domingo, 31 de outubro de 2021

EX-PREFEITO ADÃO CARNEIRO REÚNE A IMPRENSA LOCAL EM ALMOÇO NA PRAÇA DO MERCADO EM SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

 


“O Almoço contou com a presença de vários amigos (as) e correligionários políticos”

O Ex-prefeito de São Francisco do Brejão, Adão Carneiro (Movimento 65), realizou um almoço festivo nesse domingo (31), para os membros da Imprensa Local, amigos e militantes políticos do município.

O Evento contou com a presença do vereador Dr. Marcos Aguiar, do Professor Assis, dos membros da imprensa local; Aldiran Freitas (Jornal e Blog do Freitas), Blogueiro Nilteran Costa, Blogueiro Marcos Santos.

Estiveram presentes também a ex-primeira Dama Luzia, a ex-secretária de Saúde Denise, entre outros amigos e convidados. A comemoração foi uma forma que o Ex-prefeito encontrou para homenagear e agradecer a todos os amigos (as) pelo desempenho que tiveram com a cidade durante a sua gestão.









Fraudes contra clientes de bancos crescem 165% em 2021

 


Os golpes contra clientes de bancos cresceram 165% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os golpes que mais aumentaram foram aqueles chamados de “engenharia social”, em que a vítima é manipulada e levada a fazer ações em benefício dos criminosos.

O crescimento ocorre, entretanto, em um contexto em que o celular já responde por mais da metade das transações bancárias. Segundo a Febraban, os aplicativos para telefone móvel foram usados em 51% das transações em 2020. Em 2016, o percentual era de 28%. De acordo com a federação, a pandemia aumentou a importância desses aparelhos, que passaram a ser usados por pessoas que antes sequer tinham conta em banco.

Esse público, com pouca intimidade com o funcionamento do sistema bancário e com a segurança digital, é o alvo preferencial dos grupos de criminosos, diz a entidade. Os golpistas tendem a se aproveitar da falta das informação das vítimas para induzi-las a fazer depósitos e transferências, o que é mais fácil do que burlar os sistemas de segurança dos aplicativos e sistemas dos bancos.

Golpes

O chamado golpe do falso funcionário cresceu 62% no primeiro semestre deste ano. Nessa modalidade, o criminoso liga para a vítima e se faz passar por funcionário de uma instituição com a qual a pessoa tem relação. O golpista informa a vítima sobre supostos problemas de segurança, como a conta invadida ou clonada, para conseguir dados pessoais e financeiros. Durante a ligação, o criminoso pede ainda que a vítima digite a senha do cartão. Com essas informações, ele pode fazer retiradas de contas da vítima.

O golpe do falso motoboy funciona de forma semelhante. O golpista liga para a vítima passando-se por funcionário do banco e diz que o cartão foi fraudado, pede a senha e instrui a pessoa a cortar o cartão. No entanto, o chip fica preservado. Um suposto funcionário do banco vai à residência da pessoa sob o pretexto de retirar o cartão para que um novo seja emitido. Com a senha e o chip, os golpistas podem sacar dinheiro e fazer transações em nome da vítima.

Nesse tipo de situação, alerta a Febraban, os golpistas tentam provocar medo na vítima para que ela aja por impulso e siga as instruções dos criminosos. Por isso, é importante lembrar que, em nenhum contato real de bancos, serão solicitados senhas, números de cartão ou será pedido para fazer transferências. Em caso de dúvida, o cliente deve desligar e telefonar por conta própria para os canais de atendimento informados no verso do cartão bancário.

As tentativas de golpe do tipo phishing cresceram 26%. Nessa modalidade de fraude, são enviados e-mails ou mensagens por WhatsApp na tentativa de obter dados ou induzir as pessoas a clicar em páginas falsas de bancos. Por isso, os clientes devem sempre desconfiar de ofertas não solicitadas ou descontos muito acima do esperado, além de verificar com cuidado os endereços de e-mail e das páginas nesse tipo de mensagem que, muitas vezes, tentam simular com troca de letras ou domínios do exterior as páginas oficiais dos bancos.

Há ainda as fraudes com empréstimos e venda de produtos com condições aparentemente muito vantajosas. Os criminosos, então, induzem o senso de urgência nas vítimas para que façam depósitos sob o pretexto de não perderem a oportunidade das ofertas. A Febraban alerta que nenhuma modalidade de empréstimo solicita pagamentos antecipados. No caso de compras, é importante fazer em páginas seguras e certificadas.

A Febraban afirma que os bancos investem R$ 2,5 bilhões por ano em segurança digital. Porém, em casos em que as vítimas fazem os depósitos ou entregam informações para os criminosos, o entendimento dos bancos é que a fraude não envolveu o sistema, por isso, não há chance de ressarcimento.

RAYSSA LEAL FATURA 2ª ETAPA DA STREET LEAGUE NOS EUA

 


A brasileira Rayssa Leal sagrou-se campeã da segunda etapa da Street League de skate, circuito mundial da modalidade, neste sábado (30) em Lake Havasu, no Arizona (Estados Unidos).

Após ser ultrapassada na rodada final pela japonesa Momiji Nishiya, campeã na Olimpíada de Tóquio (Japão), a maranhense de 13 anos obteve a nota de 6,3 (seis décimos acima do que precisava) na última chance e ficou com o troféu. Pâmela Rosa ficou na quarta posição e Gabriela Mazetto terminou em sexto.

A brasileira, que nasceu na cidade de Imperatriz (Maranhão), já havia conquistado a primeira etapa da Street League de skate, em Salt League City em agosto. Em julho, Rayssa conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas, primeira edição com a presença do skate nos jogos.

BRASIL SENTIRÁ IMPACTOS ECONÔMICOS DA PANDEMIA ATÉ 2050, DIZ PESQUISA


 

Os impactos sociais e emocionais da pandemia de covid-19 são amplamente conhecidos, divulgados e podem ser sentidos mais corriqueiramente. Mas qual a repercussão na economia das milhares de vidas perdidas? Pesquisadores da Rede Clima integraram dados epidemiológicos a um modelo econômico e identificaram que os impactos econômicos das mortes na pandemia no Brasil poderão ser observados até 2050.

“Uma pessoa que faleceu aos 50 anos teria pelo menos mais 25 anos, provavelmente, de idade econômica ativa, mais um período de aposentadoria. Toda essa renda futura foi perdida”, aponta o coordenador do grupo, Edson Domingues, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nesse sentido, ele acrescenta que também há perdas em domicílios com morte de aposentados. “No Brasil, há vários grupos familiares que dependem dessa renda”.

Na modelagem econômica utilizada, o total de mortes causadas pela covid-19 foram determinantes para entender os efeitos sobre a economia. Quando o modelo foi rodado, o Brasil tinha cerca de 400 mil mortes. Hoje, o total ultrapassa 607 mil. Foram utilizados ainda dados sobre rendimento médio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A análise envolveu ainda parâmetros médios de expectativa de vida, por região e grupos etários.

Em 2050, segundo as projeções da pesquisa, os impactos mais expressivos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no longo prazo poderão ser percebidos no Amazonas (-1,38%) e no Acre (-1,35%). Em seguida estão Rondônia (-1,2%) e Roraima (-1,1%). Por outro lado, alguns estados conseguirão se recuperar mais rapidamente no longo prazo: Pará (0,34%), Tocantins (0,28%), Piauí (0,14%), Maranhão (0,12%), Minas Gerais (0,09%) e Espírito Santo (0,03%).

“A pandemia teve impacto, obviamente, de curto prazo, com o fechamento do comércio, da indústria, de serviços, a perda dos deslocamentos, perdeu-se produção e emprego nos anos de 2020 e 2021. Isso é notório. Mas esse impacto de longo prazo, das fatalidades, é uma coisa pouco falada e muito pouco estudada”, explica o professor da UFMG.

Ele destaca que a análise permite entender que, se mortes tivessem sido evitadas, os impactos econômicos de longo prazo seriam reduzidos. Domingues aponta ações que poderiam amenizar os efeitos econômicos a longo prazo. “Diversos infectologista já mostraram que se você tivesse uma coordenação efetiva, a nível federal, das políticas de restrição à atividade econômica de combate à pandemia, por exemplo, distribuição de máscaras, apoio aos estados na área hospitalar, um enfrentamento mais efetivo e coordenado nacionalmente das políticas de combate à pandemia teríamos menos mortes e menor impacto de longo prazo”, analisa o pesquisador.

Os pesquisadores se preparam para rodar novamente o modelo econômico, considerando o maior volume de mortes que, hoje, ultrapassam 607 mil. “É quase 50% a mais do que a gente estimou de fatalidades. Esse impacto em longo prazo vai ser efetivamente bastante maior”, aponta Domingues. Ele destaca que também será feita a análise por unidade da Federação. “Tivemos estados muito mais impactados do que outros, então a gente espera que esses números revelem uma figura mais adequada do longo prazo.”

Os trabalhos da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) foram coordenados por pesquisadores da UFMG e da Universidade de São Paulo (USP) e foram financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A Agência Brasil solicitou posicionamento do Ministério da Saúde, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.

Agência Brasil

sábado, 30 de outubro de 2021

Deputado italiano elogia Bolsonaro: ‘enviou terrorista comunista para prisão’

 


O presidente Jair Bolsonaro recebeu as boas-vindas do deputado italiano Paolo Grimoldi, que através das redes sociais publicou vídeo do mandatário brasileiro cercado por pessoas nas ruas de Roma, onde vai participar do encontro dos países do G20.

Segundo Grimoldi, Bolsonaro “enviou um perigoso terrorista comunista para a prisão na Itália”, referindo-se a Cesare Battisti, que havia recebido “asilo” no Brasil durante os governos petistas de Lula e Dilma Rousseff. Battisti havia sido condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas durante um ataque no país europeu. Ele fugiu para o Brasil e foi acolhido pelo governo do PT. Após assumir a Presidência, Bolsonaro revogou a decisão e determinou a extradição do terrorista.

“Bem-vindo ao presidente do Brasil, Bolsonaro, que caminha em meio à torcida em Roma. Boas-vindas calorosas para um homem que enviou um perigoso terrorista comunista para a prisão na Itália. É por isso que a esquerda o detesta”, disse o deputado italiano através das redes sociais.

Auxílio Brasil começa a ser pago dia 17 para quem tem Bolsa Família

 


Apesar das indefinições em relação ao programa de transferência de renda do governo, o Auxílio Brasil, todas as 14,6 milhões de famílias do programa Bolsa Família receberão o novo benefício a partir de 17 de novembro. Nesse primeiro momento, haverá apenas a correção do valor médio do benefício de cerca de 20% para repor parte da inflação acumulada, desde 2018.

O percentual exato ainda não foi definido e até a semana passada era de 17,8% – o que elevaria o valor médio do benefício, de R$ 189 para R$ 222, segundo o Ministério da Cidadania. Com a nova sinalização, o benefício na transição pode chegar a R$ 226,80.

Caso o Congresso aprove a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos precatórios, decisões finais da Justiça contra a União, todas as famílias receberão benefício mínimo de R$ 400, a partir de dezembro. A medida permitirá também elevar o número de famílias beneficiadas para 17 milhões. As informações são do jornal o Globo.

Eleições 2022: Disparos de mensagens podem levar 'pessoas para a cadeia', diz ministro do STF

 


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes comentou que os atos realizados durante as eleições de 2018, caso repetidos em 2022, levarão pessoas à cadeia. Moraes apresentou seu voto na ação que tramitou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) onde foi pedido a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão por participação em esquema de disparo em massa de fake news nas eleições de 2018. 

“Se os autores da ação negligenciaram na prova isso é outra questão. Há gabinete do ódio sim. Essa alcunha não foi dada nos inquéritos, foi um ministro de estado que disse. Se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado e as pessoas que fizerem irão para a cadeia por atentar contra as eleições e contra a democracia”, apontou.

Moraes ressaltou que de fato existe um “gabinete do ódio” no governo federal. “Todo mundo sabe o mecanismo utilizado nas eleições e depois. Não se pode aqui, de uma forma, criar precedentes. É fato mais do que notório que ocorreu e continuou ocorrendo. Foi exposto de forma declarada, pela jornalista Patrícia Campos Mello. Que depois foi perseguida pelas milicias digitais. Não só como jornalista, mas com sua dignidade de mulher”, disse.

TÁ NA CONTA

 


SALÁRIO DO MÊS DE OUTUBRO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS DE CIDELÂNDIA (30/10)

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

BRASÍLIA - FERNANDO TEIXEIRA TEM AGENDA COM TÉCNICOS DA CNM


 

Diante do compromisso assumido com o povo cidelandense que o conduziu para um segundo mandato, o prefeito Fernando Teixeira não para de realizar obras e de, em tempo, buscar mais recursos para novas ações como também adquirir mais conhecimento de como aplicá-los corretamente.

Diante disso, entre as agendas com parlamentares da bancada maranhense em Brasília, na manhã de hoje, sexta (29), esteve na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), obtendo informações sobre gestão financeira para serem implementadas no município. O secretário Júnior, da pasta da Administração e Finanças, acompanhou o prefeito na audiência com os técnicos da Confederação.

A CNM é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de fevereiro de 1980. Seu objetivo maior é consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos municípios a partir de políticas e técnicas que visem à excelência na gestão e à qualidade de vida da população.

Contas do governo têm o melhor resultado para setembro desde 2012

 


O aumento da arrecadação e a diminuição de gastos relacionados à pandemia da covid-19 fizeram o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) registrar o primeiro superávit primário para meses de setembro em nove anos. No mês passado, o resultado ficou positivo em R$ 303 milhões.

A última vez em que o Governo Central registrou superávit em setembro foi em 2012. Na ocasião, as contas federais obtiveram resultado positivo de R$ 1,07 bilhão. Em setembro do ano passado, quando os desembolsos para o combate à pandemia estavam no auge, o déficit primário atingiu R$ 76,144 bilhões, resultado negativo recorde para o mês.

O resultado de setembro veio bem melhor do que o previsto. Segundo a pesquisa Prisma Fiscal, divulgada todos os meses pelo Ministério da Economia, as instituições financeiras projetavam saldo negativo primário de R$ 17,9 bilhões para setembro.

O déficit primário representa o resultado negativo nas contas do governo sem considerar os juros da dívida pública. Com o desempenho de setembro, o Governo Central acumula saldo devedor primário de R$ 82,486 bilhões nos nove primeiros meses de 2021. Esse foi o quinto maior saldo negativo para o período, só perdendo para o ano passado e para o período de janeiro a setembro de 2017, 2016 e 2018, respectivamente.

Para este ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece meta de déficit de R$ 247,1 bilhões para o Governo Central, mas o projeto de lei aprovado no fim de abril permite o abatimento da meta de até R$ 40 bilhões de gastos.

Os gastos que podem ser deduzidos da meta estão relacionados com o enfrentamento à pandemia de covid-19. Dos R$ 40 bilhões autorizados pelo Congresso, R$ 20 bilhões destinam-se à saúde, R$ 10 bilhões ao programa de redução de jornada e suspensão de contrato e R$ 10 bilhões ao Pronampe, programa que fornece crédito emergencial a micro e pequenas empresas.

Um dos principais fatores que contribuíram para a redução do déficit primário em setembro foi a alta na arrecadação do governo, que bateu recorde para o mês. A receita líquida do Governo Central subiu 9,3% em setembro, acima da inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na comparação com o mesmo mês do ano passado. No mês, a receita soma R$ 128,146 bilhões.

Boa parte dessa alta deve-se à queda de arrecadação provocada pelo adiamento de diversos pagamentos, como o recolhimento da contribuição para a Previdência Social por empresas do Simples Nacional. No início do ano, o governo tinha postergado o pagamento, por causa da segunda onda da pandemia, mas as parcelas não pagas estão sendo recolhidas no segundo semestre.

A arrecadação recorde de setembro, influenciada pela recuperação da economia, melhorou as receitas administradas (tributos) em R$ 17,4 bilhões. Também contribuíram para o caixa do governo o aumento no pagamento de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) por grandes empresas e a restauração das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para o crédito, que estava zerado no ano passado.

As despesas totais caíram 36,4% na mesma comparação, também descontando a inflação pelo IPCA. Em setembro, elas somaram R$ 128,146 bilhões. No acumulado de 2021, as despesas totais somaram R$ 1,2 trilhão, com recuo de 25,8% pelos mesmos critérios em relação aos nove primeiros meses de 2020. Em relação ao teto de gastos, o governo gastou, neste ano, 72,8% do limite de R$ 1,486 trilhão, numa conta que exclui cerca de R$ 30 bilhões em despesas fora do teto.

A queda das despesas totais está relacionada principalmente à redução dos gastos com o enfrentamento à pandemia. Em setembro, o volume de créditos extraordinários caiu R$ 40,9 bilhões em relação ao mesmo mês de 2020. Também não se repetiram os pagamentos de R$ 21,3 bilhões da ajuda da União a estados e municípios e de R$ 5,5 bilhões do Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese), que fornecia crédito para empresas afetadas pela pandemia não demitirem trabalhadores.

Em relação aos investimentos (obras públicas e compra de equipamentos), o governo federal investiu R$ 4,084 bilhões em setembro, queda de 81,4% em relação ao mesmo mês de 2020, descontada a inflação pelo IPCA. Em 2021, os investimentos somam R$ 32,484 bilhões, queda de 59,1% na comparação com o período de janeiro a setembro do ano passado, também descontado o IPCA. O atraso na aprovação do Orçamento de 2021, sancionado apenas no fim de abril, explica parcialmente o recuo nos investimentos no acumulado do ano.(ABr)

Facebook muda nome para tentar salvar imagem da empresa

 


Facebook anunciou que sua controladora passará a se chamar Meta. O nome será usado para se referir à marca responsável pela redes social Facebook e por plataformas como Instagram e WhatsApp. O anúncio foi feito pelo cofundador da empresa, Mark Zuckerberg, durante evento sobre realidade virtual e o chamado ‘metaverso’.“O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de rede social”, disse o executivo. “Mas cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos”.

“Construir nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, nesse momento, nossa marca está tão ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje”, continuou Zuckerberg. “A partir de hoje, nossa empresa agora é Meta”, disse Zuckerberg. Segundo ele, a empresa ainda tem a missão de aproximar as pessoas. A situação é parecida com o Google, que tem a Alphabet como controladora.

Governo proíbe linguagem neutra em projetos da Lei Rouanet

 


Pelo Twitter, secretário de Cultura, Mario Frias, afirmou que o objetivo é “garantir a ampla fruição dos bens culturais” Em decisão publicada, nesta quinta-feira (29/10), no Diário Oficial da União, o governo proibiu o uso da linguagem neutra em projetos financiados pela Lei Rouanet.

O texto pontua que “fica vedado o uso e/ou utilização, direta ou indiretamente, além da apologia, do que se convencionou chamar de linguagem neutra” em projetos financiados pela lei. A prática é usada por/para pessoas transexuais, travestis, não-binárias ou intersexuais, que não se identificam como do gênero feminino ou masculino. Nesse tipo de linguagem, palavras como “todos” e “todas” são substituídas por “todes” ou “todxs”.

A portaria é assinada pelo secretário nacional de fomento e incentivo à Cultura, André Porciúncula. Pelo Twitter, o secretário de Cultura, Mário Frias, afirmou que o texto recebeu sua autorização. “O objetivo é garantir a ampla fruição dos bens culturais, não permitindo que uma imposição de cima para baixo inviabilize ou dificulte o acesso à cultura”, escreveu Frias.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

BRASÍLIA - FERNANDO TEIXEIRA CONSEGUE MAIS RECURSOS DE EMENDA DO DEPUTADO JP

 


O prefeito Fernando Teixeira continua na Capital Federal, e hoje, quinta-feira (28), com o secretário de Administração, Junior Teixeira, esteve no gabinete do deputado federal, Josivaldo JP.

A conversa produziu a garantia de mais recursos de emendas do parlamentar, cuja ordem de valor ainda será precisada, para investimentos na infraestrutura do município de Cidelândia. JP já destinou verbas para construção de praça no Distrito de São João do Andirobal, e agora estende sua atuação na Câmara Federal em prol dos cidelandenses.



PREÇO DO GÁS DE COZINHA CHEGA A R$ 135 NO BRASIL COM ALTA DE 3,5% EM OUTUBRO

 


O preço do gás de cozinha voltou a subir entre os dias 17 e 23 de outubro, alta de 1,5% na comparação com a semana anterior. No mês de outubro, o preço do botijão de 13kg já acumula alta de 3,5%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). No Ceará, o gás completou um mês de alta consecutiva e chega ao patamar de R$ 115.

No Brasil preço mais alto foi encontrado em Rondônia, no município de Cacoal, na região Norte, a R$ 135 e o mais baixo a R$ 75,99, em Cariacica (ES). No contexto nacional, o preço médio ficou em R$ 101,96, contra R$ 100,44 da semana anterior.

A gasolina também teve aumento de preço e variou 0,6% na comparação semanal de 17 a 23 de outubro, e de 4,4% na mensal. O diesel já dilui boa parte do último aumento, em 28 de setembro – após 85 dias sem ajuste -, e subiu 0,1% na semana e 3,7% no mês.

Tanto o preço da gasolina como o do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP, conhecido como gás de cozinha) foram reajustados nas refinarias da Petrobras em 9 de outubro. O encarecimento dos combustíveis no Brasil segue a disparada dos preços do petróleo e derivados no mercado internacional.

China volta a comprar carne do Brasil após embargo

 


A China autorizou a entrada de uma carga de carne vermelha proveniente do Brasil, após embargo ao país motivada por dois casos do doença da vaca louca em frigoríficos de Minas Gerais. Por enquanto, a decisão abrange somente um lote específico, mas já é um sinal da retomada da relação entre os países após sete semanas de veto ao produto brasileiro.

Lideranças da bancada ruralista associaram o veto, na realidade, a uma motivação política, resultado dos ataques do governo Bolsonaro à China.

Conrado Beckerman, que mora em Xangai desde 2005 e é dono de uma empresa de importação e distribuição de carne, confirmou a entrada do lote de carne em entrevista ao podcast “Agrifatto Cast” nesta terça-feira, 26. As informações são da CNN Brasil. Segundo o importador, o lote estava travado no Porto de Xangai há 11 dias, e tem origem no Tocantins.

CEO da casa de análises de investimento em ativos agropecuários Agrifatto, Lygia Pimentel, confirmou a liberação da carga de carne brasileira para envio de documentação para o desembarque e informou que o carregamento foi embarcado no dia 10 de setembro, mas que obteve certificação no Brasil em 26 de agosto, antes ainda da suspensão aplicada pela China.

“É o primeiro caso em que a China libera uma carga para que seja enviada a documentação, desde que começou a suspensão”, analisou Lygia. A Embaixada da China em Brasília informou, contudo, que ainda não há novidade sobre o assunto.

Empresário faz outdoor para “ladrão amigo” após prejuízo de R$ 7 mil

 


O dono de uma madeireira em Lorena, no interior de São Paulo, cansou de ser vítima de furtos seguidos nos últimos dez meses de 2021. Após registrar seis boletins de ocorrência na polícia, que não evitaram novos roubos, o empresário João Benedito Toledo, de 60 anos, publicou um outdoor com um aviso ao “ladrão amigo”.

No cartaz, que segue exposto na cidade paulista, o empresário escreveu um aviso: “Peço ao amigo ladrão que, por favor, pare de nos roubar! Pois não temos mais condições de arcar com os prejuízos causados por você. Obrigado. Fique com Deus”.

Os últimos três assaltos à Madeirama aconteceram em apenas 15 dias e renderam um prejuízo de mais de R$ 7 mil a Benedito. Os materiais de construção não foram roubados, mas os bandidos furtaram computadores, equipamentos de proteção (EPIs), cabos do maquinário, fiação elétrica, ferramentas e outros objetos.

“O intuito foi mostrar para a população e as autoridades em geral o que está ocorrendo em nosso estabelecimento. Foi registrado o boletim de ocorrência, mas os crimes continuaram, não obtemos nenhuma resposta”, diz o empresário.

Câmeras de segurança instaladas

Depois de publicar o outdoor para o ladrão, o dono da madeireira instalou câmeras de vigilância e alarmes para proteger o seu patrimônio e evitar futuros prejuízos. Ele não dispunha dessa segurança antes dos furtos, mas se viu obrigado a investir nos equipamentos.

Os últimos furtos aconteceram nos dias 25 e 31 de agosto, ou seja, seis dias de diferença entre eles. Os ladrões quebraram vidros, reviraram o escritório e furtaram tudo que conseguiram. No dia 6 de setembro, após ter realizado os boletins de ocorrência na delegacia de Lorena, o empresário foi mais uma vez vítima do criminoso.

Apesar dos registros de ocorrência na Polícia Civil, o empresário do outdoor não conseguiu recuperar nada do que foi furtado. De acordo com a polícia, nenhum suspeito foi detido. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo afirmou que segue fazendo buscas para identificar o ladrão e que irá reforçar a segurança da região.

 

Metrópoles

Câmara dos Deputados aprova auxílio gás para famílias carentes

 


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) a proposta que cria o Programa Gás para os Brasileiros, o chamado auxílio gás. A medida vai subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. O texto prevê que cada família receba, a cada dois meses, o equivalente a 40% do preço do botijão de gás. A matéria segue para sanção presidencial.

Serão beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou que morem na mesma casa de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família.

O programa será financiado com recursos dos royalties pertencentes à União na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção, de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural. Além disso, serão utilizados outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União e dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional.

A proposta mantém como uma das fontes de financiamento dessa ajuda a parte do montante que cabe à União da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis), que passará a incidir sobre o botijão de gás de 13 quilos. O trecho havia sido retirado pelos senadores, mas foi retomado na votação desta quarta-feira.

Segundo o relator, deputado Christino Aureo (PP-RJ), o benefício terá um custo de cerca de R$ 592 milhões e poderá atender dois milhões de famílias do CadÚnico. Os valores que serão usados da alíquota adicional da Cide equivalem ao que o governo deixou de cobrar de PIS/Cofins, desde março deste ano. O pagamento será bimestral, por cinco anos, contados a partir da abertura dos créditos orçamentários necessários.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

BRASÍLIA - PREFEITO E DEPUTADO TRATAM ACERCA DE LIBERAÇÃO DE EMENDA PARA CONSTRUÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE CIDELÂNDIA

 


Ainda em 26 de abril deste ano, numa visita a Cidelândia, o deputado federal, Hildo Rocha, com o prefeito Fernando Teixeira garantiram recursos de emenda parlamentar para a construção de um prédio moderno que possa realocar os feirantes e comerciantes que ocupam a velha estrutura do Mercado Municipal de Cidelândia. Pessoalmente, levaram aos pequenos empresários a notícia de uma obra que está no plano de ação da Prefeitura e que, certamente, contribuirá com o desenvolvimento comercial e econômico do Município.

E na manhã de hoje, quarta (27), em Brasília, Fernando, acompanhado da primeira-dama, Jéssica Pereira, e do secretário de Administração, Júnior Teixeira, e esposa, esteve reunido com Hildo Rocha tratando sobre a liberação dos recursos para a construção do novo mercado. O deputado destinou 770 mil pela Codevasf para a obra.

Entre outros atendimentos de pleitos municipais levados pelo prefeito, o parlamentar garantiu mais recursos para a área da saúde, onde já destinou, só este ano, 500 mil para ajudar no pagamento de profissionais e na compra de medicamentos para os postos de saúde.






CIDELÂNDIA CONQUISTA O 2° LUGAR DO PRÊMIO “BAND CIDADES EXCELENTES”

 


Cidelândia ficou em segundo lugar dentre os municípios maranhenses com até 30 mil habitantes no ítem Eficiência Fiscal e Transferência.

Não é de agora que a gestão do prefeito Fernando Teixeira figura como destaque entre as administrações municipais dos estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil no tocante ao zelo com o dinheiro público. A aplicação correta de recursos fez com que sua gestão fosse premiada duas vezes ainda no primeiro mandato por instituto de renome nacional que avalia o trabalho dos gestores dessas regiões.

E agora vem a confirmação pelo Instituto Aquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação que acabaram de anunciar os vencedores do 1° Prêmio "Band Cidades Excelentes". Cidelândia conquistou o segundo lugar na categoria Eficiência Fiscal e Transparência.

O prefeito Fernando Teixeira recebeu a notícia com entusiasmo e disse que divide o sucesso da conquista com sua equipe de governo, vereadores e com o povo cidelandense. "Agradeço e parabenizo os integrantes do nosso governo, a Câmara Municipal e o nosso povo pela confiança no trabalho realizado com simplicidade, mas primado pela excelência que resultou em mais uma conquista", disse, completando que, "se estamos recebendo prêmios é sinal de que estamos no rumo certo com relação à construção do município que queremos".

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de incentivar a melhoria dos municípios brasileiros por meio da premiação conferida a eles a partir das boas práticas de suas gestões. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país, que foram automaticamente inscritos para concorrer ao prêmio em sua determinada segmentação populacional.

O resultado da etapa estadual foi divulgado na quinta-feira (21), na Band Maranhão, durante o jornal Band Cidade 2ª edição, e em novembro haverá a premiação nacional.

Veja no link, abaixo, a lista completa dos vencedores de acordo a segmentação populacional e categoria!

https://premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br/vencedores-maranhao/

Avanço das conversas do PL com Bolsonaro ocorre em paralelo ao novo Auxílio Brasil

 


De acordo com o jornal O Globo, para interlocutores, o vídeo de Valdemar Costa Neto foi uma demonstração pública de que o presidente Jair pode confiar nele e de que não há restrições à chegada do grupo de Bolsonaro, colocando o partido um passo à frente do PP.

O avanço das conversas do PL com Bolsonaro ocorre em paralelo à construção do novo Auxílio Brasil, que terá benefício mínimo de R$ 400 em 2022. A projeção é que o programa tenha impacto especialmente no Nordeste, que reunirá a maior parte dos beneficiários. Além de ser a região em que Bolsonaro encontra maior rejeição, algo que o Planalto espera atenuar com o novo auxílio, é também onde PL tem base mais robusta: quatro em cada dez prefeitos e deputados federais eleitos pela sigla são de estados nordestino.

Brasil abre 313.902 vagas com carteira assinada em setembro

 


O Brasil criou 313.902 postos de trabalho com carteira assinada em setembro. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (26) pelo Caged (Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

O nono resultado positivo consecutivo do indicador é fruto de 1.810.434 contratações e de 1.438.169 demissões no período. No acumulado dos nove primeiros meses de 2021, foi registrado saldo positivo de 2.512.937 empregos, decorrente de 14.877.024 admissões e de 12.364.087 desligamentos.

Em setembro, os cinco grandes segmentos econômicos tiveram resultados positivos. Os serviços contrataram 143.418 pessoas com carteira assinada; a indústria geral, 76.169; o comércio abriu 60.809 vagas; construção, 24..513; e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura fecharam o mês com 9.084 novos postos.

As 27 unidades da Federação tiveram mais contratações que demissões. São Paulo, com 84.887 postos, liderou o ranking, seguido por Minas Gerais (29.029) e Pernambuco (25.732).

R7

Toffoli arquiva ação de governadores contra Bolsonaro

 


O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou uma ação dos governadores da Bahia e do Maranhãocontra o presidente Jair Bolsonaro. O processo refere-se a uma tabela de repasses divulgada por Bolsonaro no Twitter, em fevereiro deste ano, com valores entregues a cada Estado ao longo de 2020.

Em decisão, Toffoli afirmou que o caso não demonstrou ser de competência do Supremo, pois os governadores não apontaram a presença de conflito federativo e inegável potencial para desestabilizar o pacto federativo. Eis a íntegra (130 KB). As informações são do Poder 360. O tweet de Bolsonaro foi feito na esteira das ações do governo federal para atribuir a governadores a responsabilidade pela evolução crítica da pandemia de covid.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

VEREADOR ALYSSON DO GINO SOLICITA AO DNIT A INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA A ENTRADA DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

 




“O crescimento dos índices de acidentes na BR-010 (na entrada de São Francisco do Brejão), está causando preocupação”.

O assunto foi mais uma vez discutido com as autoridades competentes e levou o vereador Alysson do Gino (do Partido União Brasil) até a sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Na reunião, o vereador Alysson do Gino esteve conversando com Superintendente Sr. Glauco Henrique Silva e o Coordenador de Engenharia Terrestre Sr. Tadeu, na oportunidade o parlamentar reforçou o pedido da população feito pessoalmente aos mesmos com a solicitação para a instalação dos equipamentos de segurança de monitoramento de tráfego, faixas de pedestres, olhos de gatos etc… para a entrada do município de São Francisco do Brejão.

“Assim atendendo um pedido da população BREJÃOENSES que vem sofrendo com a quantidade de acidentes que vem acontecendo na entrada da cidade e também a difícil travessia na BR-010. O Superintendente do DNIT/MA se sensibilizou com a demanda e me garantiu rápida agilidade na execução do trabalho. O pedido também se estendeu até a entrada do município de Cidelândia que também vem sofrendo com o mesmo problema” Pontuou o Vereador Alysson do Gino.   #Ofuturo fazemos agora!  #Sempre a disposição do povo#

VALE ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE 2 VIADUTOS SOBRE A FERROVIA EM CIDELÂNDIA

 





As reuniões de anúncio aconteceram pela manhã e tarde desta terça-feira (26) nas comunidades que serão beneficiadas diretamente. A previsão de entrega das obras é para o próximo ano.

Promovidas pela Vale a partir de solicitações do poder público e das comunidades de São João do Andirobal e da Pimenteira/Cariri, as reuniões encerram uma das etapas do processo que garante construção de muro de proteção e de viadutos à altura do cruzamento da Estrada de Ferro Carajás com as vicinais que ligam essas comunidades à sede do município de Cidelândia.

Nas reuniões, Osvaldo Jacinto, analista de relacionamento da Vale com as comunidades, representou a empresa, o vice-prefeito Zé de Fátima e Ana Cláudia (chefe de Gabinete) representaram o prefeito Fernando Teixeira em São João do Andirobal, e Elivan Braz (assessor de Comunicação) com Antino Costa (secretário adjunto de Assistência Social) o representaram na Pimenteira/Cariri. A vereadora Chica Preta representou a Câmara Municipal.

Moradores e produtores rurais dessas regiões, que acompanham o andar das solicitações desde o início, festejaram a conquista que traz, principalmente, segurança na travessia de pedestres e de veículos automotores sobre a ferrovia. Veja o registro das reuniões em foto e a maquete da representação do muro de proteção e dos viadutos que serão construídos nas passagens da zona rural de Cidelândia!

 

Fonte: Agência EBONEWS

Fotos: EBO e Laerte Jr.

Maquete: Projeto Vale












Após segundo aumento do diesel no mês, líder dos caminhoneiros confirma greve dia 1º

 


O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como Chorão, disse nesta segunda (25) que a greve convocada para a partir de 1º de novembro está mantida.

“A greve está mantida. A categoria já deliberou. E não esperávamos um percentual tão alto nesse novo reajuste. Os caminhoneiros estão trabalhando para colocar combustível. A questão agora é de sobrevivência”, afirmou ao Antagonista.

A Petrobras anunciou hoje o segundo aumento consecutivo no valor da gasolina e do diesel já nesta terça (26) em 9,1% e passará de R$ 3,06 para R$ 3,34, uma alta de R$ 0,28 por litro.

Cartórios de todo o País passam a registrar denúncias de violência doméstica

 


A partir desta segunda-feira, 25, os cartórios do País passam a receber denúncias de violência doméstica. A ação faz parte da campanha nacional Sinal Vermelho, que conta com mais de 13 mil cartórios e pretende prestar auxílio ‘discreto e sigiloso’ às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A campanha tem como objetivo incentivar e facilitar o processo de denúncia de abusos em ambientes domésticos. Por meio do símbolo “X” desenhado na palma da mão, a mulher poderá sinalizar ao colaborador do cartório que está em situação de vulnerabilidade e, assim, ele poderá acionar a polícia de forma discreta.

A ação é permanente e inclui a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), entidade que representa todos os Cartórios do País, à iniciativa nacional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.

“Os cartórios foram considerados serviços essenciais durante todo esse período de pandemia, seja pelos atos de cidadania que praticam, seja pela segurança jurídica que emprestam aos atos pessoais e patrimoniais das pessoas, de forma que usar sua presença em todo o território nacional como forma de atuar na proteção das mulheres, ainda mais fragilizadas neste momento, é um papel que não devemos nos furtar”, analisa o presidente da Anoreg/BR Claudio Marçal Freire, em nota.

A entidade que reúne os cartórios disponibilizou materiais, entre eles vídeos, cartilha, cartazes e postagens para as redes sociais, aos cartórios a fim de preparar os colaboradores para oferecer auxílio às mulheres e acionar a polícia. A instrução inicial é que recebam a mulher em uma sala da unidade e, caso a vítima não queira ou não possa ter auxílio no momento, seus dados pessoais devem ser anotados e comunicados posteriormente às autoridades.