quarta-feira, 28 de abril de 2021

CIDELÂNDIA - CMDCA PREPARA UM 18 DE MAIO DIFERENTE, MAS COM A MESMA MENSAGEM DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

Conselheiros em reunião e pose para registro (Fotos: Aline CRAS); registro de uma reunião preparatória em data anterior (Foto: Arquivo/CRAS)







Representantes da administração pública e da sociedade civil, que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), estiveram reunidos na sede do CRAS, na tarde desta terça-feira, 27 de abril, para tratarem da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de Maio.

No entanto, levando em conta o contexto das medidas sanitárias de prevenção em face da pandemia do coronavírus, o CMDCA reconhece que precisa reformular as ações de mobilização para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes para que se desenvolvam de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Coordenada pela presidente, Catarina Mendes, a reunião do CMDCA, que contou ainda com representantes do Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social, deliberou sugestões acerca do que será implementado neste ano para comemorar o 18 de Maio. A ideia de utilizar panfletos, adesivos, banners, painéis e entrevistas em rádio com mensagens sobre a causa e com os canais por onde esse tipo de crime pode ser denunciado foi apresentada, inclusive a de professores em salas de aula presenciais ou remotas disseminarem o conteúdo desse material informativo e educativo.

Sem a realização de caminhada ou de qualquer outro tipo de evento em praça pública que promova aglomeração, será o novo jeito de levar a mensagem do 18 de Maio à população do Município de Cidelândia.

RELEMBRANDO: O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, e é resultado da luta pelos Direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Foi escolhido porque nessa data do ano de 1973, em Vitória - capital do Estado do Espírito Santo, uma criança de 8 anos, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, é raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela capital.

 

Um novo tempo já chegou!

Fonte: ASCOM/PMC

Visite www.cidelandia.ma.gov.br e conheça outras obras e ações! É só clicar no link em azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário