Caso o acordo se concretize, a bancada na
Câmara deverá ter 115 parlamentares.
Os próximos dias serão decisivos para o Progressistas, União Brasil e Avante em âmbito nacional. Isso porque as três legendas querem fechar uma federação nos próximos dias. Caso o acordo se concretize, a bancada na Câmara deverá ter 115 deputados, levando em conta os parlamentares atualmente em exercício. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Com isso, a federação pode se tornar a maior bancada da Casa, ultrapassando o PL, que conta com 99 parlamentares.
Um entrave para a conclusão do acordo, no entanto, é a busca de uma solução para ajustes regionais que ainda precisam ser costurados. Alguns parlamentares do PP e da União Brasil estão céticos quanto à criação da federação. O motivo seria a obrigatoriedade da federação em realizar uma atuação partidária conjunta por ao menos quatro anos nos âmbitos municipal, estadual e nacional, o que inclui as disputas eleitorais desse período.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é favorável a decisão de criar uma federação entre as siglas. Na última sexta-feira (10), Lira confirmou que há uma movimentação nas cúpulas das três legendas para que a federação se concretize. “São partidos importantes, com bancadas expressivas. No caso de ocorrer e se efetivar [o acordo] darão contribuição de equilíbrio também para que o eleitorado, os estados e a população brasileira possam acompanhar mais facilmente o desempenho de cada federação”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário