terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Vidros blindados do Palácio do Planalto devem custar R$ 8 milhões

 


A instalação é uma reação aos atos de 8 de janeiro, quando houve depredação nas sedes dos Três Poderes.

Para garantir mais segurança, 0 governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai trocar os vidros do Palácio do Planalto, em Brasília, por material blindado. Os vidros blindados serão instalados no térreo do prédio, com custo previsto de R$ 8 milhões. A instalação é uma reação aos atos de 8 de janeiro, quando houve depredação nas sedes dos Três Poderes.

No Palácio do Planalto, o vidro da entrada principal foi quebrado. Para o GSI, a fragilidade dos vidros do edifício colaborou para a sua invasão na ocasião. A medida foi proposta pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

No entanto, a blindagem depende de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o Palácio do Planalto é um patrimônio tombado. A assessoria da Presidência da República informou que o GSI busca a permissão para fazer a mudança junto ao Iphan, mas ainda não há uma previsão para a realização da reforma. Ainda não há prazo para a aplicação da blindagem, mas a ideia é que ela ocorra ainda no primeiro semestre do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário