O Ministro da Saúde do
Vietnã, Nguyen Thanh Long, afirmou neste sábado 29 que o país detectou uma nova
variante do coronavírus, uma mistura das variantes da Índia e do Reino Unido
que se espalha rapidamente por via aérea.
Apesar de controlar a pandemia com sucesso nos últimos meses, com 6.386 casos e 47 mortes até o momento, o Vietnã agora está lutando contra um novo surto que se espalha mais rapidamente. Quase 3.600 pessoas foram infectadas em 31 das 63 províncias do país desde o final de abril, respondendo por mais da metade das infecções totais do país desde o início da pandemia.
“Após executar o sequenciamento de genes em pacientes recém-detectados, descobrimos uma nova variante que é uma mistura das variantes de Índia e do Reino Unido”, disse Nguyen Thanh Long. “Mais especificamente, é uma variante indiana com mutações que pertencem à variante do Reino Unido”, acrescentou. Ele ainda afirma que o Vietnã iria anunciar a descoberta da nova variante para o mundo em breve.
O Vietnã havia registrado anteriormente sete variantes do vírus: B.1.222, B.1.619, D614G, B.1.1.7 (a variante do Reino Unido), B.1.351, A.23.1 e B.1.617.2 (a variante indiana). De acordo com o ministro, estudos apontam que a nova variante é muito mais transmissível do que os tipos anteriormente conhecidos, o que explica a explosão de casos nesse curto período.
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário