domingo, 29 de agosto de 2021

Crise energética: país já perdeu meia Itaipu com esvaziamento dos reservatórios

 


A consultoria Volt Robotics estimou que o Brasil possui hoje 30 hidrelétricas já sofrendo perda de potência por causa dos baixos níveis dos reservatórios, causando impacto na geração de energia, na soma de 7 GW (gigawatts), que é o equivalente à metade da capacidade de Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a Volt apontou que a perda de potência ocorre em usinas que hoje operam com menos de 25% de sua capacidade de armazenamento de água. Essas usinas somam uma potência instalada de 23,5 GW, que é o equivalente a um quinto da capacidade hidrelétrica brasileira, e as perdas tendem a se acentuar na medida em que os rios continuem baixando.

Ainda segundo a publicação, no limite as hidrelétrica brasileiras podem até deixar de gerar energia, ou gerar com um número reduzido de turbinas. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que algumas das usinas podem chegar ao mês de novembro com menos de 10% de sua capacidade de armazenamento de energia, caso o país não consiga novas fontes de geração e não tenha sucesso no incentivo à economia de luz.

Uma das principais preocupações do setor elétrico brasileiro é a possibilidade de perda de potência, pois o país depende de toda a geração disponível para atender à demanda nos horários de maior consumo no fim do ano. Caso o balanço seja negativo, é grande a chance de apagões localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário