquear o aparelho, os aplicativos financeiros e cadastrar no modo recuperação.”

O instrumento, já consolidado como uma solução inovadora e eficaz para auxiliar o cidadão na proteção de dados pessoais e no combate às fraudes digitais, passa a contar com essa nova funcionalidade, capaz de fazer diferença na prática e melhorar a experiência de quem utiliza o serviço.

“Portanto, o Celular Seguro não está apenas disponível para esses 3,6 milhões de cadastrados e, sim, para todos os brasileiros”, anunciou.

Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro foi criado pelo MJSP para agilizar o bloqueio de aparelhos, reduzindo prejuízos financeiros decorrentes de golpes digitais, e facilitar a recuperação de celulares pelas polícias estaduais.

Pelo sistema, o usuário pode emitir um único alerta e solicitar, de forma rápida e segura:

• o bloqueio do aparelho;

  o bloqueio da linha telefônica;

• o bloqueio de contas e aplicativos bancários vinculados ao dispositivo.

A ferramenta também permite consultar se um aparelho usado possui restrições registradas no Celular Seguro ou nas bases da Anatel, o que auxilia a prevenir golpes na compra de celulares.

Acesse o Celular Seguro aqui .

https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/celular-seguro

 

 

PEC que permite acúmulo de cargos por professores segue para promulgação

 

 


O Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (10), em primeiro e segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que permite ao professor acumular um cargo remunerado com outro, de qualquer natureza. A PEC 169/2019 vai à promulgação.

A Constituição já permite acumular dois cargos de professor do ensino público ou um cargo de professor com outro de técnico ou científico, mas segundo o relator, senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), “falta clareza” na redação atual. Ele manteve o texto apresentado pelo autor, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).

— Seria muito bom se a remuneração fosse suficiente para a dedicação exclusiva, mas, infelizmente, não é. Todo mundo conhece a situação do professor brasileiro. Vamos dar a oportunidade de o professor trabalhar em outros cargos, desde que haja compatibilidade de horários — disse o relator.

O senador Cid Gomes (PSB-CE) apontou que a proposta permitirá aos professores acumular também um cargo administrativo além de dois de professor, mas ponderou que o ideal seria não haver necessidade disso. Ele afirmou: “O ideal é que não fosse necessário.”

Weverton Rocha (PDT-MA) reforçou que seria melhor que o professor tivesse um salário digno e não precisasse acumular funções, mas, diante da realidade, manifestou apoio à proposta como forma de beneficiar esses profissionais.

— Como não temos essa condição, voto, sim, para que possa ter essa possibilidade de buscar um segundo emprego e complementar sua renda — disse.

Votação célere

De acordo com as regras regimentais, uma PEC deve passar por cinco sessões de discussão em primeiro turno e por três sessões de discussão em segundo turno. A sessão desta quarta seria a segunda de discussão em primeiro turno, mas senadores aprovaram requerimento de calendário especial, o que permitiu uma votação mais rápida.

Filho de Bolsonaro vai renunciar ao mandato

 

 


O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta quinta-feira (11) que renunciará ao mandato na Câmara Municipal do Rio e se mudará para Santa Catarina, onde pretende disputar uma vaga no Senado em 2026.

“Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior, da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta”, afirmou Carlos durante abertura da sessão da Câmara.

O vereador também se emocionou ao citar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. Eleito pela primeira vez em 2000, aos 17 anos, Carlos Bolsonaro acumulou seis reeleições consecutivas no Rio.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

CNH do Brasil: Governo anuncia mudança histórica no processo de obtenção da habilitação

 


Tirar a carteira de motorista no Brasil sempre significou enfrentar um caminho caro, lento e cheio de barreiras. Algo que, para milhões de brasileiros, era mais um sonho do que possibilidade. Mas a partir desta terça-feira (9) esse percurso fica mais simples e acessível, com o lançamento da CNH Brasil.

Anunciada pelo presidente Lula e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, a iniciativa marca uma mudança histórica no processo de habilitação, tornando-o menos burocrático e até 80% mais barato. O modelo foi planejado para garantir que dirigir deixe de ser um privilégio e se torne um direito. ”Nós estamos anunciando não apenas o barateamento da CNH, nós estamos oferecendo às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria, respeitados na sua plenitude, nos direitos que eles têm que ter”, disse o presidente Lula.

Ao mesmo tempo, passando a garantia de que eles vão ser profissionais agora muito mais preparados, com mais responsabilidade, porque eles estarão totalmente legalizados”

Além da CNH do Brasil, o presidente Lula assinou a Medida Provisória do Bom Condutor.

Isso trará uma série de estímulos ao bom condutor no Brasil, como a redução de 40% no valor dos exames médico e psicológico. Além disso, se o motorista não cometer infração de trânsito, não vai precisar voltar ao Detran e pagar novas taxas para renovar a carteira, ela será renovada automaticamente”, detalhou o ministro Renan Filho. O Brasil tem hoje 20 milhões de pessoas dirigindo sem habilitação, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em alguns estados, tirar a CNH custa quase R$5 mil.

“Essa iniciativa vai melhorar a segurança do trânsito, porque vai formalizar. No Brasil, quando a gente checa um CPF de quem tem uma moto e depois olha se esse CPF tem CNH, 54% não tem. Isso demonstra que o modelo estava falido. As pessoas mais pobres não tinham mais condição de ter uma carteira nacional de habilitação”, disse o ministro dos Transportes.

Entre os brasileiros que serão beneficiados está Thiago de Jesus, entregador de aplicativo no Distrito Federal. Aos 38 anos, ele pedala mais de 4 quilômetros a cada entrega para garantir o sustento da família. “Eu faço mais de 15 entregas por dia e sempre tive vontade de ter uma moto, tirar habilitação, andar direitinho. Muita gente quer tirar habilitação, mas não tem as condições”, afirmou.

A CNH do Brasil prevê formação gratuita on-line, possibilidade de aulas práticas com instrutores autônomos ou nas autoescolas. Os exames – prático e teórico – seguem sendo obrigatórios, o que garante que as etapas de aprendizagem sejam cumpridas. O acesso à formação garante um trânsito mais seguro, com motoristas preparados circulando pelas ruas. O modelo aproxima o Brasil de práticas já adotadas em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Argentina.

Como vai funcionar a CNH do Brasil

1. Abertura do processo

Pelo site do Ministério dos Transportes , aplicativo CNH do Brasil (antigo app Carteira Digital de Trânsito) ou através dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

2. Curso teórico gratuito

Todos os conteúdos serão oferecidos on-line, sem custo, com acessibilidade garantida (Libras, legendas e recursos visuais) no site do Ministério dos Transportes ou presencialmente, nas autoescolas.

3. Flexibilidade nas práticas

Apenas duas horas de aulas práticas obrigatórias. O candidato escolhe: autoescola ou instrutor autorizado.

4. Provas obrigatórias mantidas

Exames teóricos e práticos continuam sendo realizados nos Detrans.

5. Reteste gratuito

Se o candidato for reprovado na primeira prova, tem direito ao primeiro reteste sem custo adicional.

Oportunidade de trabalho e segurança

A modernização também alcança o mercado de formação de instrutores. Com a possibilidade de atuação de profissionais autônomos, somada à permanência das autoescolas, o novo modelo cria um ambiente de livre escolha, ampliando a concorrência e estimulando a oferta e qualidade dos serviços.

Para esses profissionais, o curso de formação será oferecido gratuitamente pelo Ministério dos Transportes, e a autorização continuará sendo emitida pelos Detrans, garantindo controle e segurança. “As autoescolas vão continuar, mas o cidadão vai poder escolher entre uma autoescola e um instrutor autônomo para formá-lo na condução daquele veículo. Isso estimula a concorrência, que significa preço justo pelo serviço prestado e melhor qualidade para as pessoas”, explicou Renan Filho.

O processo também ganha mais flexibilidade: o candidato poderá organizar sua formação de acordo com sua rotina, inclusive utilizando o próprio veículo nas aulas práticas, desde que acompanhado de um instrutor autorizado e que o veículo esteja em condições de segurança previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Outra mudança importante é o fim da exigência de prazo para finalizar o processo. O candidato vai poder avançar no seu ritmo, evitando que o processo seja paralisado por falta de tempo ou de recursos.

Sistema ajustado à realidade brasileira

Atualmente 51% das pessoas entre 18 a 24 anos não possuem CNH e, no Norte e Nordeste, o custo do processo pesa ainda mais no orçamento familiar. Em estados como Acre e Bahia, por exemplo, o valor do processo pode equivaler a até oito meses e meio de trabalho, considerando o comprometimento de 30% da renda mensal. No Maranhão e Amazonas, a dificuldade é semelhante.

“A dificuldade de acesso à habilitação sempre foi um impeditivo para milhares de brasileiros que desejam trabalhar. No transporte de cargas, 44,6% das empresas têm vagas abertas para motorista. No transporte de passageiros urbanos, o índice é de mais de 50%. Ampliar o acesso à CNH com qualidade e responsabilidade significa aumentar a empregabilidade e fortalecer toda a cadeia produtiva do transporte, essencial para o abastecimento do país, para a economia e para os serviços públicos”, destacou Vander Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte.

A CNH do Brasil busca reformular um sistema que, por muito tempo, excluiu quem mais precisava dele: o trabalhador que depende da habilitação para ampliar a renda ou o jovem que precisa do documento para conquistar o primeiro emprego.

“Esse é um enfrentamento a uma reserva de mercado muito antiga no Brasil, que penalizava o cidadão, e que agora vai significar acesso, formalização no trânsito e uma reforma microeconômica que vai aumentar o consumo de maneira geral”, finalizou o ministro dos Transportes.

https://www.gov.br/transportes/pt-br/cnh-do-brasil

 

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

 


O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios entre janeiro e novembro de 2025, número que já supera o resultado de 2024, quando foram criadas 4,1 milhões de empresas. Os dados mostram alta de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, consolidando o melhor desempenho da série histórica. Os pequenos negócios representaram 97% das empresas abertas no país em 2025. Entre elas, 77% são microempreendedores individuais (MEI), 19% são microempresas e 4% são empresas de pequeno porte.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que o crescimento reflete a confiança dos empreendedores no cenário econômico. Segundo ele, o país vive “situação de pleno emprego e inflação sob controle”, fatores que estimulam a abertura de novos negócios. “Sessenta por cento dos brasileiros sonham em empreender. O empreendedorismo é porta para inclusão, geração de empregos e renda”, disse.

Em novembro, o país registrou a abertura de 350 mil novos pequenos empreendimentos, 28 mil a mais do que no mesmo mês de 2024. O setor de serviços respondeu por 64% das novas empresas abertas até novembro. Nesse segmento, a abertura de MEI cresceu 24,5% em relação ao mesmo período de 2024. Em seguida, aparecem o comércio, com 21% do total, e a indústria, com 7%. São Paulo (29%), Minas Gerais (11%) e Rio de Janeiro (8%) foram os estados que mais registraram abertura de pequenos negócios em 2025.

Microempreendedores individuais (MEI):

Micro e pequenas empresas (MPE):

Fonte: Agência Brasil

Trecho Seco ganha Sala de Inclusão Digital

 




Conquista é fruto de parceria entre o Governo Municipal e o Poder Judiciário do MA

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Brejão em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), inaugurou na manhã desta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, a Sala de Inclusão Digital no Povoado Trecho Seco. Um novo espaço vital para garantir o acesso da comunidade às ferramentas e aos serviços digitais do Judiciário.

A solenidade reforçou o compromisso da gestão em promover a inclusão social e fortalecer a cidadania. O evento contou com a presença de alta representatividade do Poder Judiciário e da política municipal e regional, incluindo:

•A Prefeita Edinalva Brandão.

•A Juíza Dra. Tereza Nina, representando o Presidente do TJ-MA, Desembargador Froz Sobrinho.

•A Juíza Dra. Selecina Locatelli, Presidente do Fórum da Comarca de Açailândia.

•A Vice-Prefeita Geane Alencar.

•O Prefeito de Cidelândia, Eustáquio Sampaio.

•Os vereadores Allysson do Gino (Presidente da Câmara), Francisco do Robertão, Jardel Barroso e Jhon Brandão.

•A Procuradora-Geral do Município, Dra. Fabicleia Sousa, e todo o Secretariado Municipal.

 

A Sala de Inclusão Digital é um marco que aproxima os serviços da Justiça do cidadão brejãoenses. Agora, as pessoas do Trecho Seco, assim como já vinha acontecendo com os munícipes da sede, podem acessar os principais serviços do Judiciário sem precisar ir à Comarca regional, podendo ser atendidas no próprio Trecho Seco.

 

Prefeitura Municipal de São Francisco do Brejão/MA

Juntos para o Brejão seguir em frente

#2025/2028 #prefeituradesaofranciscodobrejão

www.saofranciscodobrejao.ma.gov.br | ASCOM

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

União Brasil decide expulsar ministro Celso Sabino do partido

 


O ministro do Turismo, Celso Sabino, teve sua filiação ao União Brasil cancelada nesta segunda-feira (8). A decisão foi tomada pela Comissão Executiva da legenda após o ministro contrariar a orientação do partido e permanecer no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Antes da expulsão, Sabino havia sido afastado das atividades partidárias enquanto tramitaria um processo que poderia resultar nessa saída definitiva do partido, prazo que podia se estender até 60 dias.

Ministério da Saúde desativa sala de situação sobre intoxicações por metanol

 


O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (8) que desativou a sala de situação criada em outubro para acompanhar casos de intoxicação por metanol. A decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

Em comunicado, a pasta afirmou que o último caso confirmado ocorreu em 26 de novembro, referente a um paciente que apresentou sintomas três dias antes. Segundo o órgão, a queda acentuada no número de registros e mortes indica um cenário de estabilidade epidemiológica.

O ministério também destacou que todos os estados estão abastecidos com antídotos e contam com maior capacidade de diagnóstico. Com o encerramento da sala, o monitoramento volta ao fluxo habitual da vigilância de intoxicações exógenas, realizado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

 

Em ano eleitoral, governo quer contratar 1 milhão de moradias do Minha Casa, Minha Vida em 2026

 


O governo federal pretende acelerar o Minha Casa, Minha Vida em 2026 e alcançar a contratação de 1 milhão de novas unidades habitacionais ao longo do próximo ano. A iniciativa faz parte da estratégia para cumprir a promessa de entregar 3 milhões de moradias até o fim do mandato do presidente Lula.

Para atingir o objetivo, o Ministério das Cidades prepara um aumento no ritmo de contratações: a pasta quer elevar a média mensal de 60 mil para aproximadamente 80 mil unidades. A expectativa é que os recursos disponíveis permitam manter o nível de aprovação dos projetos sem interrupções.

Apesar da meta agressiva, o governo reconhece que a conclusão das obras depende de variáveis como andamento dos canteiros, liberação de terrenos e execução das construtoras. Por isso, nem todas as moradias contratadas serão entregues ainda em 2026.

Segundo o ministro Jader Filho, cerca de 40 mil unidades da Faixa 1  devem ser repassadas diretamente pelo presidente em eventos oficiais até meados de 2026. Atualmente, 172 mil moradias dessa faixa estão em construção, com aporte total de R$ 22,5 bilhões, incluindo R$ 5,5 bilhões previstos no Orçamento da União para o próximo ano.

"As pessoas podem fazer contratações porque não vai haver falta de recursos. Queremos dar essa segurança ao mercado", afirmou o ministro, ao detalhar o “Mapa do Caminho”, documento que concentra as ações planejadas pela pasta para 2026.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Influência de facções criminosas é principal preocupação do Judiciário para eleições de 2026

 


A influência de facções criminosas nas Eleições de 2026 preocupa o Poder Judiciário e demais autoridades brasileiras. Operações recentes da PF e decisões judiciais mostram tentativas de políticos de proteger integrantes de grupos como o Comando Vermelho.

Nas eleições municipais de 2024, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, e a OEA já apontavam riscos de infiltração do crime organizado — seja por coerção de eleitores, financiamento de campanhas ou uso da estrutura criminosa para influenciar resultados.

A ministra reforçou que a ameaça é séria e “não pode ser subestimada”, destacando o risco de que facções tentem alcançar poderes estaduais e nacionais para influenciar leis e políticas públicas. Relatório da OEA sobre 2024 confirmou ações criminosas no processo eleitoral, incluindo uso de dinheiro do tráfico e aumento da violência política. Há casos concretos envolvendo PCC e CV no patrocínio de candidaturas e na tentativa de usar a política para lavar recursos.

Em 2025, o TSE consolidou o entendimento de que integrantes de organizações paramilitares ou criminosas não podem ser candidatos, com base no artigo 17 da Constituição. O tribunal reafirmou o veto ao rejeitar o recurso de Fabinho Varandão, condenado por participação em milícia no Rio. Para o relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, permitir essas candidaturas compromete a liberdade do eleitor e distorce a competitividade eleitoral.

O TSE reforça que a Justiça Eleitoral deve reagir às tentativas de infiltração criminosa no Estado, impedindo que organizações usem candidaturas para legitimar ou ampliar seu poder.

Metrópoles

Avaliação governo Lula cai para 32%, diz Datafolha

 


A avaliação governo Lula apresentou nova oscilação em dezembro, segundo a pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (6). O levantamento indica que 32% dos brasileiros aprovam o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 37% o reprovam. Além disso, os dados mostram estabilidade, já que, anteriormente, 33% aprovavam e 38% reprovavam o governo.

Avaliação governo Lula entre grupos sociais

Segundo o instituto, 2.002 eleitores foram ouvidos em 113 cidades entre os dias 2 e 4 de dezembro. Como resultado, o cenário permanece dividido. Dos entrevistados, 37% classificaram a gestão como “ruim” ou “péssima”. Outros 32% a consideraram “ótima” ou “boa”, e ainda 30% avaliaram como “regular”.

Além disso, a aprovação pessoal de Lula chegou a 49%, enquanto 48% afirmaram reprovar o trabalho do presidente. Por outro lado, apenas 0,3% não soube responder. Conforme os números, há diferenças importantes entre os grupos consultados.

O governo recebe maior apoio de brasileiros com 60 anos ou mais (40%), menos instruídos (44%), nordestinos (43%) e católicos (40%). Em contraste, a reprovação é mais alta entre grupos com forte incidência de bolsonarismo ou antipetismo: 46% de quem tem ensino superior, 53% dos que ganham de cinco a dez salários mínimos, 45% dos sulistas e 49% dos evangélicos.

Além disso, a pesquisa aponta que o terceiro mandato do petista apresenta desempenho tímido quando comparado aos anteriores. No segundo mandato, Lula registrava 72% de aprovação e apenas 6% de reprovação no mesmo período. No entanto, os números atuais superam os do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, em 2021, registrava 53% de reprovação e 22% de aprovação, em meio à pandemia.

Copa de 2026: Brasil conhece sedes e horários dos jogos da primeira fase de grupos

 


A Seleção Brasileira já sabe onde e quando entrará em campo na primeira fase da Copa do Mundo de 2026. No último sábado (6), a FIFA divulgou oficialmente as sedes e os horários das partidas da fase de grupos, definindo o caminho inicial da equipe comandada por Carlo Ancelotti rumo ao mata-mata do Mundial.

O Brasil fará sua estreia no torneio no dia 13 de junho, contra Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 18h (horário local). O segundo compromisso será no dia 19 de junho, diante do Haiti, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 21h (horário local). Encerrando a participação na fase de grupos, a equipe enfrenta a Escócia no dia 24 de junho, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 18h (horário local).

Pelo regulamento, avançam à fase eliminatória os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados, ampliando as chances de classificação com o novo formato da competição. A Copa do Mundo de 2026 será a primeira da história com 48 seleções e será realizada em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. O torneio acontece entre 11 de junho e 19 de julho.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

União Brasil e PP registram federação no TSE — e viram o jogo para 2026

 


União Brasil e Progressistas finalmente tiraram do papel a federação partidária e protocolaram nesta quinta-feira (4/12) o pedido oficial no Tribunal Superior Eleitoral. A nova aliança, batizada de União Progressista (UP), promete reorganizar forças no campo da centro-direita nacional — justamente no momento em que o governo Lula tenta ampliar sua base.

O documento entregue ao TSE aponta que a federação será comandada por dois nomes de peso: o senador Ciro Nogueira, figura central do PP, e Antônio de Rueda, dirigente do União Brasil. Eles dividirão a presidência da nova estrutura, que funcionará como um único partido nas eleições. Apesar do protocolo, o casamento político ainda precisa do aval final do TSE. A federação já havia sido anunciada em abril, em uma cerimônia no Salão Negro do Congresso, em Brasília, mas só agora avança para a fase decisiva.

Na prática, a UP deve fortalecer candidaturas de oposição ao PT em vários estados — inclusive no Nordeste, onde partidos aliados de Lula tentam se segurar. O movimento também repercute em Natal, onde o União Brasil e o PP têm atuação relevante e podem ganhar mais musculatura para 2026.

O que é o ProfiMed, exame para médicos recém-formados aprovado no Senado

 


O Senado aprovou na última quarta-feira (04) o projeto que muda a Lei dos Conselhos de Medicina para criar o ProfiMed, exame nacional a ser coordenado pelo Conselho Federal de Medicina e aplicado duas vezes ao ano em todo o país para recém-formados em medicina.

A prova, que vem sendo chamada de OAB dos médicos, será obrigatória para a obtenção de registro no Conselho Regional de Medicina, vai avaliar conhecimentos teóricos, habilidades clínicas e conduta ética, com base no currículo do curso de medicina.

“A aprovação do relatório do senador Hiran Gonçalves (PP-RR) é um avanço histórico no fortalecimento da segurança do paciente. Os senadores que hoje aprovaram o ProfiMed mostraram compromisso com a saúde da população brasileira, pois, precisamos de um exame que comprove quem está habilitado, ou não, a receber o registro médico”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo.

Segundo o autor, senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, o ProfiMed é uma solução urgente para fazer frente ao que chamou de “crescimento desordenado de faculdades de medicina no país, sem a capacidade de formação adequada dos médicos”. O projeto passará ainda por votação suplementar na Comissão de Assuntos Sociais. Se não houver recurso para análise do Plenário, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Brasil inaugura nova era no registro de empresas: CNPJ será criado com opção ao Simples Nacional instantânea

 


O Brasil alcançou mais um marco histórico na digitalização de serviços públicos: desde o dia 1º de dezembro, mais de 6,5 mil CNPJs já foram emitidos com a possibilidade de opção ao Simples Nacional em tempo real.

O resultado é viabilizado pelo Módulo Administração Tributária (MAT), desenvolvido pel o Serpro para a Receita Federal, que integra etapas antes separadas e permite que empresas iniciem suas atividades prontas para operar desde o primeiro dia.

Disponível no Portal de Negócios da Redesim, o MAT reformula a experiência de registro empresarial ao unificar informações cadastrais, tributárias e profissionais em um único fluxo. Até então, a solicitação do enquadramento tributário no Simples Nacional ocorria em um momento posterior à inscrição no CNPJ, em etapas separadas.

“Es sa é uma mudança estrutural. O que antes podia levar até vinte dias entre o registro da empresa e a definição do regime tributário agora acontece em tempo de máquina. O empreendedor sai do processo já apto a cumprir todas as suas obrigações, sem etapas paralelas, sem retrabalho e sem risco de iniciar suas atividades de forma irregular”, afirmou Olga Embiruçu , gerente do projeto Portal de Negócios da Rede Sim da Receita Federal, durante a live de lançamento do MAT.

O primeiro passo tecnológico da Reforma Tributária

O Módulo Administração Tributária inaugura uma nova etapa da Reforma Tributária sobre o Consumo ao integrar a vida tributária das empresas desde sua origem. A solução adota como referência a data de inscrição no CNPJ , que passa a ser o marco oficial para o enquadramento tributário, trazendo maior coerência ao início das atividades empresariais.

“A Reforma Tributária não se materializa apenas em lei. Ela exige tecnologia pública capaz de integrar dados, garantir segurança e oferecer previsibilidade ao s empresários . O MAT é uma peça central dessa nova arquitetura tributária brasileira, e o Serpro cumpre seu papel como infraestrutura de Estado, conectando sistemas críticos para que a transformação e a simplificação aconteçam na prática”, afirmou Ariadne Fonseca, diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro .

O sistema também introduz um mecanismo de responsabilidade técnica inédito: o contador passa a autorizar digitalmente o uso do seu registro profissional ( CRC ), garantindo que sua vinculação a uma empresa ocorra apenas mediante confirmação expressa. A medida reforça a governança do processo e atende a uma demanda histórica da classe contábil por maior controle e segurança.

“O MAT reúne, de forma fluida, informações de registro, enquadramento e responsabilidade técnica, permitindo que o contribuinte comece certo desde o primeiro dia. É uma entrega que nasce para durar, pensada para sustentar o Simples Nacional agora e o IBS e a CBS no futuro”, destacou Loreane Brandizzi , líder de negócio do projeto Serpro.

A tecnologia que torna o MAT instantâneo

O Módulo Administração Tributária (MAT) opera sobre uma arquitetura desenvolvida pelo Serpro capaz de processar, em tempo real, as informações necessárias ao registro do CNPJ, à definição do enquadramento no Simples Nacional e às validações associadas ao ambiente tributário.

O serviço opera sobre uma arquitetura modular própria do Serpro que sustenta o ciclo contínuo de desenvolvimento das soluções da empresa, com ambientes dedicados ao armazenamento seguro de dados, motores de processamento de alto desempenho e componentes responsáveis por acelerar consultas e indexações. Essa infraestrutura possibilita que validações ocorram em tempo real, garantindo consistência, rapidez e estabilidade operacional.

As integraç ões da ferramenta permite m que verificações essenciais , como CPF, CNPJ, Tabela de Órgãos e Municípios (TOM) , Simples Nacional e registro do contador, aconteçam automaticamente durante o preenchimento dos dados.

“Nosso desafio não foi criar mais uma etapa digital, mas integrar sistemas que operam de forma independente para que todas as validações acontecessem no mesmo fluxo. O MAT nasce com essa lógica: a tecnologia trabalha em segundo plano, o empreendedor apenas avança e o enquadramento tributário, que antes o empresário ou seu contador tinham até 90 dias para solicitar e acompanhar o andamento em outro sistema (TOPAR), se consolida automaticamente no momento em que o CNPJ é gerado”, afirma Carlos Eduardo Tavares, líder técnico do desenvolvimento do projeto no Serpro.

A operação é protegida por mecanismos oficiais de autenticação e assinatura eletrônica, com acesso via gov.br e confirmações realizadas pelo E-Assina. A assinatura é exigida tanto do responsável pela empresa quanto do contador, o que garante validade jurídica, rastreabilidade das ações e maior segurança no registro de novas empresas, fortalecendo a integridade do processo desde sua origem.

Live da Receita Federal de lançamento do MAT

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Câmara conclui aprovação de PEC que isenta do IPVA veículos com 20 anos ou mais

 

 


Com votação em dois turnos, deputados validam proposta que cria regra nacional para a isenção; medida exclui ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques.

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição que isenta do pagamento de IPVA os veículos com 20 anos ou mais de fabricação. Como o texto — a PEC 72/23 — já havia sido aprovado pelo Senado, a medida segue agora para promulgação. O projeto estabelece isenção para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos. Na primeira votação, a matéria recebeu 412 votos favoráveis e quatro contrários; no segundo turno, contou com o apoio de 397 deputados, enquanto três votaram contra.

A imunidade tributária, no entanto, não alcança todas as categorias. Micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques fabricados há mais de duas décadas permanecerão sujeitos à cobrança do imposto. Segundo o relator na Câmara, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a proposta uniformiza a regra da isenção em âmbito nacional, uma vez que alguns estados já adotam o benefício de forma própria. A mudança deve impactar principalmente as finanças das unidades federativas que ainda não concedem a dispensa, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Ministra Marina Silva é internada em Brasília

 


Titular do Meio Ambiente sentiu forte dor lombar enquanto cuidava de plantas; previsão é de alta ainda nesta quarta-feira.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi internada nesta quarta-feira (3) em Brasília após sentir uma dor intensa na região lombar enquanto cuidava de plantas em sua residência. Exames realizados no hospital apontaram uma fratura leve na vértebra L4. Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, Marina recebeu medicação e não apresenta complicações. A expectativa é de que tenha alta ainda hoje.

A ministra está de férias nesta semana e, por orientação médica, deverá suspender compromissos presenciais nos próximos dias. Durante o período de recuperação, seguirá apenas com atividades remotas. Em nota, o ministério informou que Marina Silva “precisará se afastar das atividades presenciais nas próximas semanas, mas poderá seguir trabalhando de forma remota durante esse período”.

Brasileira de 29 anos se torna a bilionária mais jovem do mundo

 


Com avaliação de US$ 11 bilhões, empresa de mercados de previsão rende patrimônio estimado em US$ 1,3 bilhão para Luana Lopes Lara

Aos 29 anos, a brasileira Luana Lopes Lara alcançou o posto de bilionária mais jovem do mundo a construir sua própria fortuna de forma independente (“self-made”). O feito acontece após sua startup, a Kalshi — uma plataforma americana de mercados de previsão — receber um aporte de US$ 1 bilhão em recente rodada de investimentos, o que elevou o valor de mercado da empresa para US$ 11 bilhões.

Graduada em Ciência da Computação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Luana acumulou experiência em instituições financeiras renomadas como Bridgewater Associates e Citadel antes de fundar a Kalshi em 2018, ao lado de Tarek Mansour. Com participação estimada em cerca de 12% na empresa, seu patrimônio pessoal está avaliado em aproximadamente US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 6,9 bilhões).

A Kalshi permite que usuários negociem “contratos de previsão” — apostas sobre os resultados de eventos futuros que vão de política e economia a esportes e cultura pop. O crescimento da plataforma nos últimos anos, especialmente após decisões regulatórias favoráveis nos EUA e novas rodadas de investimento, impulsionou sua ascensão meteórica.

O caso de Luana chama atenção pela combinação de formação técnica, experiência em finanças, visão empreendedora e inovação. Seu sucesso representa uma nova fase para empresas de tecnologia e mercados alternativos — e evidencia como jovens talentos brasileiros podem alcançar o topo do mercado global em setores de ponta.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Assinatura de TAC garante realização de concurso público em São Francisco do Brejão

 


”O TAC foi assinado nesta terça-feira, 02/12/2025, no Gabinete da prefeita”

A prefeita Edinalva Brandão se reuniu com o promotor de Justiça, Dr. Dênis Lima Rego, vereadores, equipe contábil e a procuradora-geral do município, em seu Gabinete, na tarde desta terça-feira, 2 de dezembro de 2025, para a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garantirá a realização do concurso público.

O documento estabelece as diretrizes para a realização do concurso público municipal, representando um passo importante para fortalecer a gestão pública, ampliar a transparência e criar novas oportunidades de emprego para a população brejãoense. O concurso vai gerar estabilidade, valorização profissional e ampliar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

A prefeita Edinalva agradeceu a parceria institucional e destacou: “Quero agradecer ao Ministério Público, aos vereadores e à nossa equipe técnica. Também dizer que este é um compromisso com o presente e com o futuro de São Francisco do Brejão. Trabalhamos juntos para garantir oportunidades, justiça e desenvolvimento para todos. É um dia histórico”, finalizou.

Mais informações em breve: continue acompanhando nossas publicações oficiais.

Prefeitura Municipal de São Francisco do Brejão/MA

Juntos para o Brejão seguir em frente

#2025/2028 #prefeituradesaofranciscodobrejão

 www.saofranciscodobrejao.ma.gov.br

ASCOM

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Quando será paga a segunda parcela do 13°? Veja a previsão

 


Após o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, os brasileiros já procuram a data da segunda parcela. O 13º salário, que teve sua primeira parcela na última sexta-feira (28), tem o potencial de injetar R$ 369,4 bilhões na economia em 2025, segundo dados do Dieese. A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Sobre esta parcela incidem os descontos de Imposto de Renda (IRRF) e INSS, calculados sobre o valor total do 13º.

Como é feito o cálculo do 13º salário?

O cálculo é relativamente simples. O valor integral do 13º corresponde a um salário mensal bruto do trabalhador. Para quem trabalhou o ano inteiro na mesma empresa, o valor será igual ao salário de dezembro.

Para o cálculo proporcional, a fórmula é: (Salário Bruto / 12) x Meses Trabalhados no Ano

Atenção: Horas extras, adicionais (noturno, insalubridade) e comissões também entram no cálculo, sendo apurada a média desses valores ao longo do ano.

E se a empresa atrasar o pagamento?

O pagamento do 13º salário é uma obrigação legal. Caso a empresa não cumpra os prazos, estará sujeita a uma multa administrativa aplicada por auditores fiscais do trabalho. O valor da multa é de R$ 170,25 por empregado prejudicado, valor que dobra em caso de reincidência. O trabalhador que não receber nas datas corretas pode fazer uma denúncia ao sindicato de sua categoria ou diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego.

13º salário não é ‘extra’: veja como planejar e evitar dívidas no próximo ano

O recurso não deve ser visto como uma renda “extra”, mas sim como uma ferramenta fundamental para o planejamento financeiro, capaz de aliviar o orçamento dos meses seguintes e evitar o endividamento segundo especialistas.

Para a planejadora financeira Fernanda Prado, essa mudança de mentalidade é essencial para usar o dinheiro da maneira correta e de forma estratégica. Na realidade, o 13º salário é parte do que o profissional trabalhou e produziu ao longo do ano.

A única diferença é que essa parte do salário é paga de forma concentrada, em parcela única ou dividida em duas vezes. Ao encará-lo como um “extra”, a tendência é gastá-lo de forma impulsiva, sem dar o devido valor ao esforço de produção.

“O 13º é um recurso importante para o planejamento financeiro, não um prêmio. Ele pode (e deve) ser usado de forma estratégica para aliviar o orçamento dos meses seguintes ou adiantar metas financeiras”, disse.

Golpes usam nome e CPF do contribuinte para simular cobranças da Receita Federal

 


A Receita Federal alerta para uma nova modalidade de golpe que tem chegado às unidades de atendimento em diversas regiões do país. Os criminosos utilizam nome e CPF reais dos contribuintes para criar páginas falsas de cobrança que imitam o visual do gov.br e induzem ao pagamento imediato.

Urgência é sinal de golpe

Golpistas sempre criam pressa: prazos de minutos, ameaça de bloqueio do CPF ou contas bancárias e ofertas de “desconto” para pagamento imediato. Golpista fala “agora”. A Receita orienta a verificar no site oficial antes de qualquer decisão.

A Receita Federal não envia mensagens com prazos curtos, não solicita pagamentos por aplicativos e nunca exige ação imediata. Qualquer dúvida deve ser confirmada diretamente nos canais oficiais.

Sites que imitam o gov.br mas usam links estranhos são sempre falsos. Urgência é sinal de golpe.

Nome e CPF reais são usados para dar aparência de verdade

As páginas falsas exibem dados pessoais verdadeiros  (nome, CPF e às vezes endereço) para aumentar a sensação de autenticidade.  A Receita Federal não envia cobranças por aplicativos de mensagem nem por links externos.

Os golpistas utilizam dados verdadeiros para dar credibilidade. A Receita Federal não envia cobranças por mensagem.

Sites falsos imitam o gov.br, mas o endereço denuncia





Os fraudadores criam páginas que copiam cores, brasões e até assinaturas para se passar por órgãos públicos. No entanto, os links usados não pertencem ao domínio oficial. Sites verdadeiros terminam em gov.br; todo o resto é golpe. Para conferir pendências reais, o contribuinte deve acessar o endereço oficial digitando-o manualmente no navegador.

Informações oficiais aparecem somente no e-CAC

Problemas reais, pendências e débitos aparecem exclusivamente no e-CAC, acessado pelo site oficial da Receita Federal. O órgão não envia boletos, descontos ou links de pagamento por mensagens.

Misturar governo e empresas é estratégia de fraude. Confirme diretamente no site da Receita Federal.


Governo do Brasil dá sequência a reestruturação de carreiras da administração pública

 


O Governo do Brasil está concluindo mais uma importante etapa do projeto de transformação do Estado, com valorização e reestruturação de diferentes carreiras públicas, tendo por objetivo aumentar a eficiência dos serviços públicos oferecidos à população. O Projeto de Lei de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Federal, que será encaminhado ao Congresso Nacional, tem como foco o aperfeiçoamento da gestão de pessoas.

Ele reestrutura e valoriza os cargos da Cultura, organiza uma carreira de suporte administrativo do poder executivo federal, cria 8.600 cargos efetivos para as Universidades Federais e formaliza as propostas contidas nos diferentes acordos negociados ao longo de 2025, entre outras mudanças. No total ele atinge cerca de 200 mil servidoras e servidores de diferentes carreiras, entre pessoas ativas e aposentadas.

O Plano Especial de Cargos do Ministério da Educação, assinado no dia 14 de novembro, durante evento em comemoração aos 95 anos do MEC e já enviado ao Congresso Nacional, e a Medida Provisória do Reajuste das Forças de Segurança do DF e dos policiais militares dos ex-territórios (Amapá, Rondônia e Roraima), assinada hoje, também integram essa nova etapa de reorganização do Estado.

As medidas de reestruturação de cargos e salários, os reajustes negociados e as novas gratificações atingem 200 mil servidores e servidoras, sendo cerca de 157 mil da ativa e 44 mil aposentados. A despesa está estimada em R$ 4,2 bilhões em um ano. Também estão sendo criados 8.825 cargos efetivos, sendo 8.600 para as universidades federais e 225 para a Anvisa. Esses cargos serão ocupados à medida que forem sendo providos por meio dos concursos públicos.

Essas despesas já estão previstas e incorporadas nos gastos de pessoal que constam do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado em agosto para apreciação pelo Congresso Nacional. O Ploa 2026 projeta despesas primárias com pessoal de R$ 350,4 bilhões, incluindo pessoas servidoras civis e militares. As reestruturações consolidadas no PL alcançam cerca de 17% do total de pessoas ativas e aposentadas da administração federal e representam cerca de 1,2% da despesa total com gastos de pessoal previstas para o próximo ano.

O Projeto de Lei aborda mais de 20 temas de gestão de pessoas e relações de trabalho e complementa outros normativos já aprovados desde 2023. Ele representa um esforço adicional para modernizar e aprimorar a gestão de pessoas da Administração Pública Federal e reter profissionais qualificados, ao reduzir a assimetria entre salários de diferentes carreiras. Um dos exemplos é a criação de uma nova carreira transversal, a de Analista Técnico do Poder Executivo (ATE), que aglutina diferentes cargos de suporte da administração federal.

Essa carreira reunirá profissionais que hoje atuam em cargos como os de administrador, analista técnico-administrativo, arquivista, bibliotecário, contador, técnico em comunicação social, entre outros. Essa aglutinação promoverá equilíbrio salarial entre esses cargos para tornar essa carreira mais compatível com outras carreiras do poder executivo federal, aumentando a retenção desses profissionais,  que são fundamentais para a melhoria contínua da eficiência administrativa dos órgãos e da prestação dos serviços públicos à sociedade.

O PL transforma 9.981 cargos vagos existentes em 7.937 cargos, a maior parte nessa nova carreira transversal, adaptada às novas demandas do Estado brasileiro. As medidas também envolvem a transformação e a criação de cargos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), novas vagas para Agência Nacional de Saúde (ANS), reajuste do valor do vencimento básico para as Carreiras Tributária e Aduaneira da Receita Federal e a Carreira de Auditoria-Fiscal do Trabalho e aumento do percentual do bônus recebido pelos aposentados dessas duas categorias, resultado de acordo negociado com seus sindicatos.

Outras mudanças envolvendo a pasta da Educação também compõem o PL, como a criação de cargos para universidades federais, reajuste dos cargos de médico e de médico veterinário do PCCTAE e a instituição do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os Técnico-Administrativos das universidades e institutos federais.

O RSC consiste em instrumento de gestão das instituições federais de ensino vinculadas ao Ministério da Educação para qualificar e incrementar o desempenho das servidoras e dos servidores por meio do reconhecimento de saberes e competências demonstrados em trabalhos e atividade desenvolvidos no âmbito de sua atuação profissional.

Refere-se àqueles saberes e competências não instituídos que venham a ser aplicados no âmbito institucional e possam ser reconhecidos por sua instituição pelas entregas efetivamente apresentadas no contexto de seu trabalho.

Nesse sentido, o RSC-PCCTAE objetiva o reconhecimento de conhecimentos e habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional da servidora e do servidor, não vinculados à titulação acadêmica. Caracteriza-se, portanto, pelo reconhecimento do saber não instituído, resultante da atuação profissional nas Instituições Federais de Ensino.

O RSC será utilizado exclusivamente como uma modalidade alternativa de percepção do Incentivo à Qualificação e poderá ser concedido pela Instituição Federal de Ensino dos servidores ativos do PCCTAE em cada instituição de ensino. A concessão deverá observar a disponibilidade orçamentária, a ser acompanhada pelo Ministério da Educação.

Essas medidas são resultado do processo de valorização e do diálogo retomado com entidades sindicais e associações representativas dos servidores e servidoras, entre outras medidas.

 

Confira as principais medidas do PL

Criação e Reestruturação de Planos e Carreiras

Reestruturação do Plano Especial de Cargos do Ministério da Cultura.

Criação da Carreira Transversal de Suporte (Analista Técnico do Poder Executivo) para racionalização de cargos técnicos-administrativos.

Criação do Quadro Suplementar de Analista de Sistemas e Processamento de Dados (grupo de cargos com atividades de suporte à Tecnologia da Informação que não integram a Carreira de ATI).

Valorização e Gratificações

Gratificações específicas para cargos não enquadráveis na carreira de suporte.

Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para servidores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Ajustes, Transformação e Ampliação de Cargos

Criação de 225 cargos para ANVISA e 8.600 para Universidades Federais.

Extinção de 2 mil cargos vagos para compensação orçamentária.

Medidas de Gestão e Modernização

Instituição de regimes especiais de jornada (plantão, turnos alternados).

Perícia médica por telemedicina e análise documental.

Transformação de funções gratificadas em funções comissionadas executivas da Receita Federal do Brasil.

Indenização de fronteira para órgãos como IBAMA, ICMBio, ABIN, SFB e MAPA.

Reabertura de prazo para inclusão de servidores dos Ex-Territórios.

Reajustes Remuneratórios

Carreiras Tributária e Aduaneira da Receita Federal e Auditoria Fiscal do Trabalho.

Médicos e veterinários do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

CIDELÂNDIA CELEBRA O ANIVERSÁRIO DE 64 ANOS DO LÍDER POLÍTICO CHIQUINHO DO LEITE.

 







Nesta terça-feira, 02 de Dezembro/2025, na cidade de Cidelândia/MA, a família e os amigos estarão celebrando o aniversário de 64 anos do ex-vereador FRANCISCO ALVES DE MOURA (CHIQUINHO DO LEITE), grande liderança política da história do município, sendo um dos nomes mais lembrados nas redes sociais.

Em vídeo postado, uma homenagem dos filhos (as), das irmãs, familiares e amigos em geral.  A festa de aniversário foi realizada no último domingo (30/11), e na oportunidade foi servido um delicioso almoço em família.

São 64 anos bem vividos, aproveitando o melhor da vida em cada segundo, em cada milésimo, vivendo em paz com DEUS, consigo mesmo e com todas as pessoas a sua volta, um coração generoso, uma mente aberta, CHIQUINHO comemora a idade da experiência com a esperança de viver mais alguns anos com as pessoas que ama.

Parabéns, CHIQUINHO DO LEITE! Que DEUS continue frutificando sua vida em todas as dimensões. Desejamos muita saúde, paz e vida longa! Que o senhor continue sendo essa pessoa maravilhosa, esse ser humano fantástico, admirável por todos!

Aneel define bandeira Amarela para as contas de luz em dezembro de 2025

 


Redução no valor extra ocorre após seis meses de cobrança da bandeira Vermelha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última sexta-feira (28), que a bandeira tarifária aplicada às contas de luz em dezembro de 2025 será a Amarela. A mudança representa alívio para os consumidores após seis meses seguidos sob a bandeira Vermelha Patamar 1, que acrescentava R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Com o novo patamar, o adicional cai para R$ 1,88 por 100 kWh.

Segundo a Aneel, a alteração é motivada pelo início do período chuvoso em grande parte do país. Embora as precipitações previstas para dezembro ainda estejam abaixo da média histórica, são superiores às registradas em novembro, o que contribui para melhores condições de geração de energia nas hidrelétricas.

Mesmo com o cenário mais favorável, a Agência destaca que o uso de usinas termelétricas continua necessário para atender à demanda nacional.

Histórico de 2025

O ano foi marcado por uma crise hídrica prolongada, refletida na instabilidade das bandeiras tarifárias. Entre janeiro e abril, a bandeira Verde foi aplicada. Já a partir de maio, o sistema registrou sucessivas alterações: Amarela em maio, Vermelha Patamar 1 em junho, julho, outubro e novembro, além de dois meses de Vermelha Patamar 2, em agosto e setembro. A bandeira Amarela em dezembro encerra um ciclo prolongado de custos elevados.

Como funciona o sistema de bandeiras

Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias sinalizam ao consumidor o custo momentâneo da geração de energia no país:

 

Verde: sem cobrança adicional

Amarela: acréscimo de R$ 1,88 por 100 kWh

Vermelha Patamar 1: acréscimo de R$ 4,46 por 100 kWh

Vermelha Patamar 2: acréscimo de R$ 7,87 por 100 kWh

A Aneel alerta que, apesar da redução temporária, o consumo consciente permanece essencial para evitar novos aumentos nos próximos meses.