Homenagem do prefeito
Fernando Teixeira, família e do povo de Cidelândia
De batismo, Augusto Alves Teixeira. Mas, no coração da família e do povo se tornou Neto Teixeira. O seu nome era para ser o mesmo do avô Augusto Firmino Teixeira, mas um erro do cartório de registro de nascimento inviabilizou a vontade dos pais de que o neto tivesse o mesmo nome do avô paterno. Neto Teixeira nasceu no dia 1° de janeiro do ano de 1961 no lugar chamado Pau D’arco – povoado do Município de Independência, Estado do Ceará. Era o terceiro filho do casal Francisco Alves Senhor e Antônia Alves Teixeira (Dona Zeneide).
Nascido de família simples, desde cedo percebeu que precisava lutar por uma vida melhor. Aos 12 anos de idade foi para o Estado de São Paulo tentar a sorte e ganhar recursos para iniciar sua vida de comerciante. O espirito aventureiro, também o levou para o Pará… e o trouxe à Imperatriz no Maranhão.
Com determinação e coragem, conseguiu ser um empreendedor de sucesso, se tornando um dos homens mais bem sucedidos da Região Tocantina. Casou-se com Maria Valdenir Coelho Teixeira. Da união, nasceram quatro filhos: Kekê, Júnior, Fernando e Lino. Dedicado em tudo o que fazia, viveu com dignidade deixando um grande legado à família e à rede de amigos que colecionou enquanto viveu.
Além do empreendedorismo, o sangue do político também corria nas suas veias. E ainda morando em Imperatriz, ingressou na vida pública e partidária. Em 1992, disputou a sua primeira eleição, sendo para vereador. Mas, já com negócios em Cidelândia e com o seu processo de emancipação política que se deu em plebiscito de 1994, mudou o seu domicílio eleitoral para o recém criado município. Em 1996 disputou o cargo majoritário. Não logrou êxito, mas deixou o terreno preparado para se eleger prefeito de Cidelândia nas eleições de 2000.
Em 2004 não conseguiu se reeleger. A candidatura em 2008 também foi frustrada. Mas, isso nunca tirou do rosto de Neto Teixeira o brilho e o carinho para com o povo cidelandense. E a prova disso é que em 2012, mesmo com a saúde fragilizada, voltou aos braços do povo e com a grande maioria dos votos das urnas foi escolhido prefeito de Cidelândia pela segunda vez.
Chegou a tomar posse em primeiro de janeiro de 2013, dia do seu aniversário. Mas, quisera o destino que, três meses depois, no dia 15 de abril, o seu mandato fosse interrompido com sua morte. Homem honesto, confiável, de coragem e bravura, Neto Teixeira voltava ao colo de Deus num dia triste para a história política do Município de Cidelândia. Partiu deixando saudades eternas à família e à população do Município que escolheu para morar, criar seus filhos, participar de sua vida pública e aqui terminar os seus dias na terra.
*Parte do texto do Vídeo-Biográfico de Augusto Alves Teixeira (Neto Teixeira) – autor Elivan Braz com informações de Valdenir Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário