Ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogou o afastamento do emedebista nesta quarta por não ver mais presentes os requisitos que justificaram a medida anterior.
Afastado após os atos do 8 de janeiro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi reconduzido ao cargo. Seu retorno foi decidido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também responsável pela medida cautelar que retirou o emedebista momentaneamente do cargo. “Não estão mais presentes os requisitos exigidos pelo artigo 282 do Código de Processo Penal para a concessão de medidas cautelares”, argumentou o magistrado.
Moraes afastou Ibaneis por 90 dias após radicais invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a STF. Inquéritos abertos na Suprema Corte apuram a participação em delitos dos autores do vandalismo e dos responsáveis pela segurança na região da Praça dos Três Poderes.
A Procuradoria Geral da República se posicionou pela revogação da medida que afastou Ibaneis. A defesa do governador pediu a o fim do afastamento em 9 de fevereiro, após a liberação do ex-comandante da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, também investigado e que chegou a ser preso. Segundo os advogados de Ibaneis, ele “atuou concretamente, antes do dia dos fatos, para desmobilizar os acampamentos que se encontravam na frente dos quartéis”.
Fonte: site Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário