Segundo a CNI, piora na avaliação do setor em
dezembro ocorreu também em 19 das 29 atividades pesquisadas.
O nível da confiança na indústria recuou em todos os portes (grande, média e MPEs) em dezembro, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) – resultados setoriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade informou que a piora na avaliação do setor abrangeu ainda 19 dos 29 setores industriais e três regiões do Brasil.
De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, “a maioria dos setores segue avaliando positivamente o estado atual e futuro das próprias empresas, mas a maioria avalia negativamente o estado atual e futuro da economia brasileira. O ICEI é a média ponderada desses dois componentes. Por isso, 18 setores seguem confiantes e 11 setores encerram o ano pessimistas, principalmente em relação a economia”, explica o economista.
Foram consultadas 2.033 empresas, sendo 803 de pequeno porte, 737 de médio porte e 493 de grande porte, entre 1º e 12 de dezembro. Quatro setores fizeram a transição de um estado de confiança (acima de 50 pontos) para falta de confiança (abaixo de 50 pontos): Químicos, Biocombustíveis, Produtos têxteis e Vestuário e acessórios. Um setor fez a transição oposta, de falta de confiança para confiança, Móveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário