quarta-feira, 5 de julho de 2023

Senado aprova indicações de Lula para diretorias do Banco Central

 


Gabriel Galípolo exercerá o cargo de diretor de Política Monetária; e o auditor-chefe Ailton Aquino será o novo diretor de Fiscalização do órgão.

O Senado aprovou nesta terça-feira (4) dois indicados do governo Lula para diretorias do Banco Central pelos próximos quatro anos: Gabriel Galípolo, que exercerá o cargo de diretor de Política Monetária; e o auditor-chefe Ailton Aquino, que será o novo diretor de Fiscalização do órgão. Mais cedo, Galípolo e Ailton Aquino foram sabatinados e aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Segundo o G1, as análises das indicações de Galípolo e de Ailton ocorreram em meio a fortes críticas de Lula e integrantes do governo ao presidente da instituição, o economista Roberto Campos Neto, e à taxa básica de juros, a Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do BC. No entendimento do governo, a Selic no patamar atual, de 13,75% ao ano, inibe investimentos e prejudica o crescimento da economia.

O mandato do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, termina no fim de 2024. O nome de Galípolo é cotado para substituí-lo. O presidente do PSD da Bahia e relator da sabatina, senador Otto Alencar, voltou a criticar a alta taxa de juros do Banco Central. Em  entrevista, o parlamentar disse que todos os indicadores mostram a necessidade de diminuição dos juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário