Fenabrave considera que segmento vive
“acomodação” após desempenho recordo em 2021.
A venda de veículos usados desabou 10,9% em outubro, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O resultdo, revelado nesta terça-feira (8), é semelhante ao acumulado nos 10 primeiros meses do ano, que registraram queda de 10,8% frente ao mesmo período de 2021. No mês passado, 1.106.049 trocas de titularidade foram efetivadas.
“Além de outubro ter um dia útil a menos do que setembro, vale lembrar que, no ano passado, as transações de usados atingiram a máxima histórica no país, então é natural que aconteça um movimento de acomodação de mercado. No ano, mais de 11,3 milhões de veículos trocaram de titularidade até o momento”, ressaltou o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr..
O movimento foi maior no ano passado porque, com a escassez de peças, o setor de veículos novos enfrentou retração por falta de entrega das montadoras. Parte dos clientes deste grupo seguiu para a compra de um veículo usado, mas mais novo.
Do total de transações efetivadas em outubro, 828.862 (75% do total) vieram de automóveis e comerciais leves usados. No acumulado do ano, este ramo atingiu 8,3 milhões de negócios fechados. Já o segmento de caminhões caiu 10,1% ante o mês anterior, mantendo-se próxima à média mensal no acumulado do ano. Os implementos rodoviários tiveram a menor queda de todo o setor (6,3%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário