sexta-feira, 2 de julho de 2021

CONFEDERAÇÃO DE ATLETISMO DIVULGA LISTA DE CONVOCADOS PARA JOGOS DE TÓQUIO

 


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou, nesta quinta-feira (1º), a lista dos 51 atletas – 31 no masculino e 20 no feminino – convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a cerimônia de abertura marcada para o dia 23 de julho. O torneio de atletismo será disputado de 29 de julho a 8 de agosto no Estádio Olímpico do Japão e no Sapporo Odori Park, que fica a cerca de 800 km de Tóquio.

A participação do atletismo brasileiro no Japão só será menor do que a registrada nos Jogos do Rio-2016, quando foram chamados 67 atletas. A Olimpíada de Tóquio, inicialmente marcada para 2020, teve de ser adiada em um ano por causa da pandemia global da COVID-19. O mundo passou por enormes desafios e os atletas brasileiros enfrentaram dificuldades ainda maiores para poder participar de competições no exterior.

O diretor executivo da CBAt e chefe de missão da equipe, Claudio Castilho, informou que o objetivo é que os brasileiros disputem 13 finais, duas a mais do que no Rio-2016. “Quanto mais finais o Brasil fizer, mais perto de uma medalha estará”, disse o diretor executivo.

Ele contou que as duas maiores partes da equipe nacional seguem no dia 16 de julho do Brasil e no dia 17 de julho de Portugal. Os dois grupos se encontram no dia 18 em Saitama, no Japão, onde os atletas passarão pelo período de aclimatação. Outros convocados sairão de outros campings previstos para a Espanha, Itália, Alemanha, Suíça e Equador. O diretor executivo disse ainda que os atletas só entrarão na Vila Olímpica 48 horas antes de suas provas e terão o mesmo prazo para retornar aos seus destinos depois da participação.

MÉDIA DE IDADE DOS ATLETAS

A média de idade da equipe é de 28,4 anos, sendo 29,6 no feminino e 27,3 anos no masculino, Dos chamados, 38,1% vão para a primeira Olimpíada no feminino e 61,9% já têm experiência olímpica. No masculino, a situação se inverte: 58,1% vão estrear nos Jogos e 41,9% disputarão novamente a competição.

Dos 52 atletas, 13 entraram pelas cotas da World Athletics (WA). Alguns serão inscritos em mais de uma prova e os convocados, em conjunto com seus treinadores, deverão confirmar as disputas que farão no Japão. “Essa é uma informação importante para WA porque a aceitação ou não implica na abertura de novas vagas para atletas de todo o mundo”, lembrou Castilho, que vai à quarta Olimpíada da carreira (nas anteriores ele foi como treinador).

Dos convocados, Alison dos Santos ocupa a melhor colocação no Ranking Mundial até o dia 30 de junho. Ele está em terceiro nos 400 m com barreiras, com 45.57. Thiago Braz é sétimo no salto com vara, com 5,82 m e Darlan Romani ocupa a 12ª posição no arremesso do peso, com 21,56 m no masculino. No feminino, Nubia Soares é a sexta no salto triplo, com 14,68 m, e Chayenne da Silva está em 18º nos 400 m com barreiras, com 55.15.

A lista divulgada incluía o nome da atleta Fernanda Borges, do lançamento do disco, que foi suspensa provisoriamente, segundo comunicado publicado nesta quinta-feira pela Athletics Integrity Unit, órgão ligado à World Athletics. Um exame antidoping realizado pela atleta no dia 21 de maio constatou a presença de Ostarine, uma substância proibida, que é um modulador metabólico (SARM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário